Você está em busca de dicas eficientes para divulgar sua loja de automação comercial nas redes sociais? Certamente elas podem ser suas grandes aliadas!
Nos últimos anos, a popularidade das redes sociais cresceu drasticamente. Com isso, empresas de todas as áreas e tamanhos exploram essas plataformas para ter um contato mais próximo do público e gerar oportunidades de vendas.
Nas redes sociais, clientes e empresas podem interagir diretamente. Ambas as partes podem fazer perguntas uma à outra, repassar o conteúdo uma da outra e trabalhar na formação de relacionamentos.
Mas como divulgar sua loja de automação comercial nas redes sociais? Neste artigo preparamos uma série de dicas que vão ajudá-lo a extrair o máximo dessas plataformas. Confira!
8 dicas para divulgar sua loja de automação comercial nas redes sociais
1. Escolha as plataformas certas
Não faltam sites de mídia social para compartilhar seu conteúdo. O número de sites está crescendo a cada dia. Portanto, compartilhar seu conteúdo nas plataformas certas é crucial para o seu sucesso.
Ao determinar quais canais usar, você deve levar em consideração seus clientes e sua empresa. É importante que você crie contas nas plataformas que seu público-alvo usa, para que eles possam se conectar facilmente com você. Faça pesquisas para determinar quais sites seu público-alvo provavelmente usa e, em seguida, use-os também.
Você também deve considerar quais sites são mais adequados para seus produtos. Para uma produtora de vídeo, por exemplo, o YouTube seria uma escolha óbvia. Já para um restaurante, o Instagram surge como melhor opção.
2. Crie um calendário de publicações
Esforçar-se para criar postagens no último minuto pode levar a conteúdo de baixa qualidade. A falta de organização pode levar a postagens repetidas ou uma calmaria em sua presença em um de seus canais. Criar calendários de conteúdo pode ajudar a evitar esses erros e levar a postagens mais eficazes. Os calendários de conteúdo também ajudam a criar metas e estratégias para alcançá-los e acompanhar seu progresso em direção a eles.
Para fazer um calendário de conteúdo, use um calendário normal para cada canal de mídia social e planeje suas postagens com antecedência – com conteúdo de texto, hashtags, links, imagens e outros conteúdos.
3. Incentive o engajamento
A mídia social deve, é claro, ser social. Isso não se aplica apenas a quem usa os sites para se divertir. As empresas também precisam ser interativas. Para tirar proveito da capacidade social, você precisa encorajar a interação.
Poste conteúdo que as pessoas queiram ler, fazer perguntas, curtir, repostar e comentar nas postagens de outros usuários. Fazer pesquisas sobre seu público pode ajudá-lo a descobrir o que eles podem gostar.
4. Não promova demais seus produtos
Uma armadilha em que as empresas muitas vezes caem é tratar a mídia social como uma propaganda para seus produtos. Você não quer se promover abertamente em cada postagem. Você precisa criar conteúdo que as pessoas gostem e queiram ver.
É bom se promover de vez em quando. Mas, na maioria das publicações, você pode compartilhar artigos, comentar sobre eventos atuais ou fazer uma pergunta. Você não precisa evitar totalmente a menção de sua marca nessas postagens – apenas tome cuidado para não vender muito.
5. Compartilhe conteúdos em vídeo
O conteúdo visual funciona bem nas redes sociais. O conteúdo de vídeo, especialmente, é ideal para chamar a atenção das pessoas, bem como transmitir sua personalidade e paixão aos clientes.
O conteúdo visual se destaca à medida que as pessoas percorrem seus feeds sociais, então é mais provável que elas vejam e se envolvam com ele. Também permite que você diga mais do que poderia em uma postagem normal, sem ocupar muito espaço. Crie vídeos interessantes e baseados em narrativas para obter a melhor reação.
Além disso, você também pode explorar os vídeos para mostrar um pouco mais sobre os produtos da sua loja de automação comercial. Afinal, trata-se de um produto em formato digital de difícil visualização pelos seus clientes – e os vídeos podem ajudá-lo!
6. Resolva os problemas rapidamente
Esperançosamente, você receberá um feedback positivo nas redes sociais. Ocasionalmente, você pode encontrar alguém que está chateado ou tem algo negativo a dizer sobre sua empresa.
Você deve monitorar cuidadosamente as menções à sua marca nos canais sociais, para que possa detectar os problemas antes que eles aumentem. Se você detectar um problema, converse com a pessoa desculpando-se publicamente, se necessário, e oferecendo-se para resolver o problema por meio de uma troca direta de mensagens. Dessa forma, as pessoas que veem a postagem sabem que você respondeu, mas não precisam ver todos os detalhes do problema.
7. Construa uma comunidade
Em vez de tentar obter o máximo de seguidores possível, concentre-se em encontrar clientes interessados, leais e engajados. Essas pessoas são mais propensas a interagir, repostar seu conteúdo, suas postagens e se tornar clientes.
Quando você constrói uma comunidade em torno de sua marca, as pessoas dessa comunidade se envolvem e ajudam a promover seu conteúdo. Você pode até tentar entrar em contato com usuários de mídia social excepcionalmente influentes e pedir-lhes para ajudá-lo com a análise de um produto ou mencionando você em um post.
8. Forneça valor
Talvez a coisa mais importante que você possa fazer nas redes sociais seja agregar valor aos seus seguidores. Crie algo que seu público considere útil. Pode ser um conteúdo que lhes diga algo que eles não sabiam antes, os faz rir, os entretém ou qualquer outra coisa que seja benéfica de alguma forma.
Esse aspecto da mídia social é o que atrai os clientes certos para o seu negócio, faz as pessoas terem vontade de segui-lo e ajuda a espalhar o conteúdo. Domine isso e você estará um grande passo mais perto de uma campanha de mídia social de sucesso.
Com quase 3 bilhões de usuários ativos, a mídia social é uma potencial mina de ouro de novos clientes e clientes atuais que podem se tornar clientes habituais. Crie uma boa campanha social e você poderá se conectar com algumas dessas pessoas e aumentar a base de clientes da sua loja de automação comercial.
Você gostou das dicas para divulgar sua loja de automação comercial nas redes sociais? Como você lida com essas plataformas digitais atualmente? Deixe o seu comentário ou entre em contato com a nossa equipe.