como atrair clientes para salão de beleza

Serviços e produtos de alta qualidade, preços moderados e profissionais qualificados são apenas o básico que cada cliente precisa quando chega ao seu salão. Mas como atrair clientes para salão de beleza? E como fazer o seu salão se destacar dos demais?

Mesmo com investimentos em infraestrutura, equipamentos e realizando promoções constantemente, muitos proprietários de salão de beleza estão constantemente enfrentando problemas para atrair novos clientes. Afinal, são vários outros concorrentes disputando a atenção desse público.

Quer aprender algumas estratégias para atrair clientes para salão de beleza e maximizar seu faturamento? Então confira logo a seguir!

Como atrair clientes para salão de beleza?

1. Pense fora da caixa

Como conseguir mais clientes para cortar o cabelo quando bons serviços podem ser oferecidos por qualquer salão de beleza, e existem centenas deles? O que você precisa para subir ao topo e permanecer lá é oferecer algo único.

Uma maneira de conseguir isso é pesquisando seus concorrentes e público – reunindo informações para sessões de brainstorming posteriormente. Veja o que já está sendo oferecido e o que falta aos clientes.

Pode haver 20 salões em sua área, mas apenas um se destacará, será reservado com antecedência e nunca estará vazio. Esse salão deve ser seu. Seja aquele salão que oferece algo que ninguém mais oferece. Em suma, é a experiência que a maioria dos clientes busca.

2. Escolha um bom local para o seu salão

Existem muitos métodos diferentes para atrair clientes para salão de beleza, mas um que às vezes é esquecido é escolher um bom local. É importante se destacar não apenas com seus serviços, mas também fisicamente. Do ponto de vista financeiro, é claro, pode ser um problema, especialmente quando você está apenas começando, mas primeiro é necessário pesar todos os prós e contras.

Se é fácil se perder no caminho para o seu salão ou se não é bem visível da rua, você só está atraindo o público que o encontrou na internet ou por meio de amigos. Portanto, se sua presença online estiver fraca, você está perdendo clientes em potencial.

Procure maneiras de alocar mais dinheiro para um espaço melhor. Além disso, procure obter um espaço menor, mas mais visível, no início, para reunir dinheiro suficiente para um salão maior.

3. Programa de indicação com um sistema de bônus

Outra dica de como conseguir novos clientes para um salão de beleza é oferecer bônus. Nunca é demais enfatizar a importância de um programa de indicação bem executado para o seu serviço.

Algumas pessoas procuram um serviço com base em seus próprios critérios, outras confiam em opiniões e comentários que consideram confiáveis. Um dos melhores métodos para atrair e reter clientes é encorajar os clientes existentes a contar aos amigos e colegas sobre o seu salão e trazê-los consigo.

Por exemplo, você pode oferecer pequenos bônus para cada novo cliente que eles trouxerem (como um desconto nos serviços de manicure) e um presente especial para trazer cinco de seus amigos (como uma limpeza de pele gratuita ou uma massagem nos pés).

A maioria das pessoas compartilha suas boas experiências e provavelmente recomendaria seu salão de beleza, se solicitado. Mas se você usar ofertas especiais como incentivo, é mais provável que consiga novos clientes e mantenha os existentes.

4. Ofertas e presentes especiais

Como atrair novos clientes para um salão de beleza quando todos os concorrentes estão oferecendo descontos e promoções? As pessoas veem tantos anúncios que quase esperam que você tenha descontos.

Para atrair a atenção do público é preciso ir além do comum. Enviar votos de felicitações com desconto ou parabenizá-los por um aniversário desde a primeira visita é o que vai te render pontos de bônus. Também é uma ótima tática para despertar clientes inativos que o visitaram apenas uma ou duas vezes e atrair novos clientes.

5. Cause uma boa primeira impressão

Boa publicidade e localização farão com que os clientes visitem você uma vez, mas não necessariamente os farão ficar. Os clientes regulares mantêm o negócio funcionando e ajudam a atrair novos clientes. Um dos principais métodos de atrair clientes e reter sua lealdade é causar uma boa primeira impressão.

As pessoas gostam de ser tratadas com o melhor serviço, especialmente se precisarem economizar dinheiro para uma visita ao seu salão. Portanto, trate cada cliente da mesma forma. Cumprimentar a todos com um sorriso, oferecer um drink e tirar dúvidas são as dicas básicas para atrair clientes ao seu salão. Também é uma boa prática enviar seus funcionários para treinamento de vez em quando, para atualizar suas habilidades no bom atendimento ao cliente.

6. Identifique pontos de dor

Identifique os pontos fracos de seus clientes e discuta como você pode ajudá-los diretamente por meio da mídia social e de anúncios pagos. Se houver outros salões e spas em sua área tornando o mercado competitivo, encontrar diferenciais de negócios e identificar pontos problemáticos do cliente – como distância, preço, flexibilidade de reserva, reserva online e conveniência – ajudará a orientar sua estratégia sobre como comercializar de maneira eficaz seu negócio.

7. Analise suas redes sociais

Procure em seus seguidores e veja quem marcou e quem não marcou um encontro com você e entre em contato com aqueles que não o fizeram! Além disso, você pode pesquisar seus seguidores no Instagram e enviar mensagens para seus seguidores altamente engajados que ainda não marcaram um horário.

Para um impulso adicional, certifique-se de usar geotags e hashtags que sejam pesquisáveis e específicas para sua área, suas especialidades de serviço e hashtags de tendência para serem facilmente notados.

8. Obtenha um site (melhor)

Se você não tem um site, definitivamente está perdendo novos clientes. Se você tem um site que não é atualizado e não funciona muito bem, provavelmente está afastando clientes em potencial.

É muito importante ter certeza de que você não apenas tem um site, mas que ele é um bom reflexo de quem você é como empresa – você trabalha em um setor altamente estético e clientes em potencial não confiarão em você com seus cabelos e unhas se você possuir um site feio!

9. Faça otimização para o Google (e outros mecanismos de pesquisa)

Você sabia que há dezenas de milhares de pesquisas todos os meses para “cabeleireiros perto de mim”? E o mesmo vale para “salões de unhas perto de mim”, “salão de beleza perto de mim” ou “barbeiro perto de mim”. E uma boa classificação no Google é provavelmente a maneira número 1 de atrair novos clientes.

Ter uma boa classificação no Google é algo complicado de se conseguir, mas com um bom trabalho de otimização para os mecanismos de busca (SEO) pode ajudá-lo com isso.

10. Publicidade online (PPC e publicidade social paga)

Existem muitas maneiras econômicas de anunciar sua empresa online para clientes em potencial. Facebook, Instagram, Twitter, LinkedIn e, claro, o Google, todos têm ótimas opções de publicidade que são amigáveis para iniciantes.

Imagine poder anunciar seu salão para pessoas em um raio de 16 km de seu salão que estão procurando um corte de cabelo naquele exato momento. Você não tem que imaginar: você pode fazer isso e muito mais anunciando nessas plataformas. Existem especialistas em publicidade digital que podem ajudá-lo com isso, mas se você tem experiência em mídia social, não há razão para não fazer isso sozinho.

11. Invista no mobile

A mobilidade é fundamental para garantir que seu site funcione no telefone para criar um ambiente compatível com dispositivos móveis em sua empresa. Ao permitir que os clientes reservem facilmente um horário, você nunca mais perderá uma oportunidade!

Com todo o movimento de migração dos consumidores para o ambiente digital, depender apenas de agendamentos por ligações pode afastar vários potenciais clientes. Por outro lado, permitir o agendamento de horários por um aplicativo pode ser um diferencial para fechar mais vendas.

Com o app inteligente, os clientes podem agendar compromissos online 24 horas por dia, 7 dias por semana. Não há mais necessidade de esperar até que você esteja pronto para ligar. E isso gera muitos benefícios:

•  Economize tempo. Os clientes podem fazer suas próprias reservas. Isso significa que eles não precisam ligar para você, enviar e-mail ou escrever para você no Facebook / Instagram. A reserva também é confirmada automaticamente. Economizando ainda mais tempo.

•  Melhora do atendimento ao cliente. Você pode configurar o app para enviar aos clientes não apenas a confirmação da reserva, mas também mensagens de lembrete e agradecimento.

•  Aumento das vendas. Quanto mais fácil é o agendamento, mais clientes devem buscar os serviços do seu salão de beleza!

12. Notificação no aplicativo

Além de fazer agendamentos, um aplicativo ainda permite enviar mensagens promocionais para seus clientes. Pode-se enviar mensagens para todos os clientes, somente para os clientes selecionados ou para os aniversariantes do dia.

Trata-se da forma mais direta e objetiva que você tem para se comunicar com seus clientes. Cada oferta ou lançamento pode ser comunicado prontamente – atraindo os clientes de volta para o salão de beleza.

Conheça o Ajatus: um novo jeito de agendar!

Você quer incorporar o agendamento online nas suas ações de marketing para salão de beleza? Então conheça o Ajatus!

O Ajatus é um aplicativo que permite que os clientes façam agendamento por meio de seus smartphones e reúne várias outras funcionalidades para facilitar a sua vida.

•  Agenda fácil. Seus clientes não precisam ligar para você

•  Financeiro. Tenha controle financeiro da sua empresa

•  Marketing. Envie mensagens promocionais para seus clientes

•  Chat. Converse em tempo real com seus clientes

Além disso, você ainda pode receber avaliações dos seus clientes diretamente pelo aplicativo – mostrando para outros potenciais consumidores toda a satisfação das pessoas que passam pelo seu salão de beleza.

Você gostou das dicas de como atrair clientes para salão de beleza? Quer conhecer melhor as funcionalidades do Ajatus? Então visite nosso site!