Gestão de restaurante: 7 princípios para aplicar na prática hoje mesmo!

gestão de restaurante

A gestão de restaurante é dinâmica e precisa ser aprimorada constantemente para garantir competitividade. Conheça esses princípios para aplicar em seu negócio.

A gestão de restaurante pode ser desafiadora, por esse ser um segmento tão dinâmico e que demanda conhecimentos e práticas variadas que vão desde recrutamento e retenção de equipe até marketing, processamento de estoque, atendimento às expectativas do cliente e muito mais!

Da priorização à delegação, os gerentes de restaurantes precisam desenvolver uma variedade de habilidades e processos para que o negócio seja bem-sucedido. 

Para ajudar você nisso, preparamos as dicas a seguir. Continue a leitura e descubra princípios importantes para aplicar na prática na gestão de restaurantes. Confira!

1. Na gestão de restaurante, o foco na valorização da equipe é essencial

Conforme levantamento feito pela consultoria Robert Half, o Brasil é o país com o maior índice de rotatividade de pessoal do mundo. E não é segredo que o turnover é um problema para setores como o de food service.

Geralmente, não é apenas mais caro treinar novos membros da equipe do que reter os que você já contratou, mas também pode levar muitas horas do seu dia para conduzir entrevistas, acompanhar e treinar novos funcionários, etc.

Então, quais são algumas maneiras de manter seus funcionários motivados a permanecer? Algumas boas práticas para a gestão de restaurante no pilar de recursos humanos são:

  • Criar um perfil ideal para orientar a seleção e fazer uma contratação mais certeira;
  • Oferecer benefícios atrativos em relação ao mercado;
  • Fornecer um ambiente de trabalho seguro e acolhedor;
  • Realizar treinamentos regularmente;
  • Dar e solicitar feedback constantemente;
  • Comemorar metas alcançadas e marcos como o aniversário e o tempo de casa do funcionário;
  • Desenvolver iniciativas de reconhecimento, como “funcionário do mês”.

2. Renove seu cardápio sazonalmente

É importante manter os “pratos especialidade da casa” no menu, já que eles costumam atrair tanto novo público quanto clientes que já frequentaram o seu restaurante.

Entretanto, fazer algumas renovações periódicas também torna-se um atrativo para quem busca novos sabores e experiências gastronômicas. E, também, pode trazer praticidade e economia na gestão de restaurante. Afinal, ingredientes da estação tendem a ser mais fáceis de encontrar e acessíveis de comprar.

Assim, por exemplo, se é estação do pêssego, você pode criar um aperitivo ou sobremesa por tempo limitado e gerar um novo atrativo para seu público, enquanto obtém economia para seu caixa.

3. Priorize o marketing do seu negócio

Uma parte importante do trabalho de gestão de restaurante é ajudar a trazer novos clientes e manter o fluxo de caixa saudável.

Uma das maneiras mais eficazes de fazer isso é ter uma sólida estratégia de marketing para restaurantes. Algumas iniciativas para considerar para o seu plano de marketing são:

  • Manter presença ativa e relevante do seu restaurante nas principais redes sociais utilizadas pelos seus clientes;
  • Caprichar nas fotos divulgadas online, elas serão um grande atrativo para chamar seu público para ir ao local;
  • Sempre responder às mensagens e aos contatos recebidos online;
  • Se houver orçamento, faça anúncios segmentados para atrair mais pessoas ao seu estabelecimento, especialmente em épocas de baixa sazonalidade;
  • Crie perfil no Google Meu Negócio, adicionando cardápio, fotos, horário de funcionamento e informações importantes para atrair público e ajudar seu cliente a encontrar seu restaurante.

4. Delegue tarefas

O imperador romano Júlio César já dizia há muito tempo: “dividir para conquistar”. Esse é um princípio importante para adaptar à gestão de restaurante para evitar que seu proprietário ou administrador fique sobrecarregado, que o trabalho atrase e que sua equipe fique desmotivada.

Comece delegando as tarefas diárias menos críticas a funcionários de confiança que você sabe que podem realizá-las. Isso irá liberar você para se concentrar nas questões maiores e mais importantes para seu restaurante crescer e ser bem-sucedido.

Além disso, delegar algumas de suas muitas tarefas a seus funcionários ajudará a treiná-los para assumirem mais responsabilidades e progredirem em suas habilidades e carreiras.

5. Fique de olho na satisfação do cliente

Gerenciar as expectativas dos clientes em qualquer negócio é desafiador, mas, em um restaurante, no qual há tantas variáveis que impactam na satisfação do seu público, é ainda mais crítico.

Fatores como oferecer alternativas no cardápio para diferentes preferências e restrições alimentares, garantir agilidade em todas as etapas do atendimento, manter a limpeza impecável e tantas outras podem ser determinantes.

Por isso, tenha em mente que a satisfação do cliente é o objetivo final de cada decisão que você toma na gestão de restaurante. Realizar pesquisas e solicitar um feedback ao final do atendimento são maneiras de compreender o que afeta a satisfação do seu cliente e o que você pode fazer para melhorá-la.

6. Modernize a sua gestão de restaurante

Esse é um setor bastante dinâmico, no qual novidades e tendências chegam rapidamente. É preciso ser proativo e monitorar tanto sua concorrência quanto as inovações e boas práticas desse e de outros segmentos para garantir uma gestão de restaurante eficiente, competitiva e atualizada.

Isso inclui desde fazer cursos e treinamentos para adquirir novas habilidades técnicas e comportamentais até implementar novas estratégias de marketing, inovações em seu cardápio e tecnologias de automação.

7. Implemente uma solução especializada na gestão de restaurante

Desde o planejamento do cardápio até o fechamento financeiro, os gestores de restaurante têm muitas responsabilidades que exigem tempo e atenção.

Para evitar ter de passar o dia “apagando incêndios” e enfrentando atrasos e outras dificuldades na rotina, é importante implementar soluções tecnológicas especializadas nos desafios comuns ao seu negócio, que ajudem a torná-lo mais produtivo e eficiente. 

Afinal, gerenciar pedidos de tele-entrega de forma manual, manter o controle de reserva de mesas em planilhas, acompanhar a movimentação e a lucratividade por produto do cardápio somente no “olho” e por feeling acabam demandando tempo, esforço, retrabalho e atrasos, prejudicando a gestão de restaurante e seus resultados.

Por isso, impulsione sua gestão implementando uma solução voltada para restaurantes e que permita automatizar e organizar sua rotina, além de fornecer insights para você tomar decisões melhores e mais ágeis no dia a dia do negócio.

Ficou interessado? Então, confira o conteúdo que preparamos com 8 pontos importantes para escolher o melhor sistema para restaurante

 

152A3440
Soluções perfeitas para você revender
152A3112-2
Soluções práticas e inteligentes

Últimas do blog

Saiba tudo o que estamos fazendo para
ficar mais próximo de você!