O que é automação comercial

Em sua rotina, você já deve ter tido contato com esse termo. Mas, afinal, o que é automação comercial? Por que tantas empresas estão fazendo? Quais os benefícios disso?

Graças ao desenvolvimento da tecnologia, cada vez mais organizações decidem automatizar seus processos de negócio. O leque de possibilidades nesta área expande-se de forma dinâmica e o mercado emprega soluções cada vez mais modernas e abrangentes.

A automação comercial está se tornando uma estratégia cada vez mais popular em uma variedade de empresas devido aos benefícios potenciais gerados por ela, como agilidade, eficácia e economia de tempo e dinheiro sem ter de se executar tarefas repetitivas e manuais.

Esses ganhos possíveis fazem muitas empresas questionarem o que é automação comercial e se elas também deveriam aderir. 

Em todos os setores, a automação se tornou uma chave para o sucesso. E isso só deve ser aumentado daqui para a frente. Como sua empresa pode se encaixar nesse movimento?

Continue a leitura deste artigo e compreenda melhor o que é automação comercial, quais seus benefícios e vantagens e veja dicas de como é feita sua implementação. Acompanhe a seguir.

O que é automação comercial?

É quase impossível lembrar um momento em que as tarefas nas empresas eram concluídas de forma completamente manual, não é mesmo? Hoje, não há necessidade de processamento manual em diversas atividades e setores graças aos sistemas e equipamentos de automação comercial.

Assim, a automação comercial é uma arma secreta das organizações para aumentar sua produtividade e criar fluxos de trabalho de negócios mais ágeis e eficientes – mas o que é automação comercial exatamente?

A automação comercial é uma solução que alinha seus processos e projetos com os poderes da computação moderna. Os equipamentos, aplicativos e plataformas de software são integrados à sua estratégia de negócios para agilizar os processos, desde o processamento de faturas até a transcrição automática e tudo mais.

A automação pode tornar a rotina mais fácil para todos em sua empresa, dando aos colaboradores mais tempo e recursos para trabalharem em prol de seus principais objetivos de negócios.

Assim, as empresas ganham em potencial estratégico e competitividade, afinal, o tempo que os seus profissionais empregavam para realizar tarefas comerciais repetitivas e sem valor agregado poderá então ser utilizado para outras atividades mais estratégicas e em linha com as metas de seu negócio – como melhorar e ampliar a captação ativa de clientes, otimizar relacionamento com a base atual, prospectar clientes no meio digital, etc. 

Agora que você já sabe mais sobre o que é automação comercial, saiba que ela também é conhecida como automação de negócios e automação de processos de negócios. De qualquer forma, ela representa a substituição sistemática de processos manuais por automação inteligente baseada em regras, análises just in time (em tempo real) e colaboração aberta. 

É a tecnologia trazendo mais agilidade e eficiência para a execução dos processos comerciais, operacionais e gerenciais de seu negócio, a fim de minimizar custos, aumentar a eficiência e tornar mais céleres seus processos. 

Ainda, sabemos que os processos rotineiros nas empresas geram uma quantidade substancial e exponencial de dados. Com a automação comercial, consegue-se analisar esses dados para extrair inteligência competitiva deles, gerando informações estratégicas que podem melhorar processos e resultados das empresas.

A automação comercial é apenas para grandes empresas?

Quando descobrem o que é automação comercial e quais são seus benefícios, muitos gestores de pequenas e médias empresas acabam imaginando que essa é uma solução disponível apenas para grandes corporações.

Saiba que não é o caso. A automação não é reservada apenas para negócios de grande porte. As PMEs também podem incorporar automação em todos os aspectos dos negócios: desde a captura de leads até o fechamento de vendas, atendimento aos clientes e verificação de tarefas rotineiras de escritório.

Quando processos repetitivos são automatizados, os proprietários de pequenas e médias empresas podem dedicar mais tempo às metas que realmente importam – como o crescimento do negócio, o que pode ser um diferencial fundamental para escalar suas operações e conquistar mais mercado.

Quais são os benefícios da automação comercial?

Você deve ter notado que quase todos os gadgets de tecnologia e plataformas inovadoras já criados serviram para tornar a vida mais fácil para nós, certo? Agora, podemos solicitar pratos de todas as gastronomias com poucos cliques, enviar mensagens instantâneas nos mais variados formatos, etc. Nos negócios, a automação também faz isso: torna as rotinas mais eficientes, práticas e simples.

A automação comercial é, também, uma forma muito eficaz de conduzi-lo no caminho da expansão de seus negócios, mas quais são os benefícios? Por que devemos empregar sistemas de automação comercial? 

Ao automatizar os processos de negócios manuais, benefícios potenciais significativos podem ser obtidos, entre eles podemos destacar:

  • Maior produtividade;
  • Melhoria no atendimento ao cliente;
  • Maior eficiência;
  • Precisão aprimorada na execução de processos;
  • Maior controle sobre tarefas e resultados;
  • Os processos automatizados permitem que sua empresa obtenha e retenha leads de forma mais rápida e eficiente;
  • Melhor otimização dos custos;
  • Aumento da flexibilidade e da adaptabilidade da empresa a diferentes cenários;
  • Melhor eficiência econômica;
  • A automação simplifica e acelera o contato com o cliente e permite que você alcance novos clientes de forma mais simples e rápida.

No entanto, dependendo da atividade empresarial realizada, a automação comercial permite que sua empresa alcance ainda mais resultados.

Como a automação comercial evoluiu nos últimos anos?

Agora que estabelecemos o que é automação comercial e seus principais benefícios, saiba que essa não é uma área estática: desde seu surgimento, ela evolui acompanhando a dinamicidade de nossa era pós-moderna.

Mas o que há de diferente nesta nova era de automação? Em primeiro lugar, as soluções de hoje são construídas com muito mais precisão e apoiadas por mais poder de computação e desenvolvimento tecnológico de ponta, o que significa que as plataformas automatizadas aumentaram o volume e a qualidade de desempenho em relação às soluções desenvolvidas anos atrás.

Os caminhos do mundo do trabalho também mudaram: essa transformação de cultura em direção a estilos de trabalho mais flexíveis, juntamente com os avanços tecnológicos que vemos todos os dias, alavancou novos recursos e acessibilidade ainda mais aprimorada e em nuvem para as soluções de automação comercial. 

Como as empresas podem implementar automação comercial?

Depois de saber o que é automação comercial e que essa é uma solução disponível para empresas de todos os segmentos e portes, você pode estar se perguntando como levar a automação comercial e seus benefícios para seu negócio, certo?

Vimos que automatizar seus processos de negócios pode, entre outras coisas, elevar a eficiência e produtividade de sua empresa, otimizando recursos e gerando uma economia de tempo e dinheiro para o negócio no médio e longo prazo.

Para isso, a automação comercial demanda uma combinação entre equipamentos e sistemas. Em termos de soluções, há grande variedade hoje no mercado, desde plataformas automatizadas que são projetadas para acelerar fluxos de trabalho até softwares que se integram com seus sistemas atuais para ajudá-los a funcionar com mais eficiência. 

Há também sistemas de automação comercial que permitem que os gestores tenham uma visão ampla e em tempo real de seus negócios, podendo acessar dados e gerar relatórios a distância, fazendo o armazenamento na nuvem. 

Ainda, é necessário considerar quais equipamentos serão necessários para a sua automação – podendo incluir equipamentos como impressoras térmicas, leitores de códigos de barras laser, teclados programáveis, equipamentos de controle de acessos, coletores, tablets, entre diversos outros.

Além de escolher uma solução adequada, é importante também selecionar tarefas repetíveis de alto volume para serem automatizadas e liberar seus funcionários para se concentrarem em iniciativas de maior valor agregado.

Com isso, será possível orquestrar ou sequenciar as atividades necessárias para operar um negócio de alta performance e otimizar os principais processos de negócios para melhorar seus fluxos de trabalho e resultados. 

E então, ficou mais claro agora para você o que é automação comercial? Para saber mais sobre este tema, continue acompanhando nosso blog ou entre em contato com a nossa equipe!