Ideias para delivery: 9 opções rentáveis para ampliar suas vendas

Conheça exemplos de ideias para delivery que ajudarão a impulsionar as vendas do seu serviço de entrega.

Conheça exemplos de ideias para delivery que ajudarão a impulsionar as vendas do seu serviço de entrega.

Conforme levantamento, em 2019, pouco mais do que 30% dos internautas brasileiros utilizavam serviços de delivery de alimentos. Entre 2020 e 2021, o total de usuários em apps de entrega de comida cresceu para 54,8%. A pandemia acabou acelerando a tendência desse tipo de serviço no país, mas, agora, é necessário buscar ideias para delivery para manter esse tipo de operação rentável e bem-sucedida.

Afinal, o crescimento também gerou maior competitividade e é preciso constantemente criar diferenciais para atrair e reter clientes cada vez mais criteriosos e com tantas opções de compra.

Preparamos este artigo para ajudar você com esse desafio. Continue a leitura para conhecer dicas que ajudarão a elevar as vendas em sua operação de entrega.

1. Aprimorar a agilidade do seu serviço é uma das ideias para delivery mais indispensáveis

E o elemento-chave por trás disso é uma entrega ágil. Para certificar-se de ter um serviço rápido e que vai conquistar e fidelizar clientes, algumas ideias para delivery eficiente são:

  • Utilize um sistema para automatizar processos internos;
  • Crie uma lista de favoritos de seus clientes para fazer um lançamento rápido dos itens nos pedidos de entrega;
  • Trace rota para busca do endereço de entrega pelo Google Maps e evite atrasos;
  • Implemente uma tecnologia que permita fazer venda com 1 clique.

2. Gerar vendas recorrentes com um programa de fidelidade

Um programa de fidelidade recompensa os clientes recorrentes com benefícios e permite um aumento de receita com a venda para clientes já conquistados, reduzindo também os custos com divulgação para atrair mais público. Você pode criar recompensas também por indicações que se transformarem em clientes novos.

Uma dica importante é certificar-se de que o programa e suas regras sejam simples e fáceis de entender e garantir que ele seja realmente ganha-ganha: não deve gerar ônus para sua empresa nem deixar de oferecer um retorno atrativo para o cliente.

Conforme pesquisa do O Globo, para mais de 72% dos usuários de serviços de entrega, o principal fator para optarem pelo delivery é a praticidade e comodidade.

3. Investir em embalagens sustentáveis


De acordo com a pesquisa O Futuro do Food Service, a embalagem sustentável é um dos fatores mais valorizados pelos clientes de delivery. Investir nela pode ser um diferencial para a sua empresa e ajudar a atrair mais vendas junto a clientes que buscam alternativas de consumo com menos impactos ao meio ambiente.

Ao fazer isso, é fundamental, é claro, garantir que a embalagem manterá a integridade, a aparência, a temperatura e o aroma dos alimentos. 

Uma das ideias para delivery que podem ajudar a sua empresa a inovar são as embalagens comestíveis, que não geram resíduos a serem descartados. Se sua empresa entrega sobremesas, confeccionar uma embalagem comestível, feita a partir de mandioca, poderia ser uma alternativa a considerar, por exemplo.

Esse tipo de iniciativa é “instagramável” e tem potencial para gerar engajamento e divulgação espontânea nas redes sociais, o que pode resultar em mais conhecimento da sua marca e vendas para seu negócio.

4. Estar atento às tendências de ideias para delivery

A concorrência é grande, e uma das maneiras de ficar à frente dela é manter-se de olho nas tendências de consumo e de ideias para delivery que fazem sucesso junto ao seu público de interesse.

Um exemplo disso, trazido pelo Mercado & Consumo, é o crescimento do chamado “snacking behavior” — segmento formado por quem consome durante o dia lanches, que, muitas vezes, acabam substituindo as refeições principais.

De acordo com esse levantamento, essa é uma das grandes tendências para este ano e estar atento a esse e outros movimentos de consumo pode fornecer ideias para delivery para você elevar as vendas e atingir novos mercados.

5. Utilizar fotos de dar “água na boca” em suas divulgações

Fotos caprichadas de alimentos são capazes de conquistar o olhar e a vontade de experimentá-los de seu cliente em potencial. Garantir esse tipo de imagem, conforme um estudo, pode levar a incrementos de vendas de itens do cardápio em até 30%.

Portanto, essa é uma das ideias para delivery indispensáveis para alavancar suas vendas. Algumas dicas para isso são:

  • Fotografe com luz natural para evitar sombras mais destacadas nos alimentos;
  • Para pratos individuais, tire fotos de um ângulo lateral para capturar os detalhes e a textura da comida;
  • Use acompanhamentos para dar um toque de cor ou textura ao prato;
  • Faça edições em apps para aprimorar as imagens e dar um acabamento mais profissional, mas lembre-se de que as fotos precisam demonstrar como realmente é o alimento que será entregue ao cliente.

6. Criar e atualizar o Google Meu Negócio

Essa é uma das ideias para delivery mais simples, porém eficientes para ajudar a alavancar as vendas.

Com o Google Meu Negócio, informações da sua empresa aparecerão nos resultados de busca quando as pessoas fizerem pesquisas relevantes no Google.

Segundo levantamento do Google Trends, as buscas por “restaurantes perto de mim” aumentaram 1.325% nos últimos dez anos. E mantendo suas informações atualizadas lá, seu serviço de entrega poderá ser apresentado para muitos novos clientes nesse tipo de resultado.,

7. Criar combinações para estimular cross sell (venda cruzada)

Essa é uma técnica de vendas muito utilizada por realmente fornecer bons resultados quando feita com estratégia.

Você pode vender mais e aumentar o ticket médio do cliente sugerindo combinações atrativas para seus pedidos. Fazer uma oferta de prato principal com acompanhamento, de lanche com bebida e outras possibilidades são exemplos disso.

Você pode também criar promoções combinando seus itens de alto lucro, mas de baixa venda, com os pratos de baixo lucro e mais vendidos.

8. Oferecer uma experiência memorável

Criar uma experiência de entrega memorável para seus clientes ajudará muito a promover uma associação positiva com a sua empresa – tornando os clientes mais propensos a fazerem indicações e novos pedidos no seu delivery.

Para isso, considere a experiência de ponta a ponta, desde os canais de contato de atendimento, formas de comunicar seus produtos e serviços, a entrega e o pós-venda. 

Incluir cartões personalizados, cupom de desconto para o próximo pedido, convite para seu programa de fidelidade, condimentos gratuitos são alguns exemplos de ideias para delivery simples que podem elevar a experiência do seu cliente.

9. Utilizar a tecnologia para maximizar a eficiência do seu serviço de entrega

Quando se trata de operações de delivery, agilidade, confiabilidade e eficiência são elementos fundamentais. 

Atrasos, pedidos incorretos e outros problemas internos podem acabar gerando insatisfação e perda de clientes atuais e em potencial, prejudicando suas vendas.

Por esse motivo, uma das ideias para delivery que você precisa considerar é recorrer à tecnologia para otimizar seus fluxos de trabalho e maximizar a eficiência para garantir uma experiência de entrega eficiente e encantadora para os clientes.

O Gfood é uma solução completa que pode ajudar o seu negócio com esse desafio. Descubra mais sobre os diferenciais do Gfood que ajudarão a levar as vendas de seu delivery muito mais além.

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