Como montar um plano de negócios para loja de informática

plano de negócios para loja de informática

Você está preparado para ser o seu próprio chefe? Um negócio começa como uma visão e evolui a partir daí. Mas quais são os próximos passos necessários para dar vida a isso? Certamente montar um plano de negócios para loja de informática é o primeiro desses passos.

O planejamento é uma etapa fundamental para qualquer empreendimento de sucesso. Você precisa considerar cuidadosamente todas as partes de um plano de negócios e definir o que sua empresa espera fazer e como colocar isso em prática. Essas informações essenciais vão guiar todas ações desenvolvidas.

Um plano de negócios é essencial para o início, crescimento e sucesso geral de uma loja de informática. Esses planos proporcionam uma empresa com visão de futuro e uma estratégia clara de expansão. Existem vários componentes essenciais de um plano de negócios eficaz e compreender cada um desses componentes pode ajudá-lo a criar um plano que conduza sua empresa ao sucesso.

Neste artigo, exploramos por que os planos de negócios são importantes e algumas dicas para que você possa planejar o sucesso da sua loja de informática. Confira!

Por que os planos de negócios são importantes?

Um plano de negócio fornece um esboço claro das ações a serem executadas por uma loja de informática para alcançar seus objetivos. É com base nesse planejamento que você ganha uma visão clara sobre a viabilidade de sua empresa e o que é necessário para crescer e prosperar.

Ou seja, o plano de negócio ajuda a estabelecer etapas específicas que sua empresa deve seguir para iniciar seus negócios e promover seu sucesso.

Veja quais são os principais pontos que ressaltam a importância de um plano de negócio para loja de informática:

•  Fornece informações sobre quais recursos são necessários para atingir as metas

•  Estabelece um cronograma claro de quando uma empresa pode esperar atingir as metas

•  Pode ajudar uma empresa a determinar as etapas a serem executadas para se expandir para um novo mercado

•  Oferece uma maneira clara de acompanhar o progresso à medida que a empresa cresce

•  Permite que os proprietários de negócios prevejam e planejem riscos potenciais

•  Permite que os investidores vejam a viabilidade de uma empresa

7 passos para montar um plano de negócio para loja de informática

Você quer montar um plano de negócio para sua loja de informática? Confira a seguir um passo a passo para colocar isso em prática – com base em um esqueleto básico de um plano de negócio:

1. Sumário executivo

Esta é uma primeira parte essencial de todo grande plano de negócios. Ele faz o que descreve: resume o que virá com o plano.

Um sumário executivo deve ser bom o suficiente para ser autônomo. Ou seja, ele deve incluir tudo o que seu plano de negócios possui, mas de forma mais breve. Deve descrever o seguinte:

•  O nome e a localização da sua empresa

•  Os produtos ou serviços que você planeja oferecer

•  Uma declaração de missão cuidadosamente elaborada

2. Visão geral da empresa

É aqui que você pode começar a entrar em mais detalhes. Nesse ponto, seu plano de negócios para loja de informática pode ser tão longo quanto necessário.

Este é o momento de explicar do que se trata a sua empresa.

•  Qual é o seu nome e o que significa?

•  Qual é a sua história de concepção?

•  Quais são seus objetivos de curto e longo prazo?

Você deseja abrir uma loja de informática para atender todos os públicos? Quer focar em um nicho de mercado (atender somente empresas, focar no mercado gamer ou profissionais de design)? Qual é o objetivo que você busca? Todas essas informações entram neste momento.

3. Uma análise do mercado

Você precisa provar que fez sua pesquisa.

Qual é o público-alvo da sua loja de informática? Como é a competição no mercado? Quais são as oportunidades que você pode explorar? Você precisa ter uma ideia do futuro projetado do setor em que está tentando entrar.

Agora é sua chance de expor os fatos e, em seguida, fornecer sua solução. Explique os fundamentos do seu negócio e por que (e como) isso vai impactar no mercado.

4. Plano de marketing

Seu plano de marketing diz tudo sobre como você espera atrair, conseguir e manter clientes.

Ele responde a algumas perguntas básicas, mas essenciais:

•  Quem são seus clientes-alvo? (Neste ponto, você sabe a resposta)

•  Como você planeja alcançar esses clientes?

•  Como você planeja reter esses clientes e fazer com que eles voltem?

Use sua proposta de venda única a seu favor nesta área. Isso explica como sua empresa é única e como você se diferencia dos outros.

A partir disso, você precisa pensar em materiais de marketing, que incluem desde um site de qualidade até anúncios no jornal local. Isso também inclui táticas promocionais como contas de mídia social, publicidade em eventos ou o que for específico para sua empresa ser notada.

5. Dados do empresário / equipe

Se alguém vai investir na sua empresa, ajuda saber a história de quem está por trás disso. Quer seja você, o empresário solo ou uma pequena equipe com a qual trabalha, os investidores (e outros) precisam conhecer as pessoas envolvidas. Isso os ajudará a tomar decisões informadas e saber com quem estão se conectando.

Qual é a sua história e como isso afeta a sua empresa? Que habilidades, conhecimento e experiência você está trazendo para a mesa? Você já possuía contato com a área da informática? Possui uma fama neste meio?

Uma pequena olhada em você (ou em sua equipe) humaniza seu projeto. Este espaço também permite que você destaque seus pontos fortes.

6. Plano financeiro

O plano de negócios para loja de informática também deve analisar os aspectos financeiros do empreendimento. Você precisa preparar esta parte do seu plano de negócios com o máximo cuidado. Faça boas projeções e traga números reais para a mesa.

Seu plano financeiro deve incluir informações como:

•  Seus custos iniciais

•  O custo de manutenção

•  Uma projeção para os próximos anos

•  Como você planeja usar e alocar fundos

•  Como você planeja pagar aos funcionários

•  Seu plano com investidores

Uma loja de informática deve incluir coisas como o custo dos móveis, locação da sala comercial, salários de funcionários, despesas administrativas, investimentos em marketing, entre vários outros. Qualquer coisa dessa natureza merece consideração cuidadosa – e um lugar no seu plano de negócios.

7. Produtos e serviços

É aqui que você fala sobre as coisas divertidas!

É hora de entrar em detalhes precisos sobre seu plano. As coisas em que você pensa dia após dia quando fala sobre sua loja de informática: seu conceito, sua visão, sua missão!

Você pretende vender produtos que não são encontrados em outras lojas porque tem contato com um fornecedor exclusivo? Você tem uma parceria com uma empresa da área de tecnologia para fornecer produtos? O seu sócio é um especialista em TI e pode fornecer serviços especializados?

Tudo entra neste momento. É aqui que você coloca um pouco de seu coração e alma no plano.

Além disso, esse é o momento de pensar em todos os produtos e serviços que você deseja comercializar na sua loja de informática – usando como base todo o planejamento dos itens anteriores do seu plano de negócios.

Este espaço também é um excelente lugar para mencionar quaisquer planos de envolvimento da comunidade, como eventos, colaborações ou coisas únicas que você planeja fazer. Isso pode significar qualquer coisa importante para o seu negócio – seja hospedar um evento de arrecadação de fundos ou contribuir com uma ONG local fornecendo computadores para escolas públicas.

Conheça os produtos da GDOOR

Quando falamos sobre produtos para diferenciar sua loja de informática, as soluções da GDOOR são uma ótima alternativa. Afinal, comercializar softwares de automação comercial significa entrar em um mercado muito promissor.

A GDOOR sistemas é uma empresa que desenvolve produtos confiáveis, práticos e com qualidade no segmento de Tecnologia da Informação, oferecendo soluções em softwares de automação para gestão de Micro e Pequenas empresas do comércio, devidamente homologado no PAF-ECF, emissão de NF-e, NFC-e, CF-e via SAT e MFE, CT-e, MDF-e, NFP-e (produtor rural),NFS-e, TEF Discado, Dedicado, PAY&GO. Além disso, ainda atende ao SPED Fiscal, Sintegra e muito mais.

As soluções da GDOOR atendem micro e pequenas empresas do comércio (atacado, varejo), prestadores de serviços, transportadoras de pequeno porte, restaurantes, bares, pizzarias e similares que necessitam gerenciar suas informações (financeiro e controle de estoque) e emitir seus documentos fiscais.

Veja quais são as soluções da GDOOR:

GDOOR WEB

Solução totalmente on-line. Gerencie seu negócio em qualquer lugar, de forma prática, segura e sem instalação, na palma da sua mão, acesso via navegador por qualquer dispositivo conectado à internet. Possui cadastro simplificado de pessoas, produtos, pedido de venda, emissão de NF-e, NFC-e e NFP-e.

GDOOR PRO

Com o GDOOR PRO é possível obter um gerenciamento de forma completa. Controle financeiro, estoque, geração de arquivos fiscais: SPED Fiscal, EFD Contribuições (SPED PIS/CONFINS), CEF2, EDOC, REDF e SINTEGRA, além de relatórios para tomada de decisões. Emissão de NF-e, NFP-e, CT-e, CT-e OS e MDF-e. Também conta com frente de caixa homologado para emissão de Cupom Fiscal (ECF), NFC-e, SAT e MFE.

GDOOR SLIM

Solução simplificada para emissão de vendas de forma fácil e rápida, atende NF-e, NFC-e, SAT, MFE e NFP-e.

GDOOR MEI

Sistema de automação comercial completo de gerenciamento para o Microempreendedor Individual, sem emissão de documentos fiscais, possui cadastro de produtos, clientes, controle de estoque e financeiro. Atende também bares, restaurantes, prestadores de serviços e vendas externas.

GDOOR CT-e

Sistema para emissão de CT-e, CT-e OS e MDF-e. O GDOOR CT-e permite controlar todo o transporte das mercadorias, passageiros, valores, excesso de bagagem e informar quaisquer dados obrigatórios que envolvam a transmissão dos documentos eletrônicos.

GFOOD

Módulo indicados para bares, restaurantes e similares. Gerenciamento de mesas, reservas, tele-entrega, painel de senhas e várias outras funcionalidades. O GFOOD MÓVEL facilita a emissão de pedidos diretamente na mesa do cliente (compatível com Android).

GLINK

Módulo para efetuar vendas externas. A solução permite cadastrar, visualizar e editar cadastros de clientes, emitir e imprimir pedidos de venda fora do estabelecimento e acompanhá-los em tempo real, reservar produtos do estoque e definir preço de atacado/varejo. Pode ser utilizada via aplicativo em dispositivos Android: GLINK MOBILE ou página na internet: GLINK WEB. Trabalha também em modo OFF-LINE.

Ordem de Serviço

Destinada a empresas que atuam na prestação de serviços, está integrada com os módulos de clientes, estoque, vendedores, e com os cadastros de serviços, técnicos e objetos em contrato do GDOOR PRO.

GContábil

Solução para envio e armazenamento on-line de arquivos fiscais e XML, que poderão ser acessados através de um painel web pela contabilidade ou pelo cliente.

Com o GCONTÁBIL, todos os arquivos XML e fiscais poderão ser mantidos em segurança e acessados em tempo real.

Através de uma simples configuração no GDOOR, o contador terá acesso as suas empresas e arquivos de vendas como:

•  NF-e de compra e venda, NFC-e, SAT, CF-e, SPED e Sintegra.

•  O acesso é online, com login e senha no painel do contador.

•  Todas as empresas vinculadas ao contador ficarão centralizadas no mesmo painel.

Torne-se um revendedor de sistema de automação comercial GDOOR!

Você ficou interessado em revender sistemas de automação comercial na sua loja de informática?

Possuímos homologação em todos os estados brasileiros e desenvolvemos os softwares mais completos do mercado para o gerenciamento de micro e pequenas empresas, utilizados diariamente por milhares de empresas, comercializados exclusivamente por parceiros – e você pode ser um deles!

Não exigimos aquisição de licenças para estoque. Revender GDOOR é um investimento seguro e lucrativo, o retorno com a venda e manutenção ajudará a sua empresa a empreender com inovação e ter resultados concretos.

Política comercial

O que mais se espera de uma parceria em negócios é a lealdade, certo? Nosso relacionamento com o revendedor é desta forma, aberto às necessidades e melhorias apresentadas.

Nossa política comercial é clara e pode ser facilmente percebida pelas revendas: não nos envolvemos no processo de vendas de um parceiro, isso significa que não “atravessamos” um negócio feito por uma revenda.

Se o cliente é seu, ele continuará sendo seu!

Suporte técnico humanizado

O suporte técnico é gratuito, possuímos canais exclusivos de atendimento para o revendedor. Nossa prioridade é atendê-lo da melhor forma possível, por meio de uma equipe humana, altamente capacitada e disposta a resolver qualquer tipo de imprevisto ou dúvida.

A revenda também pode se transformar em um canal direto com o seu cliente, agregando serviços. Oferecemos treinamentos on-line para que as empresas revendedoras tenham autonomia para atender seus clientes.

Parceria forte e lucrativa

Quem escolhe a GDOOR Sistemas tem tudo o que uma revenda de software precisa:

• Comercialização exclusiva com a rede de parceiros GDOOR;

• Modalidade mensal (sem estoque e sem investimento mínimo);

• Acesso imediato a materiais atualizados para divulgação das soluções GDOOR (Mídia KIT);

• Suporte e treinamento gratuito;

• Soluções eficientes, de fácil utilização e com tecnologia de ponta.

Através das soluções GDOOR, seu cliente amplia as possibilidades de gerenciamento de forma consistente e dinâmica, você rentabiliza seu negócio estando à frente das inovações. Isso é ser uma revenda GDOOR!

Você gostou das dicas para montar um plano de negócios para sua loja de informática? Ficou interessado em se tornar uma revenda de automação comercial de soluções da GDOOR? Entre em contato com a nossa equipe!

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