Marketing digital para loja de informática: 7 dicas essenciais

marketing digital para loja de informática

Você quer construir uma loja de informática de sucesso? Então precisa explorar corretamente as estratégias de marketing digital. Afinal, é cada vez mais importante criar uma presença consistente na internet.

Atualmente, é na internet que seus clientes estão. Por esse motivo, também é na internet que sua loja de informática precisa estar para prosperar. Utilizar corretamente os canais digitais pode proporcionar retornos incríveis.

Mas como explorar o marketing digital para loja de informática? Preparamos 7 dicas que vão ajudá-lo!

Por que investir no marketing digital?

O que não faltam são ótimos motivos para investir no marketing digital. Veja os principais deles:

A internet continuará a crescer

Existe uma correlação direta entre o crescimento da população mundial e a internet. Em 1995, apenas 16 milhões de pessoas tinham acesso à Internet. Este número representou 4% da população mundial.

Avance até hoje e temos 4 bilhões de pessoas online todos os dias. Esse número representa 53% da população mundial. Estima-se que até 2021, haverá mais de 4,6 bilhões de usuários da Internet diariamente.

Conforme o mundo cresce em número, a internet expande sua cobertura. Mais e mais países estão abrindo sua infraestrutura para tornar a internet acessível a seu povo.

O que esses números significam?

Esses números significam que seus clientes estão online. Por não ter um site, você não poderá capitalizar as oportunidades disponíveis na internet. Se você não tiver uma presença online, estará minando suas perspectivas de crescimento.

Permite que você otimize seu orçamento

O marketing digital não é apenas mais eficaz do que o marketing tradicional. Também é mais eficiente. Em vez de distribuir aleatoriamente seus anúncios para que todos possam ver, você está direcionando seletivamente os destinatários de seu conteúdo.

Uma abordagem de marketing direcionada permite que você otimize seu orçamento. Você cria conteúdo com mais pensamento e propósito. Seus blogs, artigos e outros tipos de conteúdo, como vídeos e infográficos, têm como objetivo fornecer informações relevantes para as necessidades do seu mercado.

As pessoas que gostam do seu conteúdo irão segui-lo. Eles clicarão em seu site e descobrirão mais sobre sua empresa – seus produtos e serviços.

Os comportamentos dos consumidores mudaram

Como a internet tornou as informações mais acessíveis, os consumidores são mais criteriosos sobre as empresas com as quais se relacionam. Um bom exemplo são as análises online. As pessoas tendem a ler comentários online antes de comprar um produto:

•  90% dos compradores em potencial leem avaliações online antes de visitar uma empresa.

•  As análises online têm a capacidade de influenciar 67,7% das decisões de compra.

•  84% dos consumidores relatam que confiam nas avaliações online da mesma forma que confiam em uma recomendação pessoal.

Os consumidores de hoje reservam um tempo para realizar pesquisas antes de comprar um produto. Eles aproveitarão as várias ferramentas fornecidas pela internet para aprender mais sobre um produto antes de comprá-lo.

Além das avaliações online, os consumidores procuram as seguintes fontes para fazer suas pesquisas:

•  Mídia social

•  Diretórios de mecanismos de pesquisa online

•  Fóruns de bate-papo

Se você não tiver uma presença online, sua empresa nunca será encontrada por clientes em potencial. Ninguém saberá se o seu produto é bom. Ter uma crítica online é como o boca a boca. A diferença é que as notícias sobre sua empresa se espalharão muito mais rápido e percorrerão distâncias maiores.

Mantém sua empresa funcionando 24 horas, 7 dias por semana

Seu site é a vitrine de sua loja de informática na internet. E essa loja nunca fecha. Seu site está aberto 24 horas por dia, 7 dias por semana.

Compradores e clientes potenciais de todo o mundo podem entrar em seu site, visualizar seu conteúdo e ler sobre seus produtos e serviços. O conteúdo que você tem em mídias sociais, sites de blogs de comunidades, análises online e diretórios de mecanismos de pesquisa também podem ser vistos e lidos pelos usuários da Internet.

Com um site, você nunca perderá oportunidades.

Por exemplo, você pode configurar uma equipe de atendimento ao cliente composta por trabalhadores remotos ou chatbots. Sempre que você receber dúvidas sobre seus produtos ou reclamações, sua equipe de atendimento ao cliente poderá atendê-los imediatamente.

Se você tiver páginas de mídia social, sua equipe de atendimento ao cliente pode responder imediatamente aos comentários de seus seguidores. Ao mesmo tempo, eles podem moderar suas páginas de mídia social e remover conteúdo irrelevante.

O atendimento ao cliente rápido e eficiente o ajudará a conquistar novos clientes e manter os existentes. Isso mostra que você se preocupa com seus usuários finais.

Acompanhar seu desempenho e avalie os resultados em tempo real

A disponibilidade de análises online é o divisor de águas para o marketing digital. Com análises online, você acompanha o desempenho de sua campanha de marketing digital. Você pode medir os resultados em tempo real.

A análise o ajudará a identificar os pontos fortes e fracos de sua estratégia de marketing digital atual. Isso lhe dará um retorno instantâneo de onde vem seu público e os tipos de conteúdo que os interessam.

Você tem evidências empíricas que mostrarão quais processos, ferramentas ou técnicas estão gerando retornos aceitáveis. Portanto, com a análise, você tem uma base sólida para tomar decisões calculadas sobre os processos para os quais deve alocar mais recursos.

Ter a capacidade de avaliar o desempenho de sua campanha é outro motivo pelo qual o marketing digital permite otimizar melhor seu orçamento.

7 dicas de marketing digital para loja de informática

Você gostou dos benefícios do marketing digital para loja de informática? A boa notícia é que o marketing digital é altamente acessível para empresas de todos os tamanhos e formatos, independentemente do tamanho do seu orçamento.

Mas o marketing digital é muito amplo. Se você não sabe nada sobre isso, pode facilmente se perder no meio de tantas alternativas – o que significa que pode desperdiçar seus esforços e ter poucos resultados para mostrar.

Por outro lado, se você fizer marketing digital da maneira certa, poderá aumentar sua base de clientes e fazer sua empresa prosperar.

Para obter os resultados certos, você precisa seguir as práticas recomendadas de marketing digital. Veja algumas dicas que vão ajudá-lo:

1. Crie suas buyer personas

Você encontrará muitas dicas nesta postagem. Mas esta é provavelmente a mais importante. Existem dois lados do marketing digital:

•  Seu negócio

•  Seu público

Tudo o que você faz é usar os canais de marketing para conectar sua empresa ao público e provocá-los a realizar as ações que você deseja. Mas como você comercializa para um público que não conhece? Quase impossível.

É por isso que as buyer personas devem ser seu primeiro passo no marketing digital. Este é essencialmente um documento que contém todos os detalhes sobre o seu cliente ou clientes ideais. Esses incluem:

•  Nome

•  Idade

•  Trabalho

•  Renda

•  Localização

•  Soluções que eles precisam de sua empresa

•  Como eles pesquisam produtos online

•  Seus canais de mídia social favoritos

•  Seu canal de suporte ao cliente favorito

Quando você tiver esses detalhes, poderá se concentrar nos canais de marketing que provavelmente produzirão resultados para sua empresa. Além disso, as estatísticas mostram que as personas podem tornar seu site duas a cinco vezes mais eficaz para os usuários-alvo.

Afinal, para comercializar corretamente um produto ou serviço, você precisa saber exatamente quem irá comprá-lo.

2. Otimize seu conteúdo para mecanismos de pesquisa

Se o seu site aparecer quando as pessoas pesquisarem os produtos que você oferece, você receberá mais visitantes. Então, é muito mais fácil converter esses visitantes porque eles são altamente segmentados.

Para isso, você precisa otimizar seu conteúdo para mecanismos de pesquisa utilizando técnicas de SEO. Mas como você começa com SEO como um iniciante?

O primeiro passo para melhorar sua visibilidade nos motores de busca é realizar uma pesquisa de palavras-chave.

Por meio da pesquisa de palavras-chave, você pode encontrar os termos que seus clientes em potencial estão usando nos mecanismos de pesquisa. Para ajudar, você pode usar uma ferramenta como o Google Keyword Planner ou o Ubersuggest para fazer uma pesquisa por palavra-chave.

Além disso, se você administra uma empresa local, deve otimizar seu negócio para pesquisa local. Isso envolve a inserção dos detalhes de sua empresa usando o Google Meu Negócio.

Outro aspecto a ter em conta são os anúncios pagos. A otimização de mecanismos de pesquisa (SEO) pode levar muito tempo antes de você ver os resultados. Conforme você trabalha em seu SEO, pode obter resultados mais rapidamente com anúncios pagos ao direcionar palavras-chave valiosas em seu negócio.

3. Tenha um blog atualizado regularmente

Seus clientes em potencial precisam de conteúdo para orientá-los durante o processo de compra. Um relatório da DemandGen revelou que 47% dos compradores viram de três a cinco peças de conteúdo antes de entrarem em contato com um representante de vendas. Para ajudar, você pode criar um calendário editorial para que possa publicar novos conteúdos de forma consistente em seu blog.

Um blog atualizado regularmente também ajuda você a se classificar para mais palavras-chave nos mecanismos de pesquisa e obter mais leads. A HubSpot descobriu que as empresas que publicam 16 postagens em blogs por mês obtêm 4,5 vezes mais leads do que aquelas com zero a quatro postagens.

No entanto, você precisa saber que o blog vai além de apenas publicar as postagens. Você tem que criar postagens em seu blog para resolver problemas para seu público.

Além disso, você também pode fazer guest posts em outros sites do setor para obter acesso a um público mais amplo – e gerar mais links para o seu site, ajudando a impulsionar o SEO da sua página.

4. Envolva seu público por meio de e-mails personalizados

Se você deseja atingir seu público em um nível pessoal, o e-mail é uma de suas melhores apostas. O resultado fala por si mesmo. Um estudo descobriu que as campanhas de e-mail têm um retorno sobre o investimento (ROI) de US $ 44 em cada dólar gasto.

No entanto, você precisa observar que o marketing por e-mail mudou ao longo dos anos. Agora, você precisa enviar e-mails personalizados para seus assinantes para que eles abram seus e-mails e cliquem em seu site.

Por exemplo, e-mails com linhas de assunto personalizadas têm 26% mais chances de serem abertos.

Uma etapa vital a tomar é investir em um provedor de serviços de e-mail que ofereça suporte a e-mails automatizados. Desta forma, você pode enviar e-mails para seus assinantes com base nos interesses deles, e garantir que seus e-mails sejam sempre personalizados, de forma automática.

5. Invista nas mídias sociais

Seus clientes em potencial acessam as mídias sociais diariamente para interagir com seus amigos e marcas. Quando você considera que há bilhões de usuários nas mídias sociais, é uma plataforma que você absolutamente não pode ignorar.

No entanto, existem tantos canais de mídia social. Alguns deles são:

•  Facebook

•  Instagram

•  Twitter

•  LinkedIn

•  Pinterest

Para aumentar a eficiência de suas ações, você precisa se concentrar em alguns deles. O ideal é descobrir quais dessas plataformas são mais acessadas pelo seu público.

Além disso, algumas práticas recomendadas que você precisa seguir nas mídias sociais são:

•  Crie conteúdo regularmente para se conectar com seu público.

•  Use recursos visuais como imagens e vídeos, pois eles atraem um engajamento maior.

•  Interaja com seu público por meio de respostas imediatas.

•  Compartilhe conteúdo relevante com seguidores.

•  Invista em anúncios pagos para atingir um público mais amplo.

6. Crie um ótimo programa de atendimento ao cliente

No passado, você provavelmente não categorizaria o atendimento ao cliente como parte de seu marketing. Mas, no mundo digital, é melhor olhar para o atendimento ao cliente como um canal de marketing.

Porque as notícias se espalham – e rápido. Você oferece um péssimo atendimento ao cliente hoje, amanhã verá no Twitter. Você se esforça para resolver o problema de um cliente hoje, você o verá no Facebook amanhã.

Antes que você perceba, você já estabeleceu uma reputação de péssimo ou ótimo atendimento ao cliente. Como você pode imaginar, uma ótima reputação de seu suporte ao cliente atrairá ainda mais clientes – pois mostra que você se preocupa com seus clientes.

E isso é apoiado pela pesquisa da Vision Critical, que aponta que 86% dos compradores pagarão mais por uma melhor experiência do cliente.

Alguns canais de atendimento ao cliente que você pode ter para sua empresa são:

•  Bate-papo ao vivo

•  Telefone

•  Mídias sociais

•  E-mail

7. Tenha um sistema para monitorar os resultados

Colocar esforços em atividades de marketing digital é ótimo. Mas você tem que ter certeza de que esses esforços estão trazendo resultados para sua loja de informática.

Claro, os resultados que você está procurando dependerão de seus objetivos como empresa. Por que você se dedica ao marketing digital? A maioria das empresas faz isso pelos seguintes motivos:

•  Conscientização da marca

•  Promoção de produto

•  Construção de um público

•  Geração de leads

•  Aquisição de clientes

•  Fechamento de vendas

Quaisquer que sejam seus objetivos para o marketing digital, como você mede o sucesso ou o fracasso? É vital medir os resultados porque é assim que você pode melhorar suas estratégias de marketing digital – tendo uma visão clara sobre o que funciona e o que não funciona.

Certifique-se de que você é capaz de medir os resultados em canais de marketing, como mídia social, e-mail, mecanismos de pesquisa e seu site – e não se envolva em atividades que ocupam seu tempo e dinheiro, mas que você não pode medir.

Está preparado para otimizar os resultados da sua loja de informática?

Ao longo deste artigo vimos várias dicas importantes para obter sucesso explorando o marketing digital para loja de informática. Com base nessas informações, você pode se preparar para obter mais sucesso na internet.

Fazer com que o marketing digital funcione para o seu negócio exigirá muito trabalho e tempo. Mas, se você começar com a estratégia certa, a mentalidade certa e seguir essas práticas recomendadas de marketing digital muito importantes, você estará muito mais bem equipado para se destacar e gerar resultados reais a partir das plataformas digitais.

Além disso, é sempre importante destacar a importância de oferecer produtos e serviços que realmente gerem valor para seu público. Caso contrário, nem mesmo a melhor estratégia de marketing digital pode ajudar sua loja de informática.

Uma ótima maneira de gerar mais valor para o cliente é diversificar seu portfólio de produtos. Além de comercializar produtos de informática, você também pode oferecer outras soluções – como um software de automação comercial.

Você gostou das dicas de marketing digital para loja de informática? A GDOOR pode ajudá-lo a diversificar seu portfólio com a revenda de software de automação comercial. Entre em contato com a nossa equipe e descubra mais sobre essa possibilidade!

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