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Você sabe o que significa automação comercial? Sabia que ela pode ser um grande diferencial para a sua empresa? Muitos empreendedores ouvem falar sobre essa tecnologia e logo pensam “Isso é apenas para grandes organizações” ou “Isso é muito avançado ou caro para minha pequena empresa”. Porém, as tecnologias estão cada vez mais acessíveis para todos.

Na prática, as tecnologias de automação comercial ajudam você a otimizar e expandir sua pequena empresa. Como? Ajudando você a reduzir custos, minimizar erros, alcançar novos clientes potenciais, melhorar a produtividade e a satisfação do cliente, e muito mais!

De acordo com um relatório de 2019 publicado pela McKinsey, embora as pequenas empresas sejam menos propensas a automatizar do que as grandes empresas, elas têm muito mais probabilidade de ter sucesso depois de investir em automação.

Quer entender melhor o que significa automação comercial para a sua empresa? Confira logo a seguir!

O que é automação comercial?

Automação comercial é um conceito que se refere ao uso de tecnologia para executar tarefas ou processos recorrentes em uma empresa onde o esforço manual pode ser substituído. Isso é feito para minimizar custos, aumentar a eficiência e agilizar processos.

Na prática, isso significa que é possível realizar diversos processos de forma automática – sem a necessidade de intervenção humana. Em vez de, por exemplo, passar horas preenchendo uma planilha, um sistema captura as informações automaticamente para você.

Tipos de automação que você pode usar

Existem muitas maneiras de usar a automação comercial para otimizar as operações de negócios, aumentar a eficiência, melhorar a produtividade e reduzir custos. Aqui estão alguns tipos de automação que podem fazer a maior diferença para pequenas empresas:

•  Automação de marketing e comércio eletrônico: colete e processe dados de clientes para informar como você pode entregar a mensagem certa no lugar certo e na hora certa, ao mesmo tempo que fornece suporte oportuno para melhorar a aquisição e retenção de clientes. Os exemplos incluem software de e-mail marketing, sistema CRM e chatbots.

•  Automação de processos de negócios: execute tarefas recorrentes nas quais o esforço manual pode ser substituído por tecnologia para otimizar o fluxo de trabalho, minimizar custos e aumentar a eficiência. Os exemplos incluem onboarding de funcionários, faturamento, formulário de solicitação de licença e autorização de viagem.

•  Automação de processos operacionais: execute tarefas repetitivas e demoradas que não agregam muito valor ao negócio. Por exemplo, copiar e colar dados, transferir arquivos e executar tarefas mecânicas.

•  Automação de gerenciamento de estoque: garanta que as informações de produtos em estoque sejam atualizadas automaticamente conforme você realiza pedidos de compras, vendas para clientes ou outras operações que geram impacto no volume do estoque.

5 benefícios da automação comercial

É possível obter uma série de benefícios quando você incorpora tecnologias de automação comercial na sua empresa. Veja os principais deles:

1. Reduz o erro humano

Os processos manuais e a entrada de dados deixam todas as empresas vulneráveis a erros em processos-chave, como faturamento, contabilidade, gerenciamento de estoque e criação de contratos. É aí que a automação entra para salvar você de uma dor de cabeça.

A automação garante maior precisão em suas operações de negócios, eliminando os erros que vêm com o processamento manual, como copiar e colar ou redigitar dados de uma planilha para um sistema ou vice-versa. Minimizar o erro humano é a base da automação e ajuda a salvar sua pequena empresa do desperdício de tempo, energia e recursos.

2. Automatize tarefas repetitivas

Se você fosse avaliar quais são as tarefas de cada um dos seus funcionários diariamente, quantas dessas responsabilidades se enquadram na categoria de repetitivas ou recorrentes? De acordo com uma análise realizada pela McKinsey, cerca de 60% das ocupações poderiam ser automatizadas em mais de 30%. Na maioria das vezes, as oportunidades de automação estão em atividades consideradas necessárias, mas repetitivas ou recorrentes.

Com a automação comercial, seus funcionários poderão gastar menos tempo com tarefas como faturamento, distribuição de formulários de solicitação de folga, transferência de arquivos, agendamento de reuniões e postagem em mídia social e mais tempo gerando novas vendas e aumentando os níveis de serviço de sua empresa.

3. Profissionalize seu marketing baseado em dados

A chave para qualquer negócio de sucesso é conhecer seu cliente, mas sem dados, seus esforços de marketing só podem levá-lo até certo ponto.

Os dados são mais importantes do que nunca, e a automação pode fazer todo o trabalho pesado para você. Ele ajuda a coletar, processar, organizar e analisar dados – como o comportamento do cliente, dados demográficos e preferências que você pode transformar em insights e usar para conduzir campanhas de marketing e estratégias de vendas. A automação de marketing pode fornecer o conhecimento de que você precisa para profissionalizar seus esforços de marketing.

4. Aumente e simplifique a colaboração

Com a automação comercial, os projetos complexos se tornam muito mais simples. Use ferramentas para garantir que as informações estejam fluindo para as pessoas certas no momento certo e para monitorar as responsabilidades de cada membro da equipe.

A automação mantém você informado. Mantenha-se atualizado sobre o andamento de um projeto, acompanhe o que cada membro da equipe está trabalhando ou concluiu, certifique-se de que todos tenham as informações mais atualizadas e defina e monitore os prazos. É realmente uma situação em que todos ganham.

5. Evite problemas com regulamentos de conformidade de dados

Seguir as regulamentações do setor e do governo pode ser estressante e caro, especialmente para pequenas empresas. Uma organização de saúde pode se perguntar: “Estamos lidando com as informações do paciente corretamente?”, enquanto um funcionário de RH pode perguntar: “Estou retendo corretamente os impostos trabalhistas?” Particularmente em setores altamente regulamentados, como saúde, finanças ou legislação, a conformidade consome muito tempo e recursos.

A boa notícia é que automatizar seus processos pode fazer você se sentir mais confiante de que está pontuando segundo todas as exigências, integrando regras em seus fluxos de trabalho e garantindo que os funcionários sigam procedimentos que cumpram a lei.

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