contabilidade pode auxiliar na gestão da empresa

Quando você pensa sobre contabilidade, logo lembra dos impostos e diversas obrigações junto ao Fisco? Esse é o pensamento comum entre muitos empresários. Mas você sabia que a contabilidade pode auxiliar na gestão da empresa?

O contador é um profissional que reúne diversos conhecimentos sobre economia, finanças e gestão de negócios. Com base nas informações coletadas de uma empresa, é possível tirar insights muito valiosos.

Quer entender melhor como a contabilidade pode auxiliar na gestão da empresa? Confira ao longo deste artigo.

Afinal, o que é contabilidade?

A contabilidade se refere ao registro sistemático e detalhado das transações financeiras de uma empresa. Além disso, o profissional contábil também realiza o gerenciamento do patrimônio de uma organização.

Por que a contabilidade é importante?

A contabilidade vai muito além de pagar impostos e atividades burocráticas. Veja algumas das principais formas que a contabilidade pode auxiliar na gestão da empresa:

Criar e controlar orçamentos

A contabilidade ajuda os proprietários de negócios a criar e controlar os orçamentos da empresa. Quando você sabe como seu dinheiro está entrando e saindo, você está mais bem preparado para monitorar os orçamentos da empresa.

Uma empresa sem orçamentos é como um navio à deriva no mar sem capitão. E a contabilidade ajuda a garantir que sua empresa não esteja rumando para um iceberg ao estilo do Titanic.

Previsão de receitas

Os proprietários de empresas que prestam atenção à sua contabilidade são informados e mais capazes de prever as receitas de sua empresa. As previsões de receita ajudam a entender se os esforços de marketing atuais estão funcionando ou se mudanças precisam ser feitas. Se você não pode prever as receitas de sua empresa, não saberá se é seguro fazer despesas relacionadas aos negócios.

Principais decisões de compra

A contabilidade ajuda os proprietários de negócios a considerarem as ramificações da tomada de decisões de compra de negócios importantes. De um novo aluguel de prédio a veículos da empresa, grandes despesas podem ter um impacto significativo no fluxo de caixa mensal. Ao monitorar a contabilidade de sua empresa regularmente, você pode tomar uma decisão informada sobre a compra de novos ativos para sua empresa.

Acompanhamento de despesas

A contabilidade ajuda você a controlar suas despesas comerciais. Esteja você participando de conferências do setor ou abastecendo seu veículo para fazer visitas de vendas, monitorar suas despesas comerciais é uma parte essencial de possuir uma empresa.

Pequenas despesas podem aumentar com o tempo. Por isso, um empresário inteligente rastreia essas despesas diariamente por meio de seu software de contabilidade. É uma boa prática tirar uma foto de cada recibo que você recebe e enviá-lo diretamente para o seu software de contabilidade.

Monitoramento da saúde financeira

A contabilidade ajuda você a monitorar a saúde de sua empresa. Despesas demais sem um fluxo de caixa adequado significa problemas para qualquer empresa. Se a contabilidade detalhada não faz parte do seu modus operandi, como você saberá se sua empresa está tendo sucesso ou não? Investir em contabilidade detalhada ajuda você a manter o controle sobre a saúde financeira da sua empresa.

Decisões sobre funcionários

Registros contábeis precisos também podem ajudá-lo a tomar decisões sobre funcionários. Saber quando contratar pessoal adicional ou quando dispensar funcionários pode significar a diferença entre ter um ano lucrativo e estar no vermelho ou não.

Quando você entende quanto sua empresa está gastando em folha de pagamento (incluindo impostos sobre a folha de pagamento), está mais bem preparado para tomar decisões de crescimento para sua empresa.

Cumprimento das obrigações

A contabilidade também ajuda a manter registros precisos para que você recolha os impostos e cumpra suas obrigações legais – incluindo a entrega de todas as declarações fiscais e contábeis. Ou seja, contabilidade não apenas ajuda a expandir sua empresa, mas também ajuda a prevenir eventos prejudiciais, como auditorias fiscais.

Análise do crescimento do negócio

A capacidade de monitorar o crescimento dos negócios é um dos principais benefícios da contabilidade pode auxiliar na gestão da empresa. Quando você conhece seus ativos, passivos e receitas disponíveis, pode acompanhar facilmente o crescimento de sua empresa. Você saberá se as metas de vendas estão sendo cumpridas, se suas estratégias de mídia social e marketing de conteúdo estão funcionando e se suas obrigações de contas a receber e contas a pagar estão sendo cumpridas.

Visão clara sobre a lucratividade

O controle é outro aspecto importante da contabilidade pode auxiliar na gestão da empresa. A contabilidade avalia o trabalho de todas as unidades da empresa e tira conclusões relacionadas ao desempenho financeiro. Dessa forma, você fica sabendo os motivos do prejuízo e do lucro gerado por seus departamentos. Nessas circunstâncias, é muito mais fácil para os executivos seniores reduzir os custos operacionais.

Por exemplo, é possível cortar salários em departamentos com baixo desempenho ou reduzir o número de funcionários. Por outro lado, também é possível investir em aspectos que se revelem altamente rentáveis, aumentando a rentabilidade total do negócio.

Planejamento em longo prazo

Por fim, a contabilidade também apresenta um grande potencial para detectar padrões financeiros e prever desenvolvimentos futuros. Ela permite que você se mantenha atualizado com as últimas tendências do setor, o que significa que é possível reagir em tempo hábil e implementar estratégias que lhe possibilitem ficar acima dos concorrentes.

Com o poder de planejamento da contabilidade, você também pode criar políticas de negócios de longo prazo. Fazendo isso, você garante que toda a equipe permaneça no mesmo caminho e trabalhe de maneira uniforme para atingir seus objetivos de negócios.

Otimize sua contabilidade com o GCONTÁBIL!

O sistema de gestão GCONTÁBIL permite que você envie, receba e armazene arquivos XML e fiscais automaticamente.

Com a solução web GCONTÁBIL o envio de arquivos XML e fiscais do cliente para o contador é automático. A contabilidade pode acessar as movimentações da empresa de forma on-line, no painel do contador.

Na prática, com o GCONTÁBIL é possível:

Enviar automaticamente arquivos XML

Após a conclusão da venda, os arquivos XML são enviados automaticamente para a nuvem:

•  NF-e de venda;

•  NFC-e;

•  CF-e via SAT para o estado de SP;

•  CF-e via MFE para o estado do CE;

•  NF-e de compra.

Download dos arquivos

Efetuar o download dos arquivos selecionando por mês ou individualmente.

Painel do contador

A contabilidade, através de seu login e senha tem acesso ao painel do contador (página na internet), onde pode cadastrar seus contadores e as empresas vinculadas a ele, desta forma, todos os clientes que utilizam a solução ficam centralizados no mesmo painel, basta selecionar na lista a empresa que deseja consultar.

Enviar automaticamente arquivos fiscais

Os arquivos fiscais SPED e Sintegra também são enviados automaticamente.

Acesso web

Através do painel on-line da solução, os arquivos podem ser acessados pelo contador ou usuário em tempo real e de onde que estiver.

Armazenamento seguro

Os arquivos da sua empresa ficarão armazenados em servidores externos confiáveis, de forma segura e organizada.

Agilidade

Solução eficiente, segura e funcional, que proporciona praticidade diária para o usuário e contador.

Consultas

Para facilitar, os arquivos XML também podem ser buscados conforme o status da venda: autorizadas, canceladas…

Você já sabia como a contabilidade pode auxiliar na gestão da empresa? Quer conhecer melhor as funcionalidades do GCONTÁBIL? Então entre em contato com a nossa equipe!