como fazer automação comercial

Você quer descobrir como fazer automação comercial na sua empresa? Essa é uma ótima forma de simplificar processos, reduzir custos e aumentar a produtividade. Afinal, a tecnologia possui diversas ferramentas para tornar os mais diversos processos automáticos.

Mesmo reconhecendo todo o potencial das novas tecnologias, muitos empresários não sabem exatamente como colocar isso em prática. Por esse motivo, vamos ver neste artigo como fazer automação comercial na sua empresa. Confira!

Como fazer automação comercial na sua empresa?

1. Deixe sua equipe testar e implementar soluções

Encontre a melhor ferramenta de automação e atribua uma equipe responsável por testá-la e implementá-la gradativamente. Você verá que a quantidade de recursos economizados será impressionante e que seus colaboradores logo se sentirão confortáveis para adotar as novas mudanças.

2. Compreenda totalmente o processo que você está automatizando

Se você tentar automatizar um processo existente sem saber como ele funciona é uma fórmula para o fracasso. Reserve um tempo para avaliar o processo e, quando necessário, alterá-lo, principalmente em áreas onde a automação pode otimizá-lo.

3. Ajude sua equipe a adotar a automação

Lembre-se de ajudar a equipe a adotar os novos processos automatizados. A automação perfeitamente projetada só funcionará bem se for adotada pelas pessoas que a utilizam. Mudar é difícil – e a maioria das pessoas não gosta de mudanças, mesmo que isso torne seus empregos e suas vidas mais fáceis. Portanto, para garantir o sucesso, lembre-se de incluir o gerenciamento de mudanças e o treinamento em qualquer automação de fluxo de trabalho que você apresentar.

4. Calcule o retorno sobre investimento da automação

A automação nem sempre é fácil. Certifique-se de estimar a economia de tempo / custo que a automatização de um processo proporcionará e compare com o tempo / custo que levará para realmente automatizar esse processo.

Se você investir tempo / dinheiro agora, o tempo necessário para recuperar esse investimento é aceitável? Certifique-se de priorizar a automação dos processos que economizam mais tempo e têm o maior retorno sobre investimento.

5. Pense a longo prazo

Ao automatizar, considere o que fará mais sentido a longo prazo. Certifique-se de que qualquer solução que você empregar tenha flexibilidade para crescer e se adaptar a futuras mudanças em seu processo de desenvolvimento. O pior é se tornar dependente de uma solução que você tem limitado ou nenhum controle sobre.

6. Trabalhe de trás para frente a partir de seu fluxo de trabalho ideal

Muitos projetos de automação ficam fora de proporção e ultrapassam o orçamento. É importante definir uma visão clara de como será o estado final da automação e como se comportará e, em seguida, retroceder na definição das fases de entrega necessárias para resolvê-la. Isso torna difícil para o projeto cair no esquecimento e define expectativas claras para todos os envolvidos desde o início.

7. Considere os riscos de segurança da automação

Ao avaliar como fazer automação comercial, você precisa ter a visão de que tudo o que é automatizado e digitalizado pode ser hackeado. A automação torna as tarefas com um clique mais fáceis e mil vezes mais rápidas para você – também faz o mesmo com o invasor mal-intencionado. Esteja atento à segurança e planeje adequadamente buscando soluções seguras.

8. Busque soluções prontas

Quando você quiser automatizar um processo, pesquise o que está disponível antes de decidir construir o seu próprio. Usar o que já está disponível economiza tempo e dinheiro. E nos negócios, tempo é dinheiro, então você precisa agir rápido. Aproveite o máximo de soluções prontas que puder, conecte-as e teste se elas funcionam.

9. Vá devagar e priorize

Automatizar o fluxo de trabalho exige muito tempo e recursos iniciais, e ambos serão recuperados exponencialmente se fizer isso da maneira certa. Há também uma curva de aprendizagem íngreme envolvida, então comece criando uma lista de quais medidas terão o maior impacto na empresa e, em seguida, priorize quanto trabalho / esforço / risco está envolvido na implementação de cada uma.

10. Mantenha padrões de controle de alta qualidade

A automação, como qualquer sistema de computador, terá bugs. Às vezes, esses bugs são omissões óbvias e, outras vezes, são “casos extremos”, resultantes de condições de limite improváveis. Você deve submeter seus procedimentos de automação ao mesmo grau de controle de qualidade que faria para o desenvolvimento de seu produto. Depois que seu projeto de automação for implantado, monitore e meça sua eficácia para garantir que funcione conforme o esperado.

11. Comece Simples

A automação é um pouco como cavar um túnel: você não sabe no que vai dar de cara. É melhor começar com algo útil, mas simples. Você evitará perda de tempo e recursos, mas aprenderá muito sobre sua organização e infraestrutura. Leve essas lições adiante, usando uma abordagem incremental, e você maximizará seus ganhos de produtividade enquanto se prepara para projetos maiores.

Conheça as soluções de automação comercial da GDOOR!

Você gostou das dicas de como fazer automação comercial na sua empresa? Esse processo certamente se torna mais simples quando você encontra um parceiro confiável – como a GDOOR.

Com mais de 13 anos de atividade, a GDOOR é uma empresa especializada no desenvolvimento de confiáveis, práticas e com qualidade, homologadas em todos os estados brasileiros.

Possuímos uma política comercial diferenciada, que possibilita nossa experiente e capacitada equipe de consultores trabalhar exclusivamente com o revendedor, pois não efetuamos vendas ao usuário final. Hoje contamos com mais de 1800 revendedores e 28 mil usuários em todo Brasil, que também podem contar com nossa equipe de suporte técnico altamente qualificada.

Nossas soluções atendem MEI, Micro e Pequenas empresas de diversos setores do comércio, atacado e varejo.

•  Comércio em geral;

•  Bares, restaurantes e similares;

•  Prestadores de serviços;

•  Vendas externas;

•  Pequenos transportadores;

•  Produtor rural.

Entre nossas funcionalidades estão o gerenciamento financeiro, controle de estoque e emissão de documentos fiscais: NF-e, NFS-e, NFP-e, CT-e, CT-e OS, MDF-e, NFC-e, SAT, MFE e Cupom Fiscal. Além disso, atendemos TEF Discado, Dedicado, PAY&GO, SPED Fiscal, Sintegra e muito mais.

Você gostou das dicas de como fazer automação comercial na sua empresa? Quer conhecer melhor as soluções da GDOOR? Então entre em contato com a nossa equipe!