Você quer usar o Facebook na loja de informática para vender mais? Certamente essa é uma ótima estratégia para otimizar os resultados conquistados. Afinal, grande parte dos seus potenciais clientes estão ativos diariamente no Facebook.
Não é por acaso que as estatísticas do Facebook são tão promissoras:
• 20% das vendas de comércio eletrônico vêm do Facebook
• 7-10% de aumento no valor médio do pedido para transações do Facebook em relação às lojas na web
• 2-4% é a taxa de conversão média no Facebook – muito parecidas com as lojas da web
Quer aproveitar todas as oportunidades dessa rede social? Então confira como usar o Facebook na loja de informática para vender mais!
7 dicas para usar o Facebook na loja de informática para vender mais
1. Crie uma página de negócios popular no Facebook
Todos sabem que a primeira e mais simples coisa para começar com o Facebook é criar uma página comercial. Isso não é nada difícil, você pode criar facilmente uma página de negócios no Facebook em um minuto. O verdadeiro desafio é como construir um perfil popular com milhões de seguidores que poderiam ser seus clientes em potencial.
Uma página do Facebook é onde você pode construir uma comunidade de fãs de sua marca, elevar a voz de sua marca, educar seu cliente e, claro, vender diretamente para quem está interessado em seus produtos.
O segredo é que você precisa aumentar os seguidores de sua página todos os dias, gerenciar seu conteúdo de forma estratégica e criativa para manter o interesse deles em sua página. Construa uma página perfeita com elementos otimizados ao máximo, estabeleça um volume-alvo de seguidores para alcançar e elabore um plano de curadoria de conteúdo criativo.
2. Transforme o Messenger em um canal de atendimento ao cliente
As pessoas estão conversando no Facebook mais do que em qualquer outro provedor de mensagens. O Facebook está até desenvolvendo seu chatbot de e-commerce para transformar o Messenger em um canal de vendas. Portanto, acreditamos que é sensato adicionar o Messenger à sua lista de canais de suporte ao cliente.
Como seria se você entrasse em uma loja, visse uma janela pop-up de bate-papo que pede para você enviar qualquer mensagem, e então alguém da equipe respondesse diretamente na sua caixa de entrada, de forma muito pessoal e instantaneamente? Trata-se de um atendimento de ótima qualidade que faz com que você goste dessa empresa, não é?
3. Escreva anúncios épicos no Facebook
Postar no Facebook não é mais suficiente para as marcas crescerem, porque as postagens só podem atingir seus seguidores atuais. A fim de direcionar mais público potencial para vender no Facebook, torná-los seus fãs e convertê-los em seu site, você precisa executar anúncios no Facebook.
Você não precisa ser um redator ou designer profissional para criar belos anúncios inspiradores no Facebook que podem transformar os usuários em seus seguidores. Lembre-se apenas desses princípios ao projetar a imagem e o texto de seus anúncios:
• É visualmente atrativo
• É relevante para o seu público
• Inclui pelo menos um valor atraente para seus clientes-alvo
• Tem uma chamada para ação (CTA) clara
Os anúncios do Facebook podem estar em vários formatos (uma ou várias fotos, vídeo), ficar em diferentes posições (feed de notícias, coluna da direita, celular). Certifique-se de saber o que e onde seu público-alvo prefere ver, para que você possa exibir seus anúncios para eles da forma mais atraente, no momento certo e no lugar certo.
4. Postagens patrocinadas
Antes de anunciar no Facebook, você deve entender a diferença entre anúncios do Facebook e postagens patrocinadas – os 2 canais de publicidade diferentes do Facebook.
Enquanto os Anúncios do Facebook são anunciados, a postagem patrocinada é algo entre uma postagem normal e um anúncio. Se você tiver uma notícia ou anúncio que deseja que todos os seus seguidores saibam, pode selecionar a promoção dessa postagem para que alcance tantos seguidores quanto seu orçamento permitir.
Enquanto os Anúncios do Facebook podem ser fáceis de negligenciar, já que as pessoas sabem que é um anúncio, as postagens promovidas do Facebook são como as postagens normais, exceto que têm um pequeno texto “Patrocinado”. Em comparação com os anúncios do Facebook, é mais simples de lançar e muito eficaz para aumentar o conhecimento da marca.
5. Incentive os clientes a compartilharem sobre você em suas contas do Facebook
Os anúncios custam muito dinheiro para manter. Para uma loja de informática que tem orçamentos apertados para anúncios, existe uma solução alternativa que ainda pode ser eficiente – mas custa muito menos do que os anúncios: as publicações de seus seguidores.
Quando os clientes adicionam alguns itens ao carrinho, eles mostram interesse genuíno por esses itens (mas não necessariamente que irão comprar). Neste momento, você pode exibir um pop-up que oferece um brinde, um desconto ou um cupom de frete grátis caso compartilhem os itens escolhidos no Faceboo.
Ao ter seus produtos compartilhados nos perfis sociais dos clientes, você terá sua marca promovida nas redes de amigos deles. Aqueles que clicam na postagem compartilhada e visitam seu site são tráfego de indicação social trazido a você por seus clientes – e também podem se tornar indicadores da sua marca.
6. Crie uma loja no Facebook
Os usuários do Facebook gastam 1,5x mais online do que outros usuários da internet, de acordo com a Digital Intelligence Today. Você não pode parar na construção de uma página de fãs para promover seus produtos lá se quiser construir uma loja de informática de sucesso. Em vez disso, traga seus produtos para o Facebook criando uma Loja do Facebook.
A Loja do Facebook tem uma lista de produtos com preços exatamente como em uma loja da web. Quando você clica em um produto para visualizá-lo, ele redireciona para a página do produto no site da loja, direcionando o tráfego do Facebook diretamente para o seu site. E como as taxas de conversão dos compradores online do Facebook estão aumentando, a taxa de conversão inteira aumentará como resultado.
7. Ofereça ofertas exclusivas para seus fãs no Facebook
Você sabia que 42% dos fãs curtem uma página no Facebook para que possam obter um cupom ou desconto? Se você já tem uma loja de informática online e encontra no Facebook outro ponto de distribuição em potencial e uma extensão da sua loja, oferecer ofertas exclusivas para seus seguidores no Facebook fará com que eles voltem e sejam seus fãs leais.
Considere oferecer alguns tipos de incentivos, como um cupom de desconto, brinde ou ofertas ‘Compre 1, Leve 2’ para qualquer pessoa que curtir sua página. Você ficará surpreso com a rapidez com que a notícia de tais ofertas especiais se espalhará para outras pessoas, que são altamente propensas a “curtir” sua página do Facebook para obter as ofertas.
Você gostou das dicas de como usar o Facebook na loja de informática para vender mais? Como você costuma explorar essa rede social? Deixe o seu comentário!