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Projeto de Loja de Informática Pequena

Você sabia que pode utilizar o WhatsApp na loja de informática para gerar mais oportunidades de vendas? Trata-se de uma alternativa de chat ao vivo que pode ajudar a reduzir a rotatividade de clientes e aumentar suas conversões.

O WhatsApp está alinhado com o estilo de vida dos consumidores atuais – que desejam realizar compras e resolver seus problemas com praticidade usando seu smartphone. Com mais de dois bilhões de usuários em todo o mundo e taxas de abertura de 98%, o WhatsApp é o canal ideal para se comunicar com seus clientes.

Neste artigo vamos ver como envolver os clientes existentes e em potencial, aproveitando os benefícios do WhatsApp para vendas. Confira!

Os benefícios do WhatsApp para vendas

Veja quais são os principais benefícios do WhatsApp na loja de informática:

•  Facilidade na comunicação. O WhatsApp permite que você se comunique com os clientes em um canal que eles já estão usando. Isso torna mais fácil e conveniente entrar em contato com sua loja de informática.

•  Alcance. O WhatsApp é utilizado por uma grande parte da população brasileira. Por conta disso, trata-se do canal de comunicação ideal para aumentar o alcance das suas ações.

•  Velocidade. Uma das maiores frustrações do cliente são as filas de espera intermináveis e o atraso nas respostas. Com o WhatsApp, você pode simplificar toda a comunicação – dando respostas em tempo real.

•  Privacidade. O WhatsApp oferece criptografia de ponta a ponta, tornando-se a escolha segura para clientes que desejam enviar mensagens às empresas. Além disso, é uma alternativa livre de spam.

6 dicas para vender mais com WhatsApp na loja de informática

1. Use o aplicativo WhatsApp For Business em vez do WhatsApp normal

O WhatsApp Business é um aplicativo Android de download gratuito desenvolvido pensando no pequeno empresário. Com o aplicativo, as empresas podem interagir com os clientes facilmente usando ferramentas para automatizar, classificar e responder rapidamente às mensagens.

Este aplicativo chegou com muitos benefícios e recursos incríveis para empresas de pequeno e grande porte. Aqui estão alguns dos benefícios do aplicativo WhatsApp Business:

•  Perfil da empresa: crie um perfil de empresa com informações úteis para seus clientes, como endereço, descrição da empresa, endereço de e-mail e site.

•  Respostas rápidas: as respostas rápidas permitem que você salve e reutilize mensagens que envia com frequência para que possa responder facilmente a perguntas comuns em um piscar de olhos.

•  Mensagens automatizadas: defina uma mensagem de ausência quando você não puder responder para que seus clientes saibam quando esperar uma resposta. Você também pode criar uma mensagem de saudação para apresentar sua empresa aos clientes.

•  Estatísticas de mensagens: acesse métricas importantes, como quantas de suas mensagens foram enviadas, entregues e lidas com sucesso.

2. Crie uma personalidade de marca atraente para o WhatsApp

O WhatsApp é um aplicativo de mensagens onde as pessoas conversam com seus familiares e amigos. É uma forma de discutir coisas realmente pessoais. Por isso, a primeira estratégia de usar o WhatsApp para promover seu negócio é personalizar e criar uma personalidade de marca atraente. Afinal, ninguém gosta de conversar com nomes de empresas impessoais.

Como você pretende usar o WhatsApp como uma ferramenta para chegar aos clientes, eles devem ser capazes de identificar sua marca rapidamente. Mais do que isso, você deve criar uma personalidade de marca envolvente que represente sua marca.

Suponhamos que sua marca tenha uma seção de atendimento ao cliente que atenda às reclamações e dúvidas dos clientes, você pode criar um número dedicado para este fim. Este número pode ser gerenciado por uma pessoa real para que haja um sentimento humano.

Muitas vezes, empresários ocupados acham fácil interagir com essa pessoa no WhatsApp, trocando fotos de produtos nos quais estão interessados, fazendo perguntas e até concordando em pagamentos, prazos de entrega e muito mais.

3. Crie um banco de dados de contatos

Você precisa do maior número possível de números de clientes para criar uma lista de pessoas a quem contatar. Porém, você precisa do número do telefone dessas pessoas antes que possa enviar uma mensagem no WhatsApp, não é?

Para construir uma base de contato de usuários, você precisa oferecer a eles algo de valor em troca do número de telefone. Pode ser uma promoção, um brinde, um serviço gratuito ou informações valiosas. Depois disso, você tem condições de continuar nutrindo esse relacionamento até o momento da venda.

4. Aproveite o recurso de status do WhatsApp

No status WhatsApp, você consegue ver o que está acontecendo na vida dos seus contatos – de uma forma muito semelhante aos stories do Instagram. E essa também pode ser uma ferramenta de vendas para sua loja de informática.

Na atualização de status, além de compartilhar fotos e acontecimentos ao seu redor, você pode fazer  ‘anúncio em flash’ para o seu negócio. Como esse status fica disponível por 24 horas para seus contatos, é uma ferramenta útil para destacar seu trabalho, lançamentos ou promoções.

5. Compartilhe códigos promocionais

Com o recurso status ou criando grupos com seus clientes, você pode criar códigos promocionais especiais que seus clientes podem compartilhar para resgatar em sua empresa. Isso pode incluir uma venda rápida de duas horas ou um dia especial para gerar tráfego e criar buzz.

6. Ofereça suporte pós-venda

O relacionamento com o cliente não termina depois que eles fazem uma compra. Em algum momento, todos compraram um produto que não atende às suas necessidades ou que não sabem como usar.

Se um cliente tiver que passar por cima de obstáculos para buscar um reembolso ou buscar assistência para o produto, ele dificilmente voltará a procurar sua loja de informática no futuro.

O WhatsApp é uma maneira fácil de fornecer suporte pós-venda aos seus clientes, sem que eles sofram a frustração de longas filas de espera ou informações repetidas.

Para produtos que não requerem conhecimento técnico, você pode oferecer suporte tutorial em forma de mensagem automática. Além disso, os pedidos de reembolso também podem ser processados rapidamente, sem a troca de e-mails.

Ao fornecer um bom suporte pós-venda pelo WhatsApp, são maiores as chances de fidelizar clientes e gerar mais vendas recorrentes no futuro!

Você já sabia como explorar o WhatsApp para aumentar as vendas da sua loja de informática? Ficou com alguma dúvida? Deixe o seu comentário!