O WhatsApp para empresas tem se tornado um fenômeno. Como um dos aplicativos mais utilizados no mundo, o App está consolidado em nosso país.
No Brasil, já parece impossível ter um celular e não usar o recurso de conversas: estima-se que haja mais de 147 milhões de usuários apenas no país.
Mas já pensou em utilizar a versão do aplicativo para empresas?
O WhatsApp para empresas deixou de ser uma tendência para se tornar algo praticamente obrigatório no atendimento ao público.
Entenda mais sobre seu funcionamento, os benefícios que ele vai proporcionar ao seu negócio e por fim, se vale a pena implementar.
O que é WhatsApp para empresas?
É o uso do WhatsApp no meio corporativo para interagir com o cliente, resolver dúvidas e aumentar as vendas.
Para pequenas e médias empresas, é essencial contar com o WhatsApp Business, uma versão corporativa do aplicativo.
Além de permitir a interação direta e em tempo real, o App traz uma série de recursos que facilitam o atendimento e permitem uma estratégia de marketing muito mais inteligente.
Por que investir em um WhatsApp para empresas?
Entenda agora por que usar o aplicativo pode trazer uma série de benefícios para o negócio:
Criação de perfil comercial
O WhatsApp para empresas não funciona da mesma forma que o de uma pessoa física.
Com a versão Business, o negócio pode criar um perfil corporativo no App e criar ainda mais autoridade digital — afinal, ele é um elemento fundamental na estratégia de marketing para divulgar seu serviço ou produto e conseguir mais clientes.
Com o perfil, a empresa tem acesso a uma série de recursos importantes:
- Endereço físico com geolocalização pelo Google Maps;
- Carrinho de compras para a aquisição de diversos itens;
- Catálogo de produtos separados por categorias;
- Bio resumida sobre o negócio;
- Horário de funcionamento;
- Segmento de atuação;
- Site ou link de compra.
Rapidez na comunicação
Hoje, o público já não tem mais tempo ou vontade de parar em frente ao telefone e ficar horas tentando resolver o problema.
Com o WhatsApp para empresas, seu público tem uma interação muito mais rápida com o negócio, lado a lado com a tendência de comportamento dos consumidores.
Além disso, ele pode resolver o problema, tirar dúvidas e adquirir o produto desejado enquanto faz outras atividades, como ocorre com uma conversa comum no aplicativo.
Mensagens instantâneas
Não pode atender no momento? Não tem problema! O WhatsApp para empresa conta com o recurso de mensagens instantâneas, que pode atuar de diversas maneiras:
- Separe os clientes por tipos de dúvida (por exemplo: ‘Digite 1 para dúvidas, 2 para assuntos financeiros’, etc);
- Responda nos horários fora de funcionamento da empresa;
- Encaminhe links de compra caso o cliente queira fazer alguma aquisição.
Outra vantagem é que as mensagens podem ser programadas.
Por exemplo: se houver uma promoção em determinado período na sua empresa, você pode enviar uma mensagem para todos os contatos de uma determinada classificação ao mesmo tempo.
Assim, não será preciso recorrer ao trabalho maçante de mandar mensagens um a um — com uma simples programação, todos vão receber.
Etiquetas
O WhatsApp para empresas também permite a classificação dos contatos com etiquetas, que permitem que você diferencie as conversas da maneira que achar melhor.
Por exemplo: contatos com dúvidas, críticas, que fizeram uma compra na loja física, que compram online.
Isso, como vimos anteriormente, é fundamental para ações de marketing e conversão de leads em clientes.
Chatbot
Outra tecnologia indispensável para uma empresa é o chatbot, uma espécie de robô que conversa com o cliente e pode resolver diversas dúvidas dele sobre o seu negócio.
Esse recurso é uma ótima pedida para quem deseja manter a empresa “ativa”, mesmo quando não houver atendente online no momento.
Outra vantagem é que o chatbot é capaz de executar diversos atendimentos ao mesmo tempo.
Portanto, seus clientes não ficarão esperando por horas para resolver um problema. Além disso, ele segmenta por categorias.
Alguns usuários terão seus problemas resolvidos pela tecnologia, enquanto outros serão encaminhados para atendimento humano.
É uma forma de otimizar recursos e fidelizar seu público.
Otimização de compra
A empresa também pode utilizar o WhatsApp para empresas para divulgar e vender seus produtos pelos status, que funcionam como os “stories” do aplicativo.
O cliente pode perguntar pelo produto e já receber o link de compra.
Como visto, o perfil corporativo no WhatsApp pode ter o link do site de vendas, a criação de álbuns de produtos e um botão de carrinho de compras.
Outro detalhe importante é a possibilidade de enviar diretamente o catálogo, que você verá a seguir.
Envio de catálogo
Sua empresa trabalha com catálogo de produtos?
Como visto, ele pode estar presente no próprio perfil no WhatsApp para empresas.
Contudo, se ele for disponibilizado em formato PDF, você também pode enviar para sua lista de clientes.
O ideal é que você obtenha permissão de envio antes de mandá-lo para o potencial cliente.
Além disso, é preciso que já tenha havido alguma interação para ele saber que se trata do número da sua empresa.
WhatsApp Web
Quem precisa resolver uma série de pendências em frente ao computador pode não olhar as notificações na hora necessária.
No entanto, isso não é mais um problema.
O WhatsApp para empresas também conta com acesso pelo navegador.
Por isso, o gestor pode abrir o aplicativo e conectá-lo via WhatsApp Web usando um QR Code.
Outra vantagem é a maior facilidade para copiar e colar mensagens para a criação de relatórios.
Não é mais necessário passar as mensagens do celular para outro local até chegar ao desktop, tudo estará disponível lá.
Além disso, recentemente foi implementada uma mudança importante: uma vez conectado no WhatsApp Web, ele funciona independentemente do seu dispositivo original.
Isso garante, por exemplo, que um problema de conectividade à internet do seu celular, não irá comprometer o seu acesso ao WhatsApp. Muito bom, não é?
Estatísticas
O WhatsApp Business também conta com relatórios completos de cada atendimento realizado.
Por isso, é possível fazer uma análise de todo o relacionamento com o cliente dentro do App.
Além disso, o gestor também pode observar quais mensagens foram realmente lidas pelos contatos.
Conta verificada
Muitas vezes a empresa tenta entrar em contato com o cliente, mas por não saber quem está do outro lado, o usuário fica com receio de que seja golpe.
Para evitar esse tipo de problema, o WhatsApp criou selos de verificação que comprovam se tratar de um número corporativo.
Não é qualquer WhatsApp para empresas que consegue esse selo.
Para garantir o seu, a empresa deve utilizar o WhatsApp Business API, uma versão do aplicativo para médias e grandes empresas.
Essa versão do App só está disponível para empresas que fazem parcerias com provedores de soluções globais (Solution Partner ou Solution Provider) que possam desenvolvê-la legalmente.
Viu como o WhatsApp para empresas é essencial para atrair e aumentar seu público?
Dessa forma, enfim, concluímos que a implementação do WhatsApp na sua empresa vale, e muito, a pena!
Sua estratégia, no entanto, não pode se resumir ao aplicativo, certo? O que você tem feito para fidelizar clientes?