Qual a importância de ter um sistema de gestão para supermercados?

Um sistema de gestão para supermercados traz eficiência e agilidade a esse importante setor. Conheça o sistema de gestão para supermercados da GDOOR.
sistema de gestão para supermercados

Se você é proprietário, diretor de operações ou gerente de um supermercado, essa conversa é para você! Isso porque você sabe das dificuldades que encontra para deixar tudo em ordem sem um sistema de gestão para supermercados.

Essa ferramenta tecnológica contribui para o andamento dos trabalhos. Inclusive, com a rotina diária de comércios e negócios dos mais variados setores, inclusive do setor alimentício e redes de supermercados.

O sistema de gestão para supermercados é extremamente eficiente e funcional em diversas áreas dessa atividade. Veremos no artigo de hoje sobre a automatização da gestão de tarefas em supermercados.

Benefícios da automação de processos

São muitos os benefícios encontrados por empreendedores que implementam a automação da gestão de processos em seus negócios.

Entre os principais, listamos:

  • Garantia de mais tempo para equipes e colaboradores;
  • Diminuição dos custos;
  • Aumento da produtividade;
  • Assertividade em processos e diminuição de erros.

É possível verificar a diferença das dinâmicas de empresas que apostam no uso de ferramentas tecnológicas de gestão, daquelas que optam por permanecer nos mesmos recursos utilizados há décadas.

E não somente na dinâmica. A implementação de um sistema de gestão otimiza também a rotina de tarefas das equipes de trabalho. Assim, garante mais tempo para todos os colaboradores realizarem as atividades menos repetitivas diminuindo. 

Seu objetivo é que as chances de erro por fatores humanos reduzam e, consequentemente, aumente a produtividade das empresas.

Os benefícios de um sistema de gestão para supermercados

Citamos a implantação de um sistema de gestão no âmbito de micro e pequenas empresas dos mais variados ramos. Por exemplo, comércio, lojas, hotéis e pousadas, restaurantes, entre outros setores da economia.

Para a rotina de supermercados, a opção por um sistema de gestão é uma decisão que visa otimizar muitos processos importantes que colaboram para fortalecer a imagem da marca e o relacionamento com o cliente.

Isso porque, assim como outros tipos de atividades, a gestão de um supermercado deve ser feita com total atenção.

sistema de gestão para supermercados

O setor supermercadista atua com preços variados e flutuantes, aplicação de descontos e estoque em constante movimento. Além disso, soma-se ao processo a entrada e saída de colaboradores e outras realidades inerentes à atividade.

Esse é um modelo de negócio que tem grande capacidade de expansão, podendo difundir a marca para outras localidades. Já imaginou seu supermercado virando uma rede nacional?

Sendo assim, é necessário que a gestão de cada uma das unidades seja feita com total profissionalismo e padronização. Mesmo que sendo, muitas vezes, operada de um único ponto, a matriz, localizada a quilômetros de distância de suas filiais.

Para o sucesso do negócio é preciso que se estabeleça um padrão de fornecedores, atendimento e reposição de estoque. O cuidado também deve passar pela precificação, entre outras coisas que demandam tempo e profunda responsabilidade.

Este tipo de trabalho, mecanizado e repetitivo, deve ser realizado não por seres humanos, mas por ferramentas tecnológicas. O ideal é que sejam opções próprias para este fim.

Desta forma, reduz-se os custos, já que os colaboradores podem ser realocados para outros setores. Com esta movimentação, seu time será mais aproveitado na realização de outras atividades mais humanizadas e colaborativas. Como, por exemplo, o atendimento ao cliente e o pós-venda.

O contato olho-a-olho deve ser promovido e incentivado, tanto entre os membros da equipe que trabalham no supermercado, quanto da equipe em relação aos clientes.

Setores do supermercado que podem ser automatizados

Entre os muitos setores que são passíveis de serem automatizados, estão:

  • Setor financeiro;
  • Gestão de estoque e Controle de validade;
  • Cadastro de pessoas.

Explicaremos abaixo um pouco mais sobre a automação de cada um deles.

Setor financeiro

Uma área extremamente delicada e fundamental de todo comércio, o setor financeiro é uma parte indispensável das atividades de um supermercado.

É ele que controla o fluxo de caixa, computando entradas e saídas de recursos. Portanto, deve ser feito com a máxima responsabilidade, eficiência e transparência.

Além disso, com um inteligente sistema de gestão para supermercados é possível facilitar e agilizar o pagamento por meio de PIX. Ou, se desejar, da tecnologia de QR Code, agregando valor à sua marca e gerando satisfação do consumidor.

Por isso mesmo, a indicação é que a diretoria escolha um sistema de gestão para supermercados eficiente e profissional. Opte por algum que realize as tarefas deste setor.

Gestão de estoque e controle de validade

O tempo de resposta é uma importante preocupação para supermercados. O motivo é porque muitos clientes abandonarão a marca se procurarem determinado produto nas prateleiras e não o encontrarem.

A gestão completa de estoque e o controle da validade estão intimamente ligados. Em conjunto com outros setores, são responsáveis por garantir a satisfação do cliente e a entrega imediata dos produtos.

O controle de validade é um dos pontos fundamentais na comercialização de produtos em supermercados. Ele deve ser garantido pelo vendedor, a fim de assegurar sua integridade e qualidade, não oferecendo riscos à saúde dos consumidores.

Cadastro de pessoas

Clientes, fornecedores, transportadores e afins são atores importantes na cadeia de comercialização de supermercados.

O cadastro destas pessoas deve ser feito de maneira rápida, funcional e eficiente, sendo uma ferramenta fundamental para ser utilizada pelas equipes de vendas, pós-vendas e marketing, por exemplo.

Campanhas, clubes de fidelidade, descontos e outras ações de marketing, divulgação e promoção devem ser realizadas de maneira assertiva e focada nos interesses de cada um dos stakeholders.

Além destes, o faturamento, o cadastro de produtos e demais relatórios também são áreas passíveis de serem automatizadas, liberando quadros importantes das empresas para a realização de atividades menos repetitivas e mecanizadas.

Ferramentas tecnológicas e sistema de gestão para supermercados

É importante que o sistema de gestão para supermercados escolhido apresente importantes contribuições para o dia-a-dia da gestão do negócio.

Por isso, é fundamental que o interessado conheça ferramentas tecnológicas e softwares que ajudem a empresa a reduzir custos, aumentando a lucratividade e otimizando os recursos e o tempo.

Conheça a GDOOR, empresa especializada em soluções técnicas que facilitam a gestão, e otimizam a operação de micro e pequenas empresas. Sua atuação ocorroe por meio da automação e sistema de gestão para supermercados.

Trabalhando de forma transparente e profissional, oferecemos todo o suporte a nossos clientes, além de vantagens exclusivas para nossos parceiros.

Por isso, cadastre-se em nossa plataforma para receber o contato do nosso time que está preparado para tirar todas as dúvidas e apresentar uma simulação gratuita do software de sistema de gestão para supermercados pelo link.

Últimas do blog

Saiba tudo o que estamos fazendo aqui na Gdoor para aproximar e fazer parceiros
Open chat
Fale com nosso SDR