Processos de um supermercado: 5 ações para agilizar e poupar gastos

Gestão de estoque, controle de validade, cadastro de clientes e fornecedores. Etiquetagem, catalogação de produtos e fluxo de caixa. Esses são alguns dos inúmeros processos de um supermercado que podem ser automatizados para oferecerem melhores resultados.

É muito elevada a demanda e a responsabilidade para se fazer a gestão correta de todas as áreas de um comércio. Os desafios independem do setor de atuação e do tamanho da empresa — seja ela micro, pequena ou grande.

Para garantir o sucesso do negócio, é fundamental que os processos de um supermercado sejam feitos com total agilidade, transparência e eficiência. Tudo isso, garantindo a satisfação dos clientes e, consequentemente, o crescimento das vendas e expansão do negócio.

Por que devo automatizar os processos?

Conforme dissemos, a gestão de processos é uma tarefa extremamente complexa e trabalhosa. Ela deve ser realizada por profissionais capacitados, que conheçam a maioria das demandas e rotinas de todos os setores.

Hoje em dia, porém, é muito fácil tem em mãos ferramentas tecnológicas que auxiliam no gerenciamento dos mais variados processos de uma organização, independentemente do setor em que atua e do mercado que atende.

Atualmente, a contratação de sistemas de gestão automatizados são recomendados pela funcionalidade e pela eficiência que agregam às empresas. Eles atendem comércios de todos os tamanhos, além de possuírem um custo-benefício extremamente atrativo.

São instrumentos que facilitam a rotina das empresas, influenciando positivamente a tomada de decisão dos gestores. Além de tirar a sobrecarga de tarefas de quadros importantes e colaboradores-chave do negócio.

Então, entre as muitas razões para investir em ferramentas de processos automatizados podemos citar:

  • Agrega valor à marca;
  • Atende à demanda com eficiência;
  • Agiliza processos;
  • Aumenta a produtividade;
  • Ajuda na diminuição de desperdícios e custos.

Essas ferramentas de gestão são muito recomendadas, especialmente para auxiliar em processos de um supermercado.

Automatização de processos de um supermercado

Os processos de um supermercado precisam estar sempre atualizados de acordo com a demanda que se apresenta em cada determinado momento. A gestão dos processos de um supermercado precisa estar sempre alinhada com a rotina extremamente ágil própria do setor. O motivo principal é garantir a satisfação do público e o sucesso do cliente.

Porém, muitos supermercados operam com despesas acima de 22% do lucro. Este cenário é extremamente desfavorável para quem pratica essa atividade, já que o número corresponde a até ¼ do total arrecadado pelo comércio.

A ineficiência operacional pode ser um dos principais fatores que levam um supermercado a apresentar esses dados. Isso pode até mesmo inviabilizar a continuidade das operações, obrigando a gestão a fechar as portas.

Entre os fatores que podem prejudicar um negócio, diminuindo os ganhos e aumentando as despesas, estão:

  • A perda de controle do fluxo de caixa;
  • A variação de preços dos produtos;
  • A alternância de fornecedores;
  • Falta de estoque;
  • Desatenção quanto aos prazos de validade dos produtos;
  • Opções deficitárias na forma de pagamento.

Então, a melhor resposta para alterar esse cenário, aumentando a lucratividade e tendo a possibilidade de expandir as atividades, é otimizar os processos de um supermercado. Isso é totalmente possível com a automatização dos recursos na rotina do comércio.

Portanto, é recomendável que proprietários de supermercado se atentem às ferramentas tecnológicas disponíveis no mercado. Estas poderão auxiliar na gestão dos processos de um supermercado.

5 ações para agilizar e poupar gastos

No final das contas, o que todo empreendedor almeja para seu negócio é agilizar os processos. Também, é claro, aumentar as vendas e diminuir as despesas, não é mesmo?

Portanto, aqui vão algumas dicas para a otimização funcional e eficiente de alguns processos de um supermercado, levando em consideração diversos aspectos desse ramo, e o mercado de atuação.

Entre as ações que você pode tomar para melhorar os processos em seu supermercado, listamos:

  1. Automatizar a gestão de estoque e o controle de validade;
  2. Cadastro de fornecedores;
  3. Cadastro de clientes;
  4. Viabilização de novas formas de pagamento;
  5. Fluxo de caixa.

A partir de agora, vamos detalhar cada uma dessas metodologias, demonstrando como é possível aumentar a eficiência dos processos, diminuindo gastos e aumentando a produtividade e o lucro.

Automatizar a gestão de estoque e o controle de validade

Um software para supermercado ajuda a simplificar todas as operações da sua empresa, desde o mapeamento e o rastreamento da quantidade disponível de um produto até a configuração de novos pedidos.

Diferentemente de uma caixa registradora tradicional, um sistema digital possibilita a economia de horas de gerenciamento de estoque e controle de validade dos produtos a cada semana.

Cadastro de fornecedores

Esqueça os caderninhos e as agendas de folhas intermináveis e difíceis de atualizar. Com uma ferramenta tecnológica própria para cadastrar pessoas e empresas, você poderá saber exatamente quem são e onde estão cada um dos seus fornecedores.

Em caso de necessidade de substituição de um produto, um serviço ou mesmo de um fornecedor, o software de gestão permite que a atualização e as modificações sejam realizadas instantaneamente e com muita facilidade e rapidez.

Cadastro de clientes

Assim como ocorre no cadastro de fornecedores, para clientes é o mesmo procedimento. Lembrando que possuir os dados de seus clientes é a maior riqueza que sua empresa pode ter.

Com um sistema automatizado, seu supermercado terá dados precisos e sempre atualizados de endereço, telefone, e-mail, redes sociais e outros contatos dos clientes e parceiros, além de saber outras informações, como preferências de produtos e marcas, últimas compras, entre outros.

Viabilização de novas formas de pagamento

Cada cliente tem uma preferência quanto à forma de pagamento de uma conta. Enquanto uns preferem dinheiro, outros optam por cartão. Há ainda quem prefira utilizar outras tecnologias, como o PIX. Quanto mais opções de pagamento seu comércio possuir, melhor será para o cliente.

Com um software próprio para pagamentos via QR Code, seu supermercado estará à frente da concorrência, já que permitirá mais opções diferenciadas de pagamento.

Fluxo de caixa

Assim como em qualquer outro segmento, o fluxo de caixa do setor supermercadista deve ser feito com total eficiência, responsabilidade e transparência.

A atuação de ferramentas tecnológicas torna-se imprescindível para a execução de tarefas repetitivas, como entradas e saídas de recursos, vencimentos de colaboradores, pagamentos de contas e despesas, etc.

Gpro: conheça a ferramenta de automatização de processos de um supermercado

Se você se interessou por trazer mais agilidade e eficiência para o seu negócio, evitando perdas desnecessárias e otimizando os recursos, conheça o Gpro, um software de gestão para supermercado que vai te auxiliar nos mais variados processos.

Com o Gpro você tem mais eficiência e maior precisão para diversas tarefas e processos de um supermercado, com extrema facilidade de uso e aplicabilidade na rotina do seu negócio.

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