Definir preços na loja de informática pode parecer um jogo de adivinhações. Mas, acredite ou não, existem alguns fatores-chave que você deve considerar para ajudá-lo a definir o preço certo para o seu negócio. Existem também várias estratégias diferentes que você pode usar que o ajudarão a determinar o preço ideal para atrair os clientes certos e obter o maior lucro.
Todos nós sabemos: o preço do produto é crucial no momento da compra. É por isso que o preço é um tema tão assustador para muitos empreendedores. O modo como você define o preço de seus produtos pode influenciar seu fluxo de caixa, margens de lucro, volume de vendas e até mesmo sua marca.
Para ajudá-lo a superar esse desafio, vamos conferir algumas dicas para definir preços na loja de informática. Acompanhe logo a seguir!
6 dicas para definir preços na loja de informática
1. Faça pesquisa de mercado
Em seu mercado, familiarize-se com seus clientes-alvo, sua concorrência, características de mercado e as últimas tendências.
Identificar o que é mais importante para seus clientes-alvo – por exemplo, faixa de preço, conveniência ou qualidade – ajudará você a definir seus preços e montar uma estratégia de marketing.
Entender o que já existe em termos de concorrência pode fornecer uma estimativa aproximada de uma faixa de preços típica.
Finalmente, tendências como o aumento da demanda ou a introdução de novas tecnologias podem impactar onde você define seus preços.
2. Descubra os custos fixos e variáveis da sua empresa
Depois de ter um conhecimento sólido do mercado, faça algumas reflexões sobre o seu negócio.
Comece com seus custos. Anote tudo em que você gasta dinheiro como negócio. Seus custos geralmente se enquadram em duas categorias: custos fixos e custos variáveis.
• Os custos fixos são os mesmos, não importa quantos produtos você venda. Os exemplos incluem aluguel, seguro, pagamentos de empréstimos e salários de funcionários.
• Os custos variáveis mudam com a quantidade de produtos que você vende. Eles podem incluir embalagem, frete, o valor do seu tempo e o custo dos produtos vendidos (CPV).
É essencial conhecer esses dados antes de definir preços na loja de informática, porque se você não cobrir pelo menos seus custos, seu negócio não conseguirá sobreviver.
3. Considere a elasticidade do preço
A seguir, pense no seu produto e no conceito de elasticidade para entender como a mudança de seus preços pode afetar seu volume de vendas imediato.
Se a demanda por seu produto for elástica, isso significa que as pessoas vão parar de comprá-lo ou mudar para um concorrente se você aumentar demais o preço. Por outro lado, você pode aumentar o preço de um produto inelástico que muitas pessoas continuarão comprando.
Bens de luxo são frequentemente produtos elásticos, enquanto as necessidades básicas são frequentemente inelásticas. Ou seja, aqueles produtos que as pessoas tendem a continuar comprando podem ter um preço maior. Porém, os itens de informática de luxo merecem um cuidado especial. Tome cuidado ao aumentar os preços e monitore de perto os preços de seus concorrentes.
4. Defina suas metas e modelo de negócio
Outra dica para definir preços na loja de informática é decidir quais são seus objetivos de negócios. Onde você deseja estar em termos de receita, lucro e volume de vendas desejado?
Você prefere preços baixos e alto volume de vendas ou preços altos e baixo volume de vendas? Ambos são maneiras viáveis de fazer uma loja de sucesso, mas a jornada de negócios será diferente.
Em segundo lugar, como você deseja que sua marca seja percebida? O preço deve andar de mãos dadas com a estratégia de marca da sua loja e o posicionamento desejado na mente dos consumidores.
Se você vende a preços baixos, posicionará sua loja como um local para comprar produtos baratos e vice-versa. Há um equilíbrio a ser alcançado entre volume e branding. E no momento em que você comete um erro de precificação, está prejudicando sua reputação ou seus lucros.
5. Considere a qualidade dos produtos
Outro fator a considerar ao definir preços na loja de informática é a qualidade que você está fornecendo. Se você estiver comercializando apenas marcas de alta qualidade, convém cobrar mais para cobrir esses custos e definir o preço de seu produto de acordo com o que ele vale.
Quanto maior o valor do produto ou serviço, mais alto você deve definir o preço. Por exemplo, uma loja de informática que vende produtos usuais para o público geral possui um preço bastante diferente de uma loja de informática que se posiciona como uma empresa voltada para gamers e designers – que utilizam produtos de qualidade superior.
Além disso, se a sua loja de informática também presta serviços, é importante fazer esse mesmo exercício de consideração da qualidade. Sua qualidade dependerá de seu nível de habilidade, mas a percepção de sua qualidade será determinada por algumas outras coisas – como anos de experiência, nível de educação, portfólio de clientes anteriores e quaisquer prêmios e elogios que você recebeu.
Se você está apenas começando, sua meta pode ser apenas conseguir clientes. Você pode querer cobrar abaixo da média enquanto ainda está ganhando experiência e estabelecendo sua base de clientes, referências e portfólio. Mas à medida que seu nível de habilidade, experiência, educação, clientes ou reconhecimento aumentam, seu preço deve aumentar também.
6. Pense no impacto gerado no mercado
É importante pensar sobre o que o mercado está disposto a pagar pelo produto ou serviço que você está fornecendo. Em geral, quanto mais alto for o preço, menor será o mercado que pode pagá-lo. O objetivo é encontrar o ponto ideal que maximize seu lucro enquanto mantém uma forte base de clientes.
A verdade é que existe um preço médio de venda para quase tudo no mercado. Para isso, devemos voltar ao exercício de pesquisar sua concorrência. Isso pode fornecer uma linha de base do que o mercado suportará para esse tipo de produto ou serviço.
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