Definindo o mix de produto da loja de informática

Definir o mix de produto da loja de informática é uma etapa importante para colocar seu negócio no caminho do sucesso. Em um mercado tão competitivo, esse é um aspecto essencial para atrair bons clientes e se diferenciar da concorrência.

Muitos empresários adicionam e retiram produtos das suas prateleiras sem considerar as consequências. Porém, cada decisão impacta nas finanças do negócio e na satisfação do consumidor.

Neste artigo vamos conferir algumas dicas para definir o mix de produto da loja de informática. Confira!

9 dicas para definir o mix de produto da loja de informática

1. Coloque-se no lugar do cliente

Uma loja de informática deve escolher e vender produtos que forneçam aos clientes valor, certo? Esse deve ser sempre o foco no momento de definir o mix de produto. Portanto, procure sempre se colocar no lugar do cliente para avaliar se os produtos realmente são tão atraentes quanto parecem.

2. Avalie seu mercado

Não importa quais produtos você vende se seus clientes não estão comprando. Antes de considerar qual produto vender, determine para qual mercado você deseja vender. Depois de saber que tipo de cliente deseja, você poderá determinar suas necessidades.

Se seus produtos atraem fortemente apenas algumas pessoas, pode não ser o suficiente para sustentar um negócio. Sua seleção de produtos não precisa atrair toda a população, mas deve ser algo de que você possa convencer uma grande porcentagem de compradores de que precisam.

3. Calcule a margem de lucro

Vender itens caros geralmente é mais lucrativo, mas pode exigir mais credibilidade para vender. Quando você olha para o preço do produto, não se esqueça de calcular os custos diretos e indiretos (como despesas gerais) de venda de suas mercadorias.

Se você acha que pode vender 50 produtos de R$10 por dia e o valor de compra é de R$5, pode parecer que você tem um lucro de R$250 por dia. Mas quando você descobre que sua média de despesas gerais é de R$200 por dia, pode descobrir que seu lucro não é suficiente, embora as vendas sejam boas.

A verdade é que os produtos mais vendidos nunca renderão dinheiro real se sua margem for muito pequena.

4. Mire nas vendas recorrentes

Produtos que geram venda recorrentes são uma ótima adição ao seu mix de produto. Um item consumível que precisa ser substituído regularmente é uma forma de o varejista estabelecer vendas a longo prazo. Ao estabelecer uma base de clientes com produtos recorrentes, os clientes continuarão a voltar a você para comprar mais à medida que vão consumindo os produtos. Além disso, clientes satisfeitos estão mais abertos a recomendações de produtos relacionados.

5. Fique de olho nas tendências

Quando se trata de selecionar produtos para vender com base no que é popular, o tempo é extremamente importante. Novas tendências e produtos podem ser um grande impulso para o seu negócio, mas você precisará entrar no início do ciclo de vida do produto para ter sucesso. Aprender a escolher um produto quente antes que fique quente é uma habilidade valiosa que vem de conhecer o seu mercado.

6. Monitore a concorrência

Existem outras empresas comercializando os produtos? Em uma competição saudável, você pode encontrar outras maneiras além do volume e do preço para competir. Mas é preciso considerar uma verdade inegável: quanto mais exclusivo o produto, menor a chance de competição.

7. Avalie a qualidade

Ao decidir quais produtos vender em sua loja, faça a si mesmo a seguinte pergunta: este produto é algo que eu daria a um querido amigo? Caso contrário, continue procurando. A qualidade do produto é extremamente importante quando sua reputação está em jogo.

8. Saiba lidar com a diversidade

Mantenha sua oferta de produtos simples no início. Se sua linha de produtos for curta e focada, seus esforços de marketing também podem ser focados, o que trará os melhores resultados para seu investimento em marketing.

À medida que sua loja de informática cresce, sua linha de produtos também cresce, contanto que você mantenha novos produtos compatíveis com o tipo de negócio, sua localização e seu mercado.

9. Vá além do comum

Se você vender exatamente os mesmos produtos que outras lojas de informática, você será apenas mais uma loja de informática no mercado. Portanto, é preciso pensar um pouco “fora da caixa” no momento de definir seu mix de produto.

Uma ótima dica para fugir do comum é adicionar soluções digitais ao seu mix de produto. Se você revender softwares de automação comercial, pode atrair um grande mercado em potencial, que também terá interesse em seus outros produtos – e vice-versa.

Para isso, basta encontrar o parceiro ideal e iniciar as vendas!

GDOOR: soluções para incrementar o mix de produto da loja de informática

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A GDOOR é uma empresa que desenvolve produtos confiáveis, práticos e com qualidade no segmento de Tecnologia da Informação, oferecendo soluções em softwares de automação para gestão de Micro e Pequenas empresas do comércio, devidamente homologado no PAF-ECF, emissão de NF-e, NFC-e, CF-e via SAT e MFE, CT-e, NFP-e (produtor rural), TEF Discado, Dedicado, PAY&GO. Além disso, ainda atende ao SPED Fiscal, Sintegra e muito mais.

As soluções da GDOOR atendem micro e pequenas empresas do comércio (atacado, varejo), prestadores de serviços, transportadoras de pequeno porte, restaurantes, bares, pizzarias e similares que necessitam gerenciar suas informações (financeiro e controle de estoque) e emitir seus documentos fiscais (NF-e, NFC-e, SAT, Cupom Fiscal, CT-e, MDF-e, NFS-e.

Possuímos homologação em todos os estados brasileiros e desenvolvemos os softwares mais completos do mercado para o gerenciamento de micro e pequenas empresas, utilizados diariamente por milhares de empresas, comercializados exclusivamente por parceiros – como você!

Não exigimos aquisição de licenças para estoque. Revender GDOOR é um investimento seguro e lucrativo. O retorno com a venda e manutenção é garantido e ajudará a sua empresa a empreender com inovação e resultados concretos.

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Quem escolhe a GDOOR Sistemas tem tudo o que uma revenda de software precisa:

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