Você quer saber como organizar uma loja pequena? Essa é uma habilidade essencial para qualquer empreendedor que deseja se destacar no mercado e manter um negócio sustentável em longo prazo. Afinal, a organização é fundamental em todas as áreas de uma empresa.
Na prática, uma boa organização empresarial é responsável por manter suas operações funcionando perfeitamente. Neste artigo você vai conferir algumas dicas sobre como organizar uma loja pequena para que sua empresa funcione como uma máquina bem lubrificada!
7 dicas de como organizar uma loja pequena
1. Defina suas metas e planos de negócios
Anote seus objetivos de negócios e como você planeja alcançá-los de forma clara e precisa. Mantenha este plano visível para se lembrar de seu plano no dia a dia. Compre um organizador ou use um software para fazer isso.
Ao estudar e seguir seu plano, você pode avaliar sua posição quanto à sua execução e fazer os ajustes necessários para voltar aos trilhos.
2. Mantenha você e seus funcionários motivados
Quando você e seus funcionários estão felizes no trabalho, isso fica evidente – e os clientes percebem isso imediatamente. Isso também melhora a eficiência e mostra aos clientes que você e sua equipe são bem organizados.
Continue recompensando seus funcionários com qualquer método que você ache que funcione, de modo a manter seu moral alto. Você também pode usar softwares especializados para ajudá-lo a gerenciar sua força de trabalho.
3. Planeje de acordo com as necessidades da organização empresarial
Existem algumas coisas que precisam ser planejadas diariamente, semanalmente, mensalmente e anualmente. Faça uma lista desses itens e programe-os de acordo. O planejamento diário deve ser feito de manhã cedo ou no final da noite do dia anterior. Antes de ir para a cama (ou até mais cedo, talvez antes de sair do escritório), faça uma lista das 5 principais coisas que deseja realizar no dia seguinte.
Você pode usar planejadores do dia impressos, um bloco de notas simples ou um aplicativo móvel ou desktop para controlar suas atividades.
Ferramentas como Tarefas do Google e lista de tarefas da Apple podem tornar sua vida mais fácil. E com novos produtos como o Home Mini do Google e o Echo Dot da Amazon, você pode ter um assistente pessoal ativado por voz para criar listas e lembrá-lo de reuniões.
Para outras partes do seu negócio, use ferramentas de contabilidade e gerenciamento de produtos para planejar seu estoque, aumentar a rotação de produtos e gerenciar suas despesas – aumentando assim seu fluxo de caixa e margem de lucro.
4. Organize seus itens de escritório
A desordem afeta a organização empresarial. Mantenha seu escritório ou loja o mais organizado possível. Armazene os itens de que você precisa todos os dias no mesmo lugar, para que você não tenha que procurá-los sempre que precisar. Os sistemas de arquivamento organizados tornarão sua vida muito mais fácil.
Aqui está uma pequena dica sobre como organizar um negócio que o levará muito longe: ao reduzir a desordem visual ao seu redor, você reduzirá sua desordem mental automaticamente. Isso libera sua mente para ter ideias criativas para obter clientes e construir sua empresa. Tiramos dias de imaginação regularmente.
Limpe os itens que você não precisa ou não usa há muito tempo. Isso evitará a perda de tempo, ajudando você a se concentrar em questões importantes em vez de coisas triviais.
5. Cumpra seus compromissos
Cumpra suas promessas a clientes, fornecedores e funcionários. Fazer pagamentos pontuais aos seus fornecedores indica um negócio bem organizado.
Além disso, fazer entregas na hora combinada para seus clientes irá conquistar sua confiança e ajudá-lo a obter pedidos repetidos, além de gerar publicidade boca a boca.
6. Mantenha contato com clientes e clientes em potencial
Manter contato com seus clientes indica que você se preocupa com eles e valoriza seus negócios. Envie notas regulares ou e-mails sobre novos produtos e serviços que você oferece.
Melhor ainda, envie material educativo que mostre sua expertise. Isso é diferente do material de vendas. O marketing de conteúdo educacional fornece informações sobre as tendências e alertas do setor. Isso posiciona sua empresa como um recurso confiável, tornando muito difícil para seus concorrentes roubarem seus clientes.
Envie cartões de aniversário ou cartões comemorativos para seus clientes em ocasiões especiais e feriados. Isso mostra muito sobre como seu negócio é organizado. Várias ferramentas de marketing por e-mail permitem que você armazene o aniversário de um cliente e envie um cartão eletrônico automaticamente.
7. Use seu computador
Um computador é como ter um cérebro extra. Use-o tanto quanto possível. Faça sua contabilidade, inventário e agendamento de entrega escrevendo nele. Isso vai economizar muito tempo e esforço – muito mais do que fazer essas tarefas manualmente.
Com aplicativos mais novos e mais rápidos, agora é possível ter um escritório organizado e sem papel. Ter acesso aos dados na ponta dos dedos indica uma boa organização empresarial. Só não se esqueça de fazer um backup regular de seus dados.
Quanto mais organizada for a sua pequena empresa, mais fácil será operar no dia a dia, deixando mais tempo para se concentrar em aumentar seus lucros.
Conheça as ferramentas da GDOOR!
Se você busca organizar uma loja pequena, as ferramentas da GDOOR podem ajudá-lo!
Com mais de 13 anos de atividade, a GDOOR é uma empresa especializada no desenvolvimento de confiáveis, práticas e com qualidade, homologadas em todos os estados brasileiros.
Possuímos uma política comercial diferenciada, que possibilita nossa experiente e capacitada equipe de consultores trabalhar exclusivamente com o revendedor, pois não efetuamos vendas ao usuário final. Hoje contamos com mais de 1800 revendedores e 28 mil usuários em todo Brasil, que também podem contar com nossa equipe de suporte técnico altamente qualificada.
Nossas soluções atendem MEI, Micro e Pequenas empresas de diversos setores do comércio, atacado e varejo.
• Comércio em geral;
• Bares, restaurantes e similares;
• Prestadores de serviços;
• Vendas externas;
• Pequenos transportadores;
• Produtor rural.
Entre nossas funcionalidades estão o gerenciamento financeiro, controle de estoque e emissão de documentos fiscais: NF-e, NFS-e, NFP-e, CT-e, CT-e OS, MDF-e, NFC-e, SAT, MFE e Cupom Fiscal. Além disso, atendemos TEF Discado, Dedicado, PAY&GO, SPED Fiscal, Sintegra e muito mais.
Você gostou das dicas para organizar uma loja pequena? Quer conhecer melhor as soluções da GDOOR? Então entre em contato com a nossa equipe!