Como escolher o software para loja do meu negócio?

software para loja

Escolher um novo software para loja é uma decisão que desperta dúvidas entre os empresários. Com tantas soluções no mercado, pode ser desafiador decidir a melhor alternativa, não é?

Neste momento, é preciso ter em mente que a escolha deve ser uma decisão coletiva que considera as necessidades e desejos de todos os envolvidos em seu negócio. Isso significa pensar nas necessidades dos funcionários, nas necessidades dos clientes e nas suas necessidades em conjunto. Se você deixar de lado as necessidades de qualquer grupo, poderá acabar com a solução errada.

Quer entender melhor como escolher o software para loja ideal para o seu negócio? Confira logo a seguir!

Qual é a melhor hora para obter um software empresarial?

A tecnologia costumava ser um avanço, hoje é uma necessidade. Se você ainda não tem um software para gerenciar sua loja, aqui estão os sinais de alerta a serem observados:

•  Não é possível processar todos os pedidos recebidos;

•  Muitos processos manuais;

•  Precisa de mais funcionários para acompanhar a sobrecarga de trabalho;

•  Perda de prazos e objetivos continuamente;

•  As despesas aumentam, mas os lucros não;

•  Os negócios ficaram caóticos, você não sabe mais quem é responsável por quê;

•  Você perdeu contato com seus clientes.

Alguns desses problemas atingiram o alvo? Além de a tecnologia ser uma necessidade nesta era da informática, ela ajuda as empresas a otimizarem processos e liberar mais tempo para tarefas de maior importância.

Benefícios de um software para loja

•  Automatize tarefas de rotina. Um software para loja ajuda a reduzir o número de esforços manuais automatizando a maioria das tarefas de rotina – o que economiza tempo e minimiza as chances de erros.

•  Aumente a eficiência dos funcionários. Um software claro e fácil de usar permite um melhor acesso às informações de negócios necessárias que ajudam a economizar tempo de trabalho e aumentar a produtividade dos funcionários.

•  Corte os custos operacionais. Ao reduzir a quantidade de papelada e processos de negócios desnecessários, você será capaz de evitar a contratação de mais pessoas, já que seu software será capaz de lidar com a sobrecarga de trabalho perfeitamente.

•  Colete e analise informações para tomar decisões baseadas em dados. O software vai coletar, gerenciar e controlar as informações sobre vários aspectos e processos do negócio em um local central, desta forma você poderá experimentar, analisar resultados e ver o que funciona melhor e o que não funciona.

Como escolher o melhor software para loja?

Afinal, como escolher o software para loja ideal para o seu negócio? Confira algumas dicas:

Compreenda suas necessidades

Independentemente de quão bem anunciado o produto ou fornecedor é, é importante procurar aquele que corresponde aos problemas que você precisa resolver. Existe um software de negócios diferente para diferentes tipos de tarefas – desde a automação de vendas até controle das finanças.

Por exemplo, se você precisa ter informações atualizadas sobre o estoque e capacidade de distribuir as mercadorias diretamente do depósito, você deve procurar uma funcionalidade de gestão dos estoques. Se você precisa melhorar o relacionamento com os clientes, é preciso buscar ferramentas de CRM.

Ou seja, você precisa compreender as necessidades da sua loja e limitar a escolha ao software que pode ajudá-lo. Veja uma lista das funcionalidades que você pode encontrar:

•  Gestão da contabilidade

•  Gestão de faturamento

•  Business Intelligence

•  Gestão de processos de negócios

•  Sistema de gerenciamento de conteúdo

•  Gerenciamento de relacionamento com o cliente (CRM)

•  Gerenciamento de banco de dados

•  Planejamento de recursos empresariais

•  Gerenciamento de dados do produto

Avalie suas alternativas

Agora que você conhece as principais funcionalidades que deseja obter, é hora de avaliar suas alternativas. Neste momento, há muitos fatores a serem considerados ao escolher entre este ou aquele software para loja.

Veja quais são os principais aspectos que devem ser levados em consideração:

Tem uma versão de teste?

Não faz sentido se comprometer com o software antes de experimentá-lo. Execute-o e veja se ele atende às suas expectativas. Desenvolva uma lista clara do que o software deve ter para passar no teste de avaliação. No entanto, tome cuidado para não se aprofundar muito em um sistema, pois pode ser difícil sair dele ao final do teste – mesmo que realmente não corresponda aos seus requisitos.

É fácil de aprender?

Lembre-se de que você terá que treinar seus funcionários sobre como usar esse novo software escolhido pela empresa. Se o novo sistema parecer muito complicado e difícil de usar, provavelmente é. Um bom software é tipicamente intuitivo e fácil de aprender. Claro, você não poderá omitir um curso de treinamento básico para seus funcionários, mas será melhor do que enormes manuais e cursos intermináveis sobre sistemas de software complicados.

Possui suporte?

Dependendo da complexidade do sistema que você escolher, você pode precisar que eles tenham um suporte local ou, pelo menos, uma equipe de suporte online remoto para recorrer. Alguns produtos podem ser adequados para uso sem qualquer suporte, mas é melhor garantir que você tenha alguém a quem recorrer quando surgir um problema.

Qual é o custo?

Por fim, é sempre importante avaliar o custo do software para loja, não é? É preciso encontrar uma solução que possa suprir suas necessidades – mas sem comprometer o orçamento da sua empresa.

Conheça as soluções da GDOOR!

Quando falamos sobre software para loja, é impossível não falarmos da GDOOR.

Com mais de 13 anos de atividade, a GDOOR é uma empresa especializada no desenvolvimento de soluções eficientes, de fácil utilização e com tecnologia de ponta, homologadas em todos os estados brasileiros.

Possuímos uma política comercial diferenciada, que possibilita nossa experiente e capacitada equipe de consultores trabalhar exclusivamente com o revendedor, pois não efetuamos vendas ao usuário final. Hoje contamos com mais de 2000 revendedores e 30 mil usuários em todo Brasil, que também podem contar com nossa equipe de suporte técnico altamente qualificada.

Nossas soluções atendem MEI, Micro e Pequenas empresas de diversos setores do comércio, atacado e varejo.

•  Comércio em geral;

•  Bares, restaurantes e similares;

•  Prestadores de serviços;

•  Vendas externas;

•  Pequenos transportadores;

•  Produtor rural.

Entre nossas funcionalidades estão o gerenciamento financeiro, controle de estoque e emissão de documentos fiscais: NF-e, NFS-e, NFP-e, CT-e, CT-e OS, MDF-e, NFC-e, SAT, MFE e Cupom Fiscal. Além disso, atendemos TEF Discado, Dedicado, PAY&GO, SPED Fiscal, Sintegra e muito mais.

Você gostou das dicas para escolher o melhor software para loja? Quer conhecer melhor as soluções da GDOOR? Então entre em contato com a nossa equipe!

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