9 dicas de gestão para administrar uma loja

como administrar uma loja

Como administrar uma loja com eficiência? Infelizmente não existe uma resposta simples para essa pergunta. Afinal, gerenciar um negócio passa por diversos fatores – que precisam estar sempre alinhados.

Um bom gerente de varejo precisa ter muitas funções, sem comprometer nenhuma parte de sua função. Eles devem ser capazes de administrar uma loja eficiente, gerenciar funcionários, fazer cumprir as políticas da empresa e muito mais.

Quer descobrir como administrar uma loja de sucesso? Confira as dicas que preparamos para você!

9 dicas de como administrar uma loja de sucesso

1. Concentre-se nos objetivos

Como gerente de uma loja, você terá que cumprir metas de vendas. E essas metas formarão uma base para as ações desenvolvidas por toda a equipe. Por isso, você precisa ficar de olho no prêmio de atingir seus objetivos de vendas para continuar a incentivar sua equipe.

Você também precisará definir metas alcançáveis e realistas para sua equipe. Para incentivar seus funcionários, essas metas devem estar vinculadas a um sistema de recompensa. Faça o seguinte para aumentar a chance de conseguir a adesão de sua equipe ao definir metas:

•  Discuta as metas com seus funcionários (de preferência individualmente)

•  Defina como o progresso será medido

•  Discuta como você apoiará seus funcionários para alcançar seus objetivos

•  Revise as metas e o progresso em intervalos especificados

2. Seja orientado por dados

Os dados desempenham um papel cada vez mais importante quando falamos sobre como administrar uma loja. Dados confiáveis informaram se você está alcançando seus objetivos. A avaliação do seu progresso deve ser feita interpretando as informações coletadas de diferentes sistemas, como:

•  Ponto de venda

•  Gerenciamento de força de trabalho

•  Sistema de folha de pagamento

Idealmente, seus sistemas se integram perfeitamente para fornecer uma imagem real de se você está cumprindo seus objetivos.

3. Adote novas tecnologias

Adotar uma nova tecnologia pode ser assustador. No entanto, não há como escapar que será difícil ser um bom gerente de varejo sem tirar proveito da tecnologia mais recente.

Utilizar a tecnologia certa tornará seu trabalho mais fácil. Você poderá gastar menos tempo em tarefas rotineiras e dedicar mais atenção à sua equipe e aos clientes. A seguir estão apenas algumas das tarefas que são facilitadas com o uso da tecnologia:

•  Gestão de inventário

•  Acompanhamento de vendas

•  Agendamento de funcionários

•  Gestão financeira

•  Rotinas contábeis

4. Valorize e economize tempo

O uso adequado da tecnologia é uma forma de economizar tempo. Além disso, você exigirá habilidades organizacionais e de planejamento de alto nível para fazer uso eficaz de todas as horas do dia. O ritmo do varejo pode ser muito rápido, portanto, a capacidade de organizar o tempo para encaixar tudo e lidar com o inesperado é crucial.

Aprender a valorizar e maximizar o tempo o ajudará a:

•  Experimentar menos estresse

•  Cortar tarefas desnecessárias

•  Fazer mais trabalho de qualidade

5. Assuma a liderança

Alcançar seus objetivos será mais fácil se você exibir o tipo de habilidade de liderança que dá confiança à sua equipe. Você deve ser um modelo para sua equipe, exibindo qualidades como:

•  Profissionalismo

•  Empatia

•  Respeito

Do lado mais prático, um bom gerente de varejo sempre tentará trazer o melhor de sua equipe ao fornecer treinamentos, criar um ambiente positivo para a equipe e identificar as melhores oportunidades de desenvolvimento.

6. Fique confortável com a delegação

Pode ser tentador tentar fazer tudo sozinho quando você administra uma loja. A relutância em delegar pode originar-se de pensar que ninguém mais está qualificado para fazer as tarefas ou que as coisas serão feitas mais rápido se você fizer você mesmo. Porém, isso está longe de ser verdade.

Atribuir tarefas aos membros da equipe é uma boa maneira de mostrar que você confia neles. Você está na melhor posição para julgar quem tem aptidão para trabalhos específicos, então use esse conhecimento para alocação de tarefas. Dar à sua equipe a chance de assumir responsabilidades adicionais desenvolverá suas habilidades e sua confiança.

7. Mantenha a calma sob pressão

Lidar com os consumidores tem a vantagem (ou desvantagem) de que tudo pode acontecer. Quer seja um cliente insatisfeito que se torna agressivo ou frustrado esperando na fila, sua equipe entenderá a melhor maneira de responder.

A pressão no varejo não vem apenas de lidar com os clientes. Problemas internos da equipe também podem causar ansiedade. O que acontece quando a maioria de sua equipe está passando por dificuldades? Como você lida com a substituição de funcionários em curto prazo, especialmente se sua loja estiver em um momento de grande movimentação?

Para ser um bom gerente de varejo, você precisa estar sempre preparado para o inesperado. Seus funcionários esperam por você orientação e garantia quando as coisas dão errado, então demonstre que você está confiante em sua capacidade de lidar com situações difíceis.

8. Pratique a determinação

Este ponto está um tanto relacionado à dica anterior. Saber como administrar uma loja passa diretamente pela capacidade de fazer avaliações rápidas das situações e tomar uma decisão no melhor interesse de sua loja e equipe. Ser decisivo sob pressão é uma habilidade que vai melhorar à medida que você enfrenta situações mais desafiadoras.

9. Crie uma atmosfera de resolução de problemas

Ninguém tem todas as respostas. Como líder, pode haver algumas ideias que você não tenha pensado. Seus funcionários são seus olhos e ouvidos no dia a dia das operações, então eles terão opiniões sobre como as coisas podem ser melhoradas.

Cultive uma atmosfera em que sua equipe se sinta confortável fazendo sugestões sobre as melhores maneiras de fazer as coisas. Leve cada contribuição a sério, discutindo os prós e os contras. Esta abordagem ajudará a capacitar os funcionários, pois eles sentirão que estão em uma posição para fazer uma diferença real para a empresa.

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