4 cuidados ao decidir como montar seções de supermercado

Saber como montar seções de supermercado é uma importante tarefa da equipe de gestão de um supermercado. No artigo de hoje, mais detalhes sobre o tema.
como montar seções de supermercado

Saber como montar seções de supermercado é uma das grandes preocupações dos proprietários destes estabelecimentos.

Isso ocorre porque nem todas as pessoas percebem que a montagem não é feita aleatoriamente, tampouco a partir do imaginário ou da preferência do dono.

Existe uma certa ordem e uma estratégia que a gestão precisa saber para montar seções de supermercado.

A disposição metódica dos produtos oferecidos tem uma lógica para ser realizada da maneira que é feita.

Preparamos um artigo que vai falar exatamente como montar seções de supermercado.

A experiência do cliente de supermercados

Um crescimento elevado de pedidos de compras de supermercados vêm sendo realizados pela internet, especialmente via aplicativos de celular.

O serviço de delivery foi impactado com a pandemia do Coronavírus e obrigou inúmeros estabelecimentos comerciais a fecharem suas portas.

De acordo com pesquisa realizada pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), as compras de supermercado feitas pela internet tiveram alta de 9% para 30%, entre 2019 e 2020.

O setor possui o maior peso no varejo brasileiro somado.

Comodidade, conforto e segurança impulsionaram a mudança de comportamento do consumidor brasileiro.

Compras pela internet, inclusive de itens de supermercado, como alimentos e produtos de higiene pessoal, são cada vez mais comuns.

Toda preocupação sobre como montar seções de supermercado se resume à experiência que os gestores querem proporcionar ao público.

E, isso ocorre como resposta a uma das tarefas mais importantes do cotidiano: fazer compras para casa.

Se o cliente busca no online conforto, comodidade e segurança, os supermercados com atendimento presencial também precisam investir nessas benesses aos clientes.

E isso deve acontecer logo na chegada do consumidor à loja, ao perceber o caminho aberto para ele fazer as suas compras.

É fundamental que a entrada do supermercado seja um ambiente agradável e convidativo para a realização das compras.

Ao longo de todo o período em que permanecer dentro da loja os produtos devem estar em fácil acesso.

Tudo isso deve ser observado para que o supermercado não esteja diante de uma situação de perda da clientela.

Saber como montar seções de supermercado contribui para o aumento da frequência de antigos clientes e como atrativo para novos compradores.

Como montar seções de supermercado?

O gestor precisa entender como montar seções de supermercado para garantir a fidelidade da clientela e atrair novos clientes.

E ele deve fazer isso sempre levando em consideração a experiência que o consumidor terá dentro de sua loja.

Vamos agora dar dicas de como você pode organizar as seções do seu supermercado, a fim de facilitar a vida das pessoas que passam por ele.

  1. Ambiente acolhedor
  2. Espaçamento entre os corredores e entre as prateleiras
  3. Seções bem definidas (alimentos, bebidas, higiene pessoal, açougue, entre outros)
  4. Gerenciamento de estoque

Vamos analisar e explicar como montar seções de supermercado.

Ambiente acolhedor

Primeiramente, um supermercado deve ser um ambiente acolhedor e bem arrumado.

Uma entrada simpática, sem prateleiras, gôndolas ou objetos que possam atrapalhar a entrada de um cliente em potencial.

Saber como montar seções de supermercado é fundamental para transformar todo o ambiente da loja oferecendo conforto aos clientes.

Espaçamento entre os corredores e entre as prateleiras

Dentro da loja, todo cliente quer ter comodidade ao realizar suas compras, especialmente nas filas, mas também nos corredores.

É imprescindível que o supermercado disponha de espaço suficiente para que os clientes transitem por todos os corredores.

É indicado que as prateleiras estejam dispostas de forma organizada por seções e que não ocupem mais de 40% do total do espaço.

Também indica-se que não sejam extremamente chamativas, entrando em competição com os produtos.

Prateleiras e gôndolas devem ornar com a loja, em relação ao modelo, forma e cor.

Além disso, devem possuir um tamanho padronizado, a fim de que a maior parte das pessoas consigam acessar os produtos com facilidade.

Seções bem definidas (alimentos, bebidas, higiene pessoal, padaria, açougue, entre outros)

O gestor deve decidir se seu supermercado irá trabalhar apenas com o básico, ou se também irá vender produtos mais sofisticados.

É interessante dispor nos corredores laterais produtos que vendem menos vezes ao longo do mês, como grãos, óleo, entre outros.

Nos corredores do meio, produtos que fazem mais parte do dia a dia, como pães, café, farinha e outros.

Nas extremidades da loja podem ser instalados o açougue e a padaria.

Lembrando sempre de deixar um espaço amplo e arejado para o hortifruti, com as sinalizações em cada seção.

Desta forma, o cliente pode encontrar mais facilmente os produtos que deseja.

Gerenciamento de estoque

É fundamental que jamais faltem produtos nas prateleiras.

No caso da falta de um produto, o consumidor pode partir para o concorrente e não retornar mais para a sua loja.

É essencial que o gestor invista em ferramentas tecnológicas e soluções inovadoras para gerenciar o estoque.

O Gpro vai te auxiliar nos mais variados processos do seu negócio.

Esse software de gestão para supermercado ajuda inclusive no gerenciamento do estoque e no controle de validade.

Com o Gpro, o seu supermercado pode aumentar o faturamento, diminuindo as despesas e zerando os desperdícios.

Portanto, entre em contato com a nossa equipe, e tire todas as suas dúvidas. E se você gostou de saber como montar seções de supermercado, assine a nossa newsletter e tenha sempre a melhor informação, em primeira mão.

152A3440
Soluções perfeitas para você revender
152A3112-2
Soluções práticas e inteligentes

Últimas do blog

Saiba tudo o que estamos fazendo para
ficar mais próximo de você!