gerenciar uma loja de roupas

A automação está por tudo – inclusive, já faz parte de como gerenciar uma loja de roupas.

Ela contribui de diversas maneiras para estes negócios, ajudando a gerar mais receita, reduzir custos e desperdícios, tornar o atendimento mais ágil e eficiente e os processos internos mais produtivos e acurados.

Ela permite gerenciar uma loja de roupas e fazer com que ganhe em diversas áreas e processos, incluindo os de faturamento, estoque, relacionamento com o cliente e outros.

Neste artigo, saiba mais sobre o poder da automação e como é possível utilizá-la ao gerenciar uma loja de roupas. Acompanhe a seguir.

Afinal, o que é automação?

Ao longo da história, pessoas em todo o mundo enfrentaram o mesmo dilema básico: como fazer mais trabalho e com menos esforço e em menos tempo? 

Este impulso natural foi a inspiração para inúmeras inovações mecânicas e tecnológicas – incluindo a automação.

Podemos entendê-la como a criação e aplicação de tecnologia para executar, monitorar e controlar a produção e entrega de tarefas, produtos e serviços.

Simplificando, a automação é a capacidade de usar a tecnologia para realizar tarefas com o mínimo de esforço e envolvimento humano, especialmente aquelas repetitivas, burocráticas e de pouco valor agregado.

Quais são os benefícios trazidos pela automação?

A automação é a implementação de um sistema que realiza tarefas facilmente replicáveis. Depois de encontrar uma tarefa que você repete regularmente e que não exige muito pensamento crítico ou criatividade, há uma boa chance de que você possa automatizá-la.

Assim, ela será feita mais ágil e assertivamente, e sua equipe poderá se dedicar a outras atividades que gerem mais valor – como as de vendas e atendimento ao cliente.

Dessa maneira, entre os benefícios e ganhos potenciais que a automação pode trazer para a loja de roupa, estão:

  • Redução dos erros humanos;
  • Processos mais ágeis;
  • Mais produtividade da equipe;
  • Redução de custos;
  • Maior disponibilidade e motivação dos funcionários para vender e encantar seus clientes.

A seguir, saiba mais sobre essas vantagens.

Equipe mais produtiva e voltada a resultados

À medida que seus funcionários se afastam de tarefas que podem ser realizadas com a mesma facilidade por um sistema, eles podem refinar suas habilidades, como criatividade e foco no cliente, para o trabalho que realmente importa para a sua loja de roupa.

Ainda, ao liberá-los das tarefas repetitivas e morosas, eles ficarão mais motivados, produtivos e poderão contribuir ainda mais para gerar resultados. 

Redução de custos

O custo é tido muitas vezes como um fator que impede pequenas e médias empresas de adotarem tecnologias de automação. O que muitas delas não sabem é que o uso eficaz da tecnologia de automação traz um alto retorno sobre o investimento, que cobrirá o custo do sistema, e que há tecnologias bastante acessíveis disponíveis no mercado.

Afinal, funcionários mais produtivos geram mais resultados e isso se refletirá na lucratividade da loja de roupa. Eliminar erros e retrabalhos também é algo que oferece ganhos. Ainda, com a tecnologia certa, é possível obter dados que ajudarão a minimizar desperdícios e identificar oportunidades de melhoria e melhor gestão de custos.

Padronização dos processos

Cada funcionário pode executar as tarefas de maneira um pouco diferente, então, usando a tecnologia de automação para suas atividades repetitivas, você pode padronizar seus processos. Isso será muito benéfico para sua loja de roupa manter a equipe produtiva e a mesma qualidade em todas as suas atividades.

Os sistemas de automação também registram os processos padronizados para que você possa identificar exatamente onde estão seus pontos fracos. Você também pode fazer uma alteração mínima e ver facilmente como isso afeta o resultado. Isso significa que você facilmente otimiza o fluxo de trabalho para esse ser ainda mais eficiente.

Como gerenciar uma loja de roupas e utilizar automação para gerar melhorias?

O sistema de automação é uma maneira viável de manter sua empresa gerenciável enquanto suas vendas vão crescendo. Para pequenos e médios negócios, com equipe e recursos enxutos, a automação pode oferecer ganhos significativos, tornando possível realizar mais tarefas com menos tempo e custo.

Assim, sua operação irá ganhar em eficiência e manterá o controle de custos e incremento de receita. 

A seguir, veja alguns exemplos de áreas e rotinas que podem ser beneficiadas com o uso deste tipo de solução na loja de roupa.

Folha de pagamento

Você pode tornar esta rotina menos complicada e morosa com o uso de uma tecnologia de automação. Existem ferramentas para automatizar o processo de folha de pagamento e garantir que ele esteja correto e dentro do prazo. 

Gerenciamento de pedidos e estoque

Existem muitas plataformas que automatizam tarefas do gerenciamento de pedidos, entregas, envios e estoque que podem facilitar o seu trabalho e promover maior controle sobre sua operação e mercadorias.

Este tipo de ferramenta também ajuda a manter seu cliente satisfeito. Afinal, é possível obter notificações e identificar rapidamente em relatórios quando as peças de maior procura estão acabando, para supri-las em tempo. 

Da mesma maneira, manter este controle auxiliará a detectar roupas que estão paradas há bastante tempo em seu estoque, de modo a impulsionar a criação de ações promocionais para fazer esse produto girar e gerar receita.

Ainda, rotinas como as de inventário e administração de devoluções se tornarão muito mais práticas e livres de erros humanos. 

Para tangibilizar os ganhos potenciais, veja um exemplo. A empresa de pesquisa Deloitte realizou um levantamento e constatou que 79% das empresas com software de gestão de estoque adequado para pequenos negócios registraram maior crescimento de receita do que aquelas que ainda usam as técnicas antigas de gestão de estoque ou tecnologia ineficiente.

Marketing

Sem um marketing eficaz, sua loja de roupa terá dificuldade em conquistar novos clientes e reter sua base de clientes recorrentes. O cenário de marketing está em constante mudança e continuará a evoluir.

O uso de software de automação de rotinas de marketing ajudará sua loja de roupas a ter ações eficientes neste cenário dinâmico e competitivo.

Especialmente por meio de ações segmentadas e personalizadas conforme o perfil de seus clientes, algo que, sem o apoio da tecnologia, é extremamente trabalhoso e difícil de acompanhar e mensurar os resultados. 

Atendimento ao cliente

Embora nem sempre seja pessoal, automatizar determinadas necessidades de atendimento ao cliente pode garantir que a pergunta do cliente seja respondida rapidamente por meio de bate-papo ao vivo via chatbot e respostas automáticas de e-mail.

Fluxos de trabalho automatizados também permitirão que você e seus funcionários realizem certas tarefas cruciais com mais rapidez, como a aprovação de devoluções.

Como se preparar para adotar automação em sua loja de roupas?

Como vimos até aqui, a automação pode ter um impacto positivo significativo para a gestão de sua loja de roupa. No entanto, antes de investir em automação, é preciso ser capaz de avaliar com precisão não apenas a necessidade de automação, como também o ROI – retorno sobre o investimento – previsto.

A seguir, veja algumas dicas para se preparar para implementar uma ferramenta de automação de maneira bem-sucedida em sua loja de roupa:

1 – Determine quais processos você quer automatizar

Nem todos os processos provavelmente se beneficiarão com a automação. Reveja as áreas em que sua loja está enfrentando gargalos, está com produtividade reduzida e com muitos erros humanos. Esses processos são mais propensos a se beneficiar da automação.

Faça uma avaliação completa de seu empreendimento e veja onde há as melhores oportunidades de obter ganhos com a automação. A partir disso, ficará mais fácil buscar por uma solução que cubra sua real necessidade de negócio.

2 – Calcule os custos de tempo

A automação foi projetada para substituir ou auxiliar o envolvimento humano quando se trata de conclusão de tarefas. Em alguns casos, o envolvimento do funcionário pode ser totalmente eliminado de certos processos.

Em outros casos, o trabalho do colaborador é reduzido apenas ao essencial. Isso significa que as equipes devem ser capazes de se concentrar em tarefas, projetos e ideias que as máquinas ou processos automatizados não podem controlar.

A ideia é que, com a automação, os funcionários utilizem seu tempo de forma mais eficaz, o que economiza custos com mão de obra.

Além disso, os custos de tempo desperdiçado com erros humanos, falhas de comunicação ou eventos não humanos – como atolamentos de papel em impressoras – também podem ser considerados no custo total.

Com estas estimativas em mãos, ficará mais fácil identificar as soluções que ofereçam o melhor retorno para seu investimento.

3 – Calcule o valor de automação

O valor da automação pode ser atribuído ao tempo ou dinheiro economizado pela automação de uma tarefa manual e, se apropriado, incluir qualquer benefício que você possa atribuir à automação.

A fórmula básica para atribuir um valor monetário ao tempo liberado de um trabalhador do conhecimento é a seguinte:

Tempo gasto em uma única tarefa manual x frequência de execução de tarefas por mês x custo por hora x 12 meses = economia anual.

Um exemplo de valor indireto da automação é a economia com a redução do tempo de inatividade. Para quantificar o valor, você calcula os custos anuais de um serviço ou interrupção do sistema – antes de qualquer autômato. Em seguida, você aplica a taxa reduzida de interrupção após a automação para obter economia.

4 – Determine o ROI

Finalmente, para determinar se a automação de um processo ou processos específicos resultará em um ganho positivo para o seu negócio, você precisará calcular o retorno esperado do investimento.

Com essas projeções, você saberá que, nem sempre a tecnologia com o valor mais baixo é a que irá gerar o melhor retorno em seu escopo de trabalho. Também evitará cair em ciladas contratando soluções muito robustas e que trazem recursos que não serão necessários automatizar em sua loja de roupa.

O que avaliar para escolher o sistema de automação da sua loja de roupa?

Se decidir investir em uma plataforma de automação para obter os benefícios apresentados anteriormente, saiba que você tem um amplo leque de opções. Entretanto, nem todas oferecem o mesmo nível de serviço.

Como tal, ler avaliações e comentários de outros clientes, conhecer a reputação da empresa, checar se ela tem experiência com automação de loja de roupa, entre outras coisas, ajudará na tomada da melhor decisão. 

Com isso em mente, aqui estão alguns dos principais fatores a serem considerados ao escolher uma plataforma de automação para sua loja:

1 – Escalabilidade

Conforme sua loja cresce, você não quer ter que encontrar uma nova plataforma de automação para suportar o aumento da demanda. Uma plataforma de automação escalável será capaz de crescer junto com seu negócio – e sem gerar mais custos e trabalho extra.

2 – Flexibilidade

A plataforma de automação escolhida deve ser capaz de atender às necessidades exclusivas de seu negócio. Encontrar uma plataforma que seja flexível o suficiente para fazer exatamente o que você precisa será bastante vantajoso e irá ajudar a elevar os ganhos com a sua implementação.

3 – Confiabilidade

Você precisa muito de sua solução de automação, portanto, sua plataforma deve ser confiável. Interrupções frequentes, opções de suporte não confiáveis, bugs, falta de atualização e outros problemas indicam que uma solução não é a ideal para seu negócio.

4 – Usabilidade

A plataforma de automação escolhida deve ser intuitiva e amigável o suficiente para que você e sua equipe possam utilizá-la com sucesso desde o início, sem trazer comandos e rotinas complicadas e que acabarão não sendo realizadas na prática.

E então, o que achou da ideia de gerenciar uma loja de roupas com automação? Se ficou interessado nessa proposta, conheça as soluções da GDOOR voltadas a lojas de roupas.