Saber como montar seções de supermercado é uma das grandes preocupações dos proprietários destes estabelecimentos.
Isso ocorre porque nem todas as pessoas percebem que a montagem não é feita aleatoriamente, tampouco a partir do imaginário ou da preferência do dono.
Existe uma certa ordem e uma estratégia que a gestão precisa saber para montar seções de supermercado.
A disposição metódica dos produtos oferecidos tem uma lógica para ser realizada da maneira que é feita.
Preparamos um artigo que vai falar exatamente como montar seções de supermercado.
A experiência do cliente de supermercados
Um crescimento elevado de pedidos de compras de supermercados vêm sendo realizados pela internet, especialmente via aplicativos de celular.
O serviço de delivery foi impactado com a pandemia do Coronavírus e obrigou inúmeros estabelecimentos comerciais a fecharem suas portas.
De acordo com pesquisa realizada pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), as compras de supermercado feitas pela internet tiveram alta de 9% para 30%, entre 2019 e 2020.
O setor possui o maior peso no varejo brasileiro somado.
Comodidade, conforto e segurança impulsionaram a mudança de comportamento do consumidor brasileiro.
Compras pela internet, inclusive de itens de supermercado, como alimentos e produtos de higiene pessoal, são cada vez mais comuns.
Toda preocupação sobre como montar seções de supermercado se resume à experiência que os gestores querem proporcionar ao público.
E, isso ocorre como resposta a uma das tarefas mais importantes do cotidiano: fazer compras para casa.
Se o cliente busca no online conforto, comodidade e segurança, os supermercados com atendimento presencial também precisam investir nessas benesses aos clientes.
E isso deve acontecer logo na chegada do consumidor à loja, ao perceber o caminho aberto para ele fazer as suas compras.
É fundamental que a entrada do supermercado seja um ambiente agradável e convidativo para a realização das compras.
Ao longo de todo o período em que permanecer dentro da loja os produtos devem estar em fácil acesso.
Tudo isso deve ser observado para que o supermercado não esteja diante de uma situação de perda da clientela.
Saber como montar seções de supermercado contribui para o aumento da frequência de antigos clientes e como atrativo para novos compradores.
Como montar seções de supermercado?
O gestor precisa entender como montar seções de supermercado para garantir a fidelidade da clientela e atrair novos clientes.
E ele deve fazer isso sempre levando em consideração a experiência que o consumidor terá dentro de sua loja.
Vamos agora dar dicas de como você pode organizar as seções do seu supermercado, a fim de facilitar a vida das pessoas que passam por ele.
- Ambiente acolhedor
- Espaçamento entre os corredores e entre as prateleiras
- Seções bem definidas (alimentos, bebidas, higiene pessoal, açougue, entre outros)
- Gerenciamento de estoque
Vamos analisar e explicar como montar seções de supermercado.
Ambiente acolhedor
Primeiramente, um supermercado deve ser um ambiente acolhedor e bem arrumado.
Uma entrada simpática, sem prateleiras, gôndolas ou objetos que possam atrapalhar a entrada de um cliente em potencial.
Saber como montar seções de supermercado é fundamental para transformar todo o ambiente da loja oferecendo conforto aos clientes.
Espaçamento entre os corredores e entre as prateleiras
Dentro da loja, todo cliente quer ter comodidade ao realizar suas compras, especialmente nas filas, mas também nos corredores.
É imprescindível que o supermercado disponha de espaço suficiente para que os clientes transitem por todos os corredores.
É indicado que as prateleiras estejam dispostas de forma organizada por seções e que não ocupem mais de 40% do total do espaço.
Também indica-se que não sejam extremamente chamativas, entrando em competição com os produtos.
Prateleiras e gôndolas devem ornar com a loja, em relação ao modelo, forma e cor.
Além disso, devem possuir um tamanho padronizado, a fim de que a maior parte das pessoas consigam acessar os produtos com facilidade.
Seções bem definidas (alimentos, bebidas, higiene pessoal, padaria, açougue, entre outros)
O gestor deve decidir se seu supermercado irá trabalhar apenas com o básico, ou se também irá vender produtos mais sofisticados.
É interessante dispor nos corredores laterais produtos que vendem menos vezes ao longo do mês, como grãos, óleo, entre outros.
Nos corredores do meio, produtos que fazem mais parte do dia a dia, como pães, café, farinha e outros.
Nas extremidades da loja podem ser instalados o açougue e a padaria.
Lembrando sempre de deixar um espaço amplo e arejado para o hortifruti, com as sinalizações em cada seção.
Desta forma, o cliente pode encontrar mais facilmente os produtos que deseja.
Gerenciamento de estoque
É fundamental que jamais faltem produtos nas prateleiras.
No caso da falta de um produto, o consumidor pode partir para o concorrente e não retornar mais para a sua loja.
É essencial que o gestor invista em ferramentas tecnológicas e soluções inovadoras para gerenciar o estoque.
O Gpro vai te auxiliar nos mais variados processos do seu negócio.
Esse software de gestão para supermercado ajuda inclusive no gerenciamento do estoque e no controle de validade.
Com o Gpro, o seu supermercado pode aumentar o faturamento, diminuindo as despesas e zerando os desperdícios.
Portanto, entre em contato com a nossa equipe, e tire todas as suas dúvidas. E se você gostou de saber como montar seções de supermercado, assine a nossa newsletter e tenha sempre a melhor informação, em primeira mão.