Você já parou para pensar sobre como abrir uma empresa de automação comercial pode ser sua porta de entrada para o mundo do empreendedorismo?
Este é um segmento em ascensão e que apresenta boas oportunidades para se empreender e construir um negócio de sucesso.
Então, se você está interessado nesse tipo de oportunidade, continue a leitura! A seguir, veja passos essenciais de como abrir uma empresa de automação comercial. Acompanhe e tire suas dúvidas!
Por que abrir um negócio de automação comercial pode ser uma boa ideia?
Conforme a pesquisa Global Entrepreneurship Monitor (GEM), empreender está em quarto lugar entre os sonhos dos brasileiros – atrás apenas de adquirir uma casa própria, um automóvel e de fazer uma viagem.
A verdade é que o empreendedorismo está no DNA do brasileiro e há diversos dados que comprovam isso. Por exemplo, de acordo com o Sebrae, o Brasil é uma das nações que mais abrem negócios em todo o mundo – quase 40% da população adulta do país está envolvida com o empreendedorismo.
E, embora se possa imaginar que este não é um momento tão propício para considerar essa possibilidade, saiba que foi registrado um número recorde de novos empreendedores no país com a pandemia.
E o ramo de automação comercial se beneficia disso. Afinal, a procura por digitalização, desenvolvimento de vendas online e adaptações do comércio a uma nova realidade mais conectada foi acelerada com a pandemia.
Dessa maneira, descobrir como abrir uma empresa de automação comercial agora pode se mostrar uma oportunidade promissora em termos mercadológicos e que apresenta outros benefícios adicionais potenciais ao empreendedor, tais como:
- Ter flexibilidade para administrar sua rotina, equilibrando melhor sua vida pessoal e a profissional;
- Ser seu próprio chefe;
- Alcançar maior satisfação e senso de realização profissional;
- Ter oportunidade de desenvolvimento e aprendizado constantes;
- Criar um legado para sua família;
- Ter experiência de liderança;
- Aumentar a sua renda e o seu patrimônio;
- Ajudar outras empresas a prosperarem com o uso de automação comercial;
- Entre outros.
O que é um negócio de automação comercial?
Antes de sabermos mais sobre como abrir uma empresa de automação comercial, é importante também compreender melhor que tipo de negócio é esse.
Primeiramente, devemos saber que a automação comercial, como a denominação indica, refere-se a automatizar processos comerciais e gerenciais com o uso de softwares e equipamentos.
Assim, um negócio desse segmento pode ser, por exemplo, uma loja de automação comercial que ofereça a outras empresas esse tipo de solução, ajudando-as a modernizarem seus empreendimentos, a conquistarem mais clientes, mais produtividade, agilidade, eficiência e escalabilidade para sua operação.
Os benefícios desse tipo de solução são evidentes, por isso, abrir uma empresa de automação comercial pode ser algo tão promissor. Não é à toa que, conforme uma pesquisa da IDC Latín América, até o ano de 2022, a economia digital deverá representar mais da metade do PIB da América Latina. E as soluções de automação comercial fazem parte dessa tendência em crescimento.
Dicas de como abrir uma empresa de automação comercial
E então, viu só como esta pode ser a oportunidade que você estava buscando para ter mais independência profissional e financeira e construir um negócio de sucesso?
Se você ficou interessado nessa ideia, aqui estão alguns dos passos principais de como abrir uma empresa de automação comercial:
1. Faça uma boa pesquisa de mercado
A base de como abrir uma empresa de automação comercial é aprender mais a respeito das engrenagens que fazem esse mercado funcionar. Afinal, sem essa base, não é possível desenvolver uma estratégia assertiva, não é mesmo?
Para fazer isso, você pode buscar informações junto a entidades como o Sebrae, realizar pesquisas online, fazer cliente oculto em estabelecimentos concorrentes, conversar com fornecedores do segmento, etc.
2. Conheça o seu público de interesse
Quando se abre um negócio, é importante fazer uma relação entre oferta e demanda. Isso é, buscar oferecer soluções em automação comercial que já tenham um interesse e procura por determinado público reduz riscos e maximiza suas chances de sucesso.
Portanto, quando você pensar em como abrir uma empresa de automação comercial, pense também em como seu futuro negócio poderá ajudar outras companhias a resolverem suas dores e problemas.
E seja bem específico nessa análise: há diversos nichos dentro do setor de soluções em automação comercial. Seu empreendimento poderá, por exemplo, focar em atender pequenas e médias empresas, setor de atacado ou de varejo, apenas lojas de confecção, de brinquedos, de alimentos, etc. Você pode escolher se especializar em um mercado para construir uma reputação e credibilidade dentro desse nicho.
A partir desse estudo, ficará muito mais fácil e assertivo tomar outras decisões importantes, como a localização de seu empreendimento, quais valores focar em sua estratégia de comunicação, como fazer sua precificação, que tipo de canais utilizar para atendimento, etc.
3. Saiba quem serão os seus concorrentes
Sua pesquisa também deve abranger a concorrência direta e indireta, estabelecendo quem são eles, quais seus pontos fortes e passíveis de melhoria. A partir disso, você poderá elaborar uma estratégia de como superá-los e obter vantagem competitiva, diferenciando seu negócio de automação comercial dos demais.
4. Crie seu plano de negócios
Não se pode pensar em como abrir uma empresa de automação comercial sem falar na criação de um plano de negócios.
Esse plano serve como um norte para que a nova empresa esteja mais preparada para se lançar no mercado. Afinal, nesse documento, o empreendedor deverá incluir dados muito importantes, como os estudos de mercado, clientes e concorrência que vimos anteriormente.
Além disso, irá projetar como será seu fluxo de caixa e os investimentos demandados para abertura e manutenção do negócio, quais serão os produtos e/ou serviços oferecidos, sua estratégia de marketing, pesquisa sobre fornecedores, como será sua precificação, quais serão as vagas de trabalho a serem preenchidas em sua equipe, entre outros detalhes.
Com tudo isso, é possível chegar a uma ideia de negócio que seja realmente viável e tenha as melhores chances de sucesso, baseando-se em dados, não em achismos.
5. Desenvolva suas habilidades gerenciais e busque suporte especializado
O mundo dos negócios é dinâmico e altamente concorrido. Para vencer, será preciso buscar a excelência em sua empresa de automação comercial. E a base para isso é o conhecimento.
Ao criar seu plano de negócios, você provavelmente identificará áreas que não domina e habilidades que precisa desenvolver. Pode ser, por exemplo, que você ainda não tenha experiência gerencial. Então, buscar cursos e conteúdos sobre o tema ajudará a se preparar melhor quanto a esse aspecto.
Há também áreas que demandam o apoio de especialistas. Por exemplo, a não ser que já tenha experiência ou formação na área, dificilmente você poderá fazer sozinho um plano tributário, a criação de sua marca ou de uma matriz de competências para o recrutamento e seleção de pessoal.
Nesses casos, preveja formas de obter assessoria especializada. Instituições como o Sebrae oferecem consultorias qualificadas com preços competitivos, faça uma pesquisa e já aloque esse tipo de suporte entre as saídas em sua projeção de fluxo de caixa.
E então, gostou de saber mais sobre como abrir uma empresa de automação comercial? Para mais dicas como essa, siga acompanhando nosso blog. Até a próxima.