ganhar dinheiro com automação empresarial

Hoje, com a crescente demanda por digitalização e modernização de negócios, há diversas oportunidades em novas frentes de trabalho. Uma delas é ganhar dinheiro com automação empresarial, que é cada vez mais demandada pelas organizações em busca de mais competitividade, produtividade, eficiência operacional e controle de custos.

Mas como isso pode se converter em uma oportunidade para empreender? Você já parou para pensar em ganhar dinheiro com automação empresarial? Que tal aprender mais sobre como extrair renda desse segmento com tanto potencial?

Se você ficou interessado nisso, continue a leitura e veja nossas dicas!

O que é automação empresarial?

Antes de dar dicas de como é possível ganhar dinheiro com automação empresarial, é importante explicarmos mais a respeito desse tipo de solução.

Em síntese, automação empresarial é um conjunto de tecnologias e equipamentos utilizados para automatizar processos nas organizações.

Esses softwares e maquinários tornam a execução de determinados processos empresariais mais ágil, padronizada e livre de erros, contribuindo para que as empresas se diferenciem no mercado e conquistem a satisfação de seus clientes.

Mas será que é mesmo possível ganhar dinheiro com automação empresarial?

Neste ponto, você pode estar se fazendo esta pergunta. Naturalmente, apesar de haver excelentes oportunidades de se obter renda trabalhando com soluções de automação empresarial, é preciso saber como acessá-las e desenvolvê-las.

Para isso, será preciso aprender mais sobre esse mercado, os tipos de produtos e serviços disponíveis para atendê-lo, nichos a serem explorados, etc. Com isso, você já começará a vislumbrar maneiras de se tornar um player desse segmento e começar a faturar.

E saiba que esse é um momento propício para isso. A pandemia acelerou os programas de inovação, modernização e digitalização das empresas em todo o mundo, abrindo oportunidade para fornecedores como os de automação empresarial assessorarem essa transformação digital.

E tem mais: de acordo com projeção da consultoria global McKinsey, 45% das tarefas executadas atualmente nas empresas poderiam ser automatizadas por tecnologias. Perceba o grande mercado em potencial que você terá ao trabalhar com automação empresarial agora e no futuro!

Afinal, você estará ajudando empresas a resolverem problemas, oferecendo soluções que elevarão seus resultados e reduzirão seus custos no médio e longo prazo. Portanto, as chances de haver uma boa demanda para a sua oferta será grande, o que pode se tornar uma ótima fonte de lucros para você. E então: que tal aproveitá-la?

Quais oportunidades há para se ganhar dinheiro com automação empresarial?

Agora que você já sabe mais a respeito do que é e porque as organizações estão em busca de soluções em automação empresarial, já é possível perceber que há diversas maneiras de desenvolver oportunidades para trabalhar nesse mercado, não é mesmo?

A seguir, vamos dar algumas ideias e você poderá utilizá-las para desenvolver a sua própria e exclusiva estratégia para ganhar dinheiro com automação empresarial!

Consultoria

Muitas companhias se interessam por automatização, porém, não sabem como executá-la. E você poderá, justamente, oferecer suporte para isso!

Depois de estudar e se especializar nesse tipo de solução, você poderá trabalhar como consultor em automação empresarial, ganhando dinheiro ao orientar as empresas na escolha e implementação dessas soluções.

MEI

Outra possibilidade é se tornar um microempreendedor individual (MEI), oferecendo desde assessoria até softwares ou equipamentos de automação empresarial para outras organizações.

Expansão de seu escopo de trabalho

Se você já tem um empreendimento, você pode considerar agregar a seu portfólio de produtos e serviços soluções de automação empresarial, oferecendo aos seus clientes atuais e futuros um suporte ainda mais completo.

Por exemplo, se você é contador e está à frente de um escritório de contabilidade, já possui uma base forte de clientes que poderão se interessar por esse tipo de ferramenta. Você poderá, então, focar em soluções de automação mais alinhadas ao seu tipo de serviço já oferecido – como as de automação de notas fiscais e rotinas financeiras – ou complementar de forma mais abrangente seu atendimento ao cliente com soluções completas para automatizar as rotinas de trabalho desses clientes, ajudando-os a crescerem e a terem um negócio mais custo-eficiente.

Franquia

Há, também, oportunidade de ganhar dinheiro tornando-se franqueado de uma empresa que tenha aderido ao sistema de franchising. Há marcas franqueadoras que já testaram seu modelo de negócio e obtiveram sucesso e que estão ofertando a transferência desse know-how a novos empreendedores tanto em unidades de franquia de software quanto de hardware de automação empresarial.

Loja de automação empresarial

Se você não se identifica com o modelo de franquia e quer ter mais autonomia na criação e na condução de seu empreendimento, pode ser mais interessante abrir uma loja de automação empresarial.

É possível empreender nesse ramo com loja física, virtual ou com atendimento híbrido (operando tanto no digital quanto no modo presencial).

Dicas de como se preparar para ganhar dinheiro com automação empresarial

Como é possível perceber, há diversos caminhos para se obter renda trabalhando com soluções de automação empresarial. E essas foram apenas algumas ideias – saiba que há diversos outros formatos possíveis para você rentabilizar!

Mas, independentemente do tipo de operação que você montar, há algumas boas práticas que ajudarão você a obter sucesso nessa empreitada. Que tal conhecê-las? Vamos te contar quais são elas a seguir!

Aprenda sobre o mercado de automação empresarial

Primeiramente, será fundamental você compreender melhor o que é automação empresarial, quais são os ganhos disso para as empresas, quais as dores dos clientes que essas soluções ajudam a sanar e, depois, entender em profundidade os produtos e/ou serviços de automação com os quais você irá trabalhar.

A partir disso, você conseguirá desenvolver uma estratégia de prospecção vencedora, lidar com objeções e oferecer valor e soluções atrativas para seu cliente em potencial.

Eduque seu cliente e seus prospects

Podemos supor que qualquer empresa poderia se beneficiar com os ganhos oferecidos pela automação. No entanto, nem todas se dão conta disso ou compreendem que essa pode ser a melhor solução para seus problemas.

Assim, tanto seu negócio quanto o de seu cliente em potencial poderão se beneficiar quando você compartilhar seu conhecimento sobre o assunto. Dessa maneira, esse prospect ficará mais preparado para fazer negócio com você e para extrair os melhores ganhos com o uso de suas soluções de automação empresarial.

Tenha um foco de mercado definido

A vontade de tentar suprir as demandas de automação de toda e qualquer empresa pode ser grande, mas não ter um foco poderá dispersar seus esforços de captação de novos clientes.

Além disso, será muito mais difícil se diferenciar sem uma especialização em determinado nicho. Portanto, faça uma pesquisa e defina um foco principal para sua operação.

Você poderá, por exemplo, se focar em trabalhar com soluções de automação financeira, de gestão empresarial, de controle de estoque, etc. Ainda, em atender a clientes de determinados nichos – como lojas de vestuário, comércio de eletroeletrônicos, lojas de departamentos, entre tantas outras.

Isso ajudará a construir uma reputação como especialista no ramo, o que poderá tornar sua estratégia de atração de clientes mais facilitada.

E então, o que achou da ideia de começar a ganhar dinheiro trabalhando com automação empresarial? Se você quer saber mais sobre como obter ou elevar sua renda nesse setor, continue acompanhando nosso blog e se torne um especialista na área! Até a próxima!