Como implementar a automação comercial no PDV

Atualmente, a tecnologia é uma das grandes aliadas de qualquer empresário. A automação comercial  no PDV se tornou fundamental para estruturar as operações e maximizar os resultados obtidos – e os pontos de venda podem se beneficiar muito disso.

Mas como implementar a automação comercial no PDV? Esse é um processo que deixa muitas dúvidas, não é? Confira ao longo deste artigo as principais informações sobre o assunto.

O que é automação comercial no PDV?

A automação comercial no PDV se refere à atividade de aplicação de tecnologia para automatizar os processos manuais de rotina que ocorrem nas empresas todos os dias.

Pode ser tão simples quanto criar uma resposta automática de e-mail ou pode envolver a automatização de processos mais complexos – como fluxos de trabalho de aprovação em vários níveis.

Essencialmente, tarefas recorrentes repetidas com mais frequência podem ser automatizadas para aumentar a velocidade, precisão e consistência para melhorar a eficiência operacional geral. Na verdade, estudos mostram que um terço das tarefas em 60% dos empregos pode ser automatizado.

A automação comercial  no PDV pode ser aplicada a praticamente qualquer processo dentro de sua empresa. As principais áreas para implantar a automação de processos de negócios incluem:

•  Vendas

•  Compras

•  Finança

•  Recursos humanos

•  Desenvolvimento de produto

•  Rastreamento de estoque

•  Logística e entrega

•  Educação e treinamento

Quais são os benefícios de uma solução de automação comercial no PDV?

Acelere seus processos de negócios

A automação torna tudo mais rápido.

Os documentos são encaminhados para a pessoa certa na hora certa, notificações e lembretes aceleram as aprovações e a integração e validação reduzem a entrada de dados – e a necessidade de corrigir os erros resultantes.

A velocidade dos negócios modernos está sempre aumentando e sua equipe precisa acompanhá-la. Muitos líderes de negócios concordam que a automação de processos pode aumentar a velocidade com que sua equipe conclui tarefas, garantindo que seus negócios acompanhem o ritmo.

Padronize procedimentos e reduza erros

Usar uma solução de automação comercial no PDV para automatizar a entrada de dados não apenas economiza uma enorme quantidade de tempo, mas também contribui para reduzir os erros. Além disso, as soluções digitais tornam mais fácil garantir que as melhores práticas sejam seguidas e que as hierarquias de aprovação sejam aplicadas.

Reduza o tempo de trabalho e os custos

Como o software de automação comercial acelera as operações internas e evita erros de processamento, você descobrirá que pode economizar mão de obra. Os funcionários gastariam menos horas em tarefas manuais, reduzindo os custos de mão de obra e requisitos de pessoal.

Aumente a eficiência da equipe

As soluções de automação comercial tornam sua equipe mais eficiente. Libertar a equipe qualificada de tarefas administrativas temíveis e demoradas permite que eles concentrem suas habilidades nas tarefas de alto nível para as quais você os contratou. Isso aumenta a produtividade e melhora a satisfação no trabalho.

Da mesma forma, essa tecnologia permite um melhor relacionamento com colegas de trabalho e clientes, garantindo que as tarefas administrativas não sejam enterradas e esquecidas, resultando em atrasos e acompanhamentos desnecessários.

Otimize o atendimento ao cliente

Excelente atendimento ao cliente não é mais um diferencial – é a norma. Os clientes de hoje esperam respostas instantâneas online e ficam frustrados se tiverem que esperar. A automação de processos permite que você aproxime suas operações do cliente, entregando uma experiência mais satisfatória no PDV e nos canais digitais.

Como implementar a automação comercial no PDV?

Você pode ficar tentado a pular de imediato e automatizar tudo que estiver à vista, mas é aconselhável considerar seus requisitos exclusivos antes de escolher qualquer software para o seu PDV. Aqui estão algumas considerações importantes:

•  Experiência de usuário. A experiência do usuário é essencial. A menos que seus processos tenham uma aparência incrível e forneçam desempenho rápido, ninguém os usará.

•  Capacidade de resposta móvel. O sistema deve suportar o uso móvel sem codificação especializada. Afinal, a possibilidade de gerenciar sua empresa pelo smartphone é muito benéfica.

•  Implantação flexível. A implantação baseada em nuvem tem grandes benefícios e se tornou uma espécie de padrão nos últimos anos. Dessa forma, o processo de implantação se torna simples e prático.

•  Funcionalidades. Quais são as funcionalidades que você busca na solução de automação comercial? Gestão de pedidos? Controle financeiro? Gerenciamento do estoque? Cadastro de clientes? É fundamental garantir que o software escolhido possa oferecer isso.

A partir disso, você pode entrar em contato com o fornecedor escolhido para compreender como funciona o processo de implementação da automação comercial. Em sistemas que funcionam na nuvem, esse processo tende a ser muito simples.

Automatize seu negócio com as soluções GDOOR!

Se você está em busca do melhor sistema de automação comercial no PDV, precisa conhecer as soluções GDOOR!

A GDOOR desenvolveu um produto confiável, prático e de qualidade, com tecnologia de ponta. Além disso, sempre são respeitadas as diferenças e particularidades de cada cliente, atendendo a todos com muito respeito e atenção.

Entre as soluções da GDOOR você encontra opções para varejo, prestadores de serviços, escritórios de contabilidade, restaurantes, transportadoras e muito mais. Cada um desses softwares é personalizado para atender às necessidades de todos.

Os principais recursos que você pode encontrar nas soluções GDOOR incluem:

Importação do XML

Importa a nota de compra através do XML do fornecedor ou através de manifestação feita pelo usuário, com cadastramento automático de fornecedor e produtos.

Faturamento

Emissão de diversos documentos:

•  Nota Fiscal eletrônica (NF-e)

•  Cupom Fiscal (ECF)

•  Nota Fiscal de Consumidor eletrônica (NFC-e)

•  Cupom Eletrônico (CF-e/SAT)

•  Conhecimento de Transporte eletrônico (CT-e)

•  Conhecimento de Transporte eletrônico de Pessoas

•  Excesso de Bagagem e Valores (CT-e OS)

•  Manifesto de Documento Fiscal eletrônico (MDF-e)

•  Nota Fiscal de Produtor Eletrônica (NFP-e).

Pedidos

Módulos de orçamento e pedido de venda com importação direta para a nota fiscal.

Financeiro

Tenha acesso a uma gestão financeira completa: contas a pagar e a receber, livro caixa, cadastro de bancos, geração de boletos e cheques.

Cadastro de pessoas

Cadastro de clientes, fornecedores, vendedores, transportadoras e fazer a conversão de cliente para fornecedor ou de fornecedor para cliente.

Cadastro pelo CNPJ

Importação automática dos dados cadastrais através do CNPJ do cliente ou do fornecedor.

Etiquetas

Gera etiquetas de estoque, cliente, fornecedor e ordem de serviço. Para impressoras matriciais, jato de tinta, laser, impressoras de gôndola Zebra, Argox e compatíveis. Configure cores, tamanhos, posição e rotação dos campos ilimitados.

Relatórios

Possibilidade de gerar mais de 400 relatórios através de filtros ou pesquisas em HTML, TXT ou PDF. Possui relatórios simples e relatórios detalhados com informações técnicas. Esses relatórios podem ser visualizados em tela ou impressos.

Arquivos fiscais

Gera os principais arquivos fiscais: SPED Fiscal, EFD Contribuições (SPED PIS/COFINS), CEF2, EDOC, REDF e SINTEGRA. Além disso, você também pode fazer o envio automático dos arquivos XML e arquivos fiscais para a contabilidade.

Boletos

Gera boletos para mais de 30 bancos com carteira registrada. Opção de impressão também disponível em formato de carnê.

Controle de validade

Auxilia na conferência dos produtos que estão com possibilidade de vencimento em sua empresa.

Backup

Permite realizar e restaurar backups rotineiros através de agendamento – além de adicionar outros arquivos e pastas. Essa funcionalidade pode ser configurada para inicialização com o Windows. Você gostou das dicas para implementar a automação comercial no PDV? Quer conhecer melhor os recursos das soluções GDOOR? Então entre em contato com a nossa equipe!