Gestão de bares e restaurantes: 7 dicas para acertar na administração

A gestão de bares e restaurantes é um desafio para muitos gerentes. Apesar de dominarem os aspectos técnicos do negócio, pode ser bastante complicado gerenciar aspectos como fluxo de caixa, estoques, gestão de pessoas ou planejamento das operações.

Entretanto, acertar na gestão de bares e restaurantes é fundamental para construir um caminho de sucesso. E neste artigo você pode conferir as principais dicas para otimizar essa rotina!

7 dicas para otimizar a gestão de bares e restaurantes

1. Foque no atendimento ao cliente

O atendimento ao cliente é, sem dúvida, a coisa mais importante em que um gerente pode se concentrar. Excelente comida e uma decoração elegante são bons atributos, mas se o atendimento ao cliente for ruim, os clientes podem não retornar.

Isso engloba toda a experiência no seu negócio: quem atende o cliente na porta, quanto tempo eles esperaram até serem atendidos, quanto tempo leva para processar sua fatura. Os gerentes devem enfatizar a importância do atendimento ao cliente de alto nível para os funcionários. Aqueles que têm problemas com isso devem ser treinados. Os clientes sempre voltarão se tiverem gostado do serviço geral.

2. Defina expectativas claras

Cada funcionário deve saber seu lugar exato na estrutura do restaurante e as funções que vêm com ele. Isso não só garante que eles sejam feitos melhor e dentro do prazo, mas também reduz a carga de trabalho dos gerentes e permite que supervisionem melhor os funcionários.

3. Busque uma comunicação eficaz

Sem comunicação efetiva, as operações da estrutura entrarão em colapso. A gerência do restaurante deve garantir que os canais estejam abertos e sejam rápidos para transmitir informações. Se, por exemplo, um determinado item do cardápio acabar, a equipe deve comunicar isso rapidamente para os responsáveis. Os clientes podem, então, ser informados sobre o que está disponível em tempo real.

4. Planeje as operações

Claro, um gerente não pode prever o que acontecerá no futuro. Ainda assim, não faz mal estar o mais preparado possível. Existem muitas variáveis que podem afetar as operações do restaurante, e tê-las em mente prepara você para elas. Isso pode incluir alimentos sazonais, mudanças de menu, mudanças de pessoal, inventário, possível competição e tendências diferentes. Ter um plano claro evita que a administração tome decisões reativas que podem prejudicar o restaurante.

5. Treine a equipe

A importância e os benefícios de uma equipe bem treinada não podem ser subestimados. O treinamento ajuda a definir os padrões de trabalho que os funcionários devem cumprir. Ele também define um padrão consistente na qualidade dos serviços prestados. Os clientes sabem o que esperar da equipe, portanto, atender às suas expectativas aumentará os níveis de satisfação do cliente.

6. Gerencie corretamente o estoque e as finanças

Para a maioria dos proprietários e gerentes de restaurantes e bares, a parte agradável do trabalho gira em torno de agradar os clientes. Porém, a contabilidade e processamento de números também é fundamental para o sucesso.

Quando falamos sobre a gestão de bares e restaurantes, o controle do estoque e das finanças não pode ficar de fora. Essas rotinas garantem que o estabelecimento se mantenha em funcionamento e possa atender os clientes com eficiência.

Por melhores que sejam os produtos vendidos e o atendimento ao cliente, um restaurante que não possui as finanças organizadas pode ter sérios problemas. Da mesma forma, uma gestão do estoque ineficaz leva a custos desnecessários e pode impactar no atendimento ao cliente.

7. Invista em uma solução digital

Atualmente, a administração das empresas possui uma relação muito próxima com a tecnologia. E na gestão de bares e restaurantes isso não é diferente. Investir em um software pode ser a melhor forma de otimizar esses processos.

GFOOD: a melhor solução para gestão de bares e restaurantes

Você quer modernizar a gestão do seu bar ou restaurante? Então o GFOOD é a solução ideal para você.

O GFOOD é um software para restaurantes que inclui diversas funcionalidades essenciais para sua empresa. Veja quais são as principais delas:

Impressão para bar e cozinha

Impressora exclusiva para telentrega ou agrupada na cozinha – com impressão separada por grupo de produtos. Direta na porta LPT, porta COM e impressoras instaladas no Windows.

Produtos favoritos

Configure seus produtos favoritos em grupos para facilitar a venda com um clique. Além disso, você também pode visualizar os produtos mais vendidos nos últimos 7 dias.

Tele-entrega (delivery)

Controle suas entregas com facilidade:

•  Busque o cliente pelo telefone, nome e CPF/CNPJ, ou cadastre novos clientes na mesma tela;

•  Transfira uma mesa para uma entrega ou vice-versa;

•  Opção de impressão para cozinha separada para telentrega;

Display de senhas

Tenha acesso a uma tela para chamada de senhas, visualize produtos com fotos e preço e garanta a impressão da senha no comprovante de venda.

Agrupar mesas

Junte mesas com a função agrupar mesas e finalize a venda de todas as mesas agrupadas em um único comprovante de venda.

Rota de entrega

Gera o mapa de entrega, do endereço de sua empresa até o endereço do cadastro do cliente.

Organização dos garçons

Controle de comissão por caixinha, produto ou vendedor, possibilitando que vários garçons atendam à mesma mesa.

•  Na geração do cupom fiscal são aplicadas as comissões a cada vendedor (o que depois é usado nos relatórios de comissões).

•  Controle de percentual de caixinha: ao ativar esta opção o sistema não solicita garçom e passa a controlar a comissão pelo total da mesa.

Aviso de não consumo

Controle o tempo que a mesa está sem consumir: é possível definir o tempo de “não consumo”, da mesma forma, se a mesa está aberta e o cliente ainda não fez pedido, o sistema notificará.

Reserva

Reserve mesas com facilidade e com todos os recursos que você precisa:

•  Juntar: é possível juntar mais mesas a reserva, com isto o sistema agrupa as mesas no consumo;

•  Tempo de aviso: configure quanto tempo antes do cliente chegar você deseja que o sistema avise sobre a reserva da mesa;

•  Tempo de cancelamento: opção de tempo para cancelamento da reserva em caso de não ocupação.

GFOOD móvel

O GFOOD Móvel é um módulo adicional ao GFOOD, que é integrada ao GDOOR PRO ou GDOOR MEI. Ele permite que o garçom realize o lançamento dos pedidos diretamente na mesa do cliente, via smartphone ou tablet (Android).

O uso do GFOOD Móvel agiliza o atendimento, garantindo maior satisfação do consumidor.

Está preparado para otimizar os resultados do seu restaurante?

O GFOOD pode representar um grande passo na direção do sucesso para seu bar ou restaurante. Com todas as facilidades entregues por essa tecnologia, você pode otimizar os processos do dia a dia e focar em questões estratégicas do negócio – trabalhando para crescer constantemente! Você gostou das dicas de gestão de bares e restaurantes? Quer conhecer melhor o funcionamento do GFOOD? Entre em contato com a nossa equipe!

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