A gestão de um restaurante passa por diversas áreas, e garantir o bom atendimento ao cliente é um ponto essencial para o sucesso do estabelecimento.
Quem atua no setor precisa dar atenção a inúmeros fatores que influenciam no atendimento e na experiência dos clientes, e isso é válido tanto em pedidos presenciais quanto por delivery.
Contudo, alguns detalhes podem passar despercebidos. Pensando nisso, separamos seis fatores para analisar e melhorar a atuação do seu restaurante. Continue a leitura e veja quais são eles!
Afinal, qual é a importância de oferecer um bom atendimento ao cliente em restaurante?
O atendimento ao cliente é um fator significativo para o sucesso ou fracasso de um estabelecimento. No caso dos restaurantes, além de oferecer boa comida, o local deve garantir um bom atendimento para que as pessoas se tornem clientes frequentes e recomendem o espaço para amigos e familiares.
Hoje em dia, com as redes sociais e páginas de avaliação de estabelecimentos, fica muito mais fácil elogiar ou reclamar sobre o atendimento de um local. Por isso, se você deseja manter uma clientela fiel e atrair novos, precisa ter cuidado com isso e buscar formas de garantir uma experiência positiva em todos os quesitos.
O bom atendimento também impacta diretamente nas finanças do negócio. Além de atrair e manter o cliente, estabelecer bons processos e treinar a equipe pode reduzir erros e evitar custos com pedidos errados, problemas de pagamento, etc.
Quais pontos avaliar e melhorar em seu restaurante?
Para iniciar a avaliação do atendimento ao cliente em seu restaurante, você deve ter em mente qual é a proposta dele e o perfil das pessoas que visitam o local.
Se o restaurante tem uma proposta mais sofisticada, por exemplo, necessitará de um atendimento mais formal, mobiliário mais elegante, entre outros itens alinhados com as expectativas dos frequentadores.
Depois disso, analise o cenário interno e externo, veja se há problemas rotineiros em seu restaurante e avalie a atuação da concorrência para entender como o seu estabelecimento pode se destacar na experiência ao cliente.
Com um planejamento adequado será possível implementar estratégias certas para ter mais qualidade no atendimento e melhorar a satisfação dos frequentadores. Veja, a seguir, alguns pontos para considerar!
1. Equipe
Independentemente do estilo do restaurante, é essencial que a equipe preste um bom atendimento. Os profissionais devem ser cordiais, prestativos, ter uma boa comunicação, entre outros fatores.
Os gestores devem prestar atenção a essas características durante o processo de recrutamento da equipe. Contudo, esses elementos também podem ser aprimorados com feedback e treinamento.
Se o restaurante está recebendo muitas reclamações sobre o trabalho de garçons e garçonetes, bartender, equipe de limpeza, entre outras situações, é importante avaliar o que está acontecendo e como melhorar isso.
Além de oferecer feedback aos funcionários, indicando os pontos fortes e pontos de melhoria na atuação de cada um, procure investir em treinamentos para qualificá-los. Isso pode ser feito por meio de cursos presenciais ou online, treinamentos no próprio restaurante, palestras, entre outras ações.
Alguns pontos que podem ser abordados são: como lidar com erros, imprevistos e clientes difíceis; processos para a excelência no atendimento (desde a chegada do cliente até o momento do pagamento); comunicação e cordialidade, entre outros.
A estratégia se torna positiva para melhorar o desempenho dos funcionários e alinhar os valores do restaurante com toda a equipe. Sendo assim, agrega vantagens como:
- Melhora a atuação dos funcionários;
- Reduz erros;
- Garante um melhor atendimento aos clientes;
- Contribui com a imagem do restaurante.
2. Controle de pedidos
Outro ponto de atenção para que os clientes tenham uma experiência positiva é quanto ao controle de pedidos. O trabalho dos garçons deve estar sincronizado com a equipe da cozinha para que não haja pedidos errados ou incompletos, comida fria, entre outras situações.
Se bem gerenciado, o tradicional sistema de pedidos com papel pode funcionar. Mas é possível automatizar a tarefa e minimizar erros investindo em um sistema para restaurantes. Essa ferramenta permite uma melhor comunicação entre equipe de garçons e cozinha e organização dos pedidos.
3. Canais de comunicação
Ter apenas um canal de comunicação, como telefone, pode gerar uma espera maior para sanar dúvidas ou resolver problemas, por exemplo.
Por isso, outra forma de aprimorar o atendimento ao cliente em restaurante é com o investimento em canais de comunicação variados. Assim, o seu negócio consegue criar um relacionamento mais próximo e eficiente com o público.
Manter as redes sociais do restaurante atualizadas ajuda a compartilhar informações sobre horário de funcionamento, cardápio, formas de pagamento, divulgar promoções, entre outros detalhes. As páginas ainda funcionam como um canal para tirar dúvidas.
Ter um número de WhatsApp comercial é mais uma atitude relevante para realizar um atendimento mais rápido e prático aos clientes. Além disso, se o estabelecimento conta com site, é possível ter um formulário de contato.
Outra dica é investir em ações de e-mail marketing ou mensagens personalizadas para compartilhar promoções, oferecer descontos em datas especiais, como aniversário, entre outras iniciativas.
4. Reclamações
Outra forma de melhorar o atendimento aos clientes é saber lidar com reclamações. É importante entender que elas irão acontecer e devem ser tratadas de forma correta. Avalie a situação e procure recompensar o cliente, se for o caso.
Reclamações feitas em sites ou redes sociais também devem ser consideradas. Tanto as opiniões positivas quanto as negativas são significativas para você entender o que pode ser ajustado para aumentar a satisfação do público.
5. Tecnologia
Como anda a inovação em seu negócio? Hoje em dia, existem uma série de ferramentas tecnológicas que podem aprimorar a gestão do restaurante e o atendimento ao cliente.
Sendo assim, é possível investir em tecnologias para melhorar o processo de delivery, ter um cardápio eletrônico para que o cliente faça o pedido de forma online, tecnologias para pagamento, gerenciamento de reservas, entre outras.
Essas soluções podem ser aplicadas em restaurantes de diversos portes e são positivas para reduzir erros, atender o público com mais agilidade e oferecer mais comodidade aos clientes.
Um exemplo de tecnologia que pode facilitar a vida dos gestores dos restaurantes e contribuir com o atendimento ao cliente é o Gfood. A ferramenta é indicada para bares, restaurantes, padarias, entre outros estabelecimentos do setor e fornece agilidade e praticidade no gerenciamento do negócio.
Com o Gfood o seu negócio pode organizar e imprimir pedidos na cozinha e por delivery, gerenciar reservas com mais facilidade, ter display de senhas, controlar entregas com integração pelo aplicativo iFood, finalizar a venda, e muito mais!
6. Experiência
A atuação da equipe é um dos pontos essenciais para que o cliente tenha uma boa experiência, mas há outros fatores que também devem ser considerados.
É preciso avaliar toda a experiência proporcionada pelo restaurante para conseguir identificar os pontos de melhoria. Além do trabalho da equipe de garçons, verifique o tempo médio de espera para os pedidos, limpeza do local, se as informações estão corretas no cardápio, conforto do ambiente, entre outros detalhes.
Esses são os principais pontos para avaliar no atendimento ao cliente em seu restaurante. Analise esses fatores com atenção e busque estratégias e ferramentas para aprimorá-los.
Como foi possível perceber, o investimento em tecnologia pode ajudar muito no atendimento aos clientes. Quer saber mais sobre isso? Então conheça a solução da Gdoor para o setor alimentício!