A gestão de estoque é uma das principais rotinas para uma loja de informática. Trata-se de uma atividade que impacta diretamente no atendimento ao cliente e nas finanças do negócio – podendo fazer a diferença entre o fracasso e o sucesso.
Uma loja de informática com problemas na gestão do estoque pode ter que lidar com problemas nos dois extremos: perdas de vendas quando produtos estão em falta e custos desnecessários com produtos que não possuem demanda. E o objetivo de qualquer gestor é evitar essas situações.
Neste artigo vamos entender melhor a importância da gestão de estoque na loja de informática e descobrir como otimizar esse processo. Confira.
Por que a gestão de estoque é tão importante?
A gestão de estoque é um assunto amplo e complexo. Mais do que isso, é uma rotina desafiadora para empresas do comércio – especialmente quando ocorre um crescimento nas vendas.
Mas dedicar tempo para dominar a gestão de estoque pode trazer grandes recompensas. A última coisa que qualquer empresa deseja é atingir o crescimento planejado sem ser capaz de administrá-lo operacionalmente.
Na prática, o gerenciamento de estoque é o processo de garantir que sua empresa possua as mercadorias que os clientes desejam, sem deixar faltar nem sobrar. Ao gerenciar o estoque, sua loja de informática atenderá à demanda do cliente sem ficar com estoque zerado ou com suprimentos em excesso.
Quando bem executada, a gestão de estoque resulta em custos mais baixos e uma melhor compreensão dos padrões de vendas. As ferramentas e métodos de gerenciamento de estoque de varejo fornecem aos varejistas mais informações para administrar seus negócios, incluindo:
• Localizações de produtos
• Quantidades de cada tipo de produto
• Quais produtos vendem mais
• Margem de lucro por estilo, modelo, linha de produto ou item
• Quantidade ideal de estoque para ter em estoque e armazenamento
• Quantos produtos solicitar e com que frequência
• Quando descontinuar um produto
• Como a mudança de estação afeta as vendas
Benefícios da gestão de estoque na loja de informática
Maximize os lucros
Vamos direto ao assunto: melhor gerenciamento de estoque significa mais dinheiro no seu bolso. Isso porque usar técnicas de gerenciamento de estoque para aumentar seu ROI significa que você sempre está de olho no que está acontecendo com o desempenho de seu estoque. Você fica com menos estoque morto e pode se apoiar em produtos estão ressoando com seus clientes, então você compra mais estoque que você sabe que dará lucro.
O gerenciamento de estoque também ajuda a maximizar seus lucros, fornecendo as informações de que você precisa para gerenciar suas despesas. Saber seu “lote econômico de compra” significa que você pode reduzir os custos de compra, por exemplo.
Evite excesso de estoque
O estoque morto e lento são um dreno de seus recursos. Esse estoque parado não traz lucro, o que significa que você não pode substituí-lo – ele apenas enche suas prateleiras e armazenamento com o que seus clientes não querem.
Já os produtos que são vendidos lentamente ainda trazem lucro, mas lentamente. Você pode substituí-los por um novo estoque porque ainda estão trazendo fluxo de caixa, mas é mais parecido com um gotejamento do que um fluxo constante. E ainda há o risco de se tornar um estoque morto se os clientes pararem de procurar por esses produtos completamente – como nos casos de equipamentos que se tornam ultrapassados por novas tecnologias.
Com um sistema de gerenciamento de estoque otimizado, você pode detectar o estoque lento antes que ele se transforme em estoque morto. Isso significa que você pode mudar as estratégias promocionais para movimentar esse estoque antes que se torne um problema para o seu negócio.
Viabilização da gestão de estoque just-in-time
O gerenciamento de estoque just-in-time (JIT) é um método pelo qual as empresas cronometram seus pedidos para que sempre tenham o estoque disponível para atender à demanda sem excesso ou prateleiras vazias.
Você precisa de um sistema de gerenciamento de estoque robusto para fazer um método JIT funcionar. Sem acesso a ferramentas e dados integrados, você pode facilmente acabar pedindo muito ou pouco, frustrando o propósito.
Mas como o gerenciamento de estoque just in time melhora os negócios? Evitar o excesso de estoque ajuda suas finanças de duas maneiras:
1. Você não está amarrando seu fluxo de caixa em estoque não vendido
2. Pode reduzir os custos de armazenamento de estoque
Quando uma parte significativa das empresas está usando o método, a gestão JIT também pode ter um impacto ambiental positivo, reduzindo o desperdício, já que a demanda de pedidos pode mudar, pelo menos em parte, para preencher apenas o necessário.
Melhores negociações comerciais
Ao fazer uma boa gestão de estoque, você terá uma rastreabilidade muito melhor dos produtos que entram e saem da sua loja de informática. Como consequência, poderá acessar informações valiosas, permitindo negociações potenciais com fornecedores.
Mais especificamente, você poderá obter uma compreensão muito melhor de quais fornecedores estão beneficiando mais seu negócio e quais precisam de melhorias.
Com informações detalhadas sobre o desempenho do fornecedor, você estará mais bem equipado para negociar condições comerciais mais favoráveis e até acordos de exclusividade.
Economia de tempo
Um sistema de gestão de estoque ideal faz uso da tecnologia. Isso significa que você economiza tempo em suas tarefas de gerenciamento de estoque.
Economizar tempo em suas tarefas regulares de gerenciamento de estoque significa que você tem espaço para se dedicar a outras atividades estratégicas de sua loja de informática – ganhando em produtividade e competitividade.
Clientes mais felizes
Clientes satisfeitos significam boas críticas e vendas recorrentes. Além disso, você criará um nome confiável no mercado à medida que atende aos pedidos dos clientes de maneira rápida e precisa. O gerenciamento de estoque tem como objetivo impulsionar e ajudar a elevar você aos olhos de seus clientes.
O aumento da precisão garante que o produto certo seja entregue no lugar certo, enquanto a rapidez das tarefas automatizadas leva o item em questão ainda mais rápido. Para lojas de informática com vendas pela internet, é possível explorar sistemas com recursos de atualização em tempo real que notificam os clientes quando sua remessa está saindo do depósito e quando eles podem esperar a chegada. Oferecer aos clientes as ferramentas para descobrir quando algo está definido para chegar e onde está em tempo real ajuda a diminuir suas preocupações e evita que você responda a perguntas.
Boas práticas para uma gestão de estoque
Aqui estão algumas dicas úteis para manter em mente em relação às práticas recomendadas de gestão de estoque na sua loja de informática:
1. Audite seu estoque
Pode parecer uma chatice, e você pode pensar que sabe exatamente o que sua empresa tem em estoque. No entanto, é sempre aconselhável reservar um tempo periodicamente para fazer uma auditoria de estoque completa e verificar novamente se você tem os itens que constam no seu registro. Dessa forma, você evita coisas como fraude ou até mesmo erros de contabilidade simples.
2. Priorize os produtos mais vendidos
No setor de varejo, a regra 80/20 no varejo é ampla, mas pode ser um bom ponto de partida. Ele afirma que você deve (aproximadamente) fazer 80% de seus lucros com 20% de seus produtos.
Basicamente, você deve descobrir quais são seus itens mais vendidos e certificar-se de que eles estão recebendo tratamento preferencial em todas as facetas do seu negócio – seja como são exibidos na loja, na web ou quando se trata de pedidos e marketing.
3. Analise os fornecedores
Não é apenas o estoque da sua própria loja que deve ser analisado com cuidado. Você também deve analisar periodicamente sua cadeia de suprimentos para se certificar de que está obtendo os melhores preços disponíveis e que não há ineficiências no processo de pedido de seus produtos e recebimento. Depois de verificar se há problemas entre certos fornecedores, seja com atrasos nas entregas ou discrepâncias nos pedidos, não tenha medo de cortar relações ou fazer alterações.
4. Primeiro a entrar, primeiro a sair
Essa é uma metodologia padrão da indústria, mas é bom ter em mente. Como regra geral, você deve tentar vender os produtos que tem em seu estoque por mais tempo para ter certeza de que eles não vão ficar obsoletos.
Embora isso seja importante na indústria de restaurantes, onde os produtos têm datas de validade, também é aplicável em uma loja de informática, já que as tendências de mercado e de gastos podem mudar drasticamente e rapidamente.
5. Dica de ouro: não invista somente em produtos físicos
Já imaginou não precisar mais se preocupar com a gestão de estoque na sua loja de informática? Essa é uma realidade para as empresas que vendem produtos digitais.
Não estamos dizendo para você mudar drasticamente o foco do seu negócio, mas poderia ser uma boa ideia diversificar seu mix de produtos. Ao adicionar alternativas de soluções digitais, você reduz a complexidade do gerenciamento do estoque.
Devido à natureza dos produtos digitais, você pode vender quantas licenças quiser. Alguns produtos digitais são vendidos há anos e anos, trazendo uma renda passiva consistente e retornos significativos sobre tempo, energia e investimentos financeiros. Seus clientes nunca precisam se preocupar com itens em falta – exceto por qualquer limitação que você decida impor ao número de licenças vendidas.
Ou seja, gerenciar seus produtos digitais é muito mais fácil do que lidar com estoque físico, exigindo apenas armazenamento digital e um sistema de gerenciamento de conteúdo para manter as coisas organizadas. Há muito menos a fazer em termos de gerenciamento do dia a dia, porque você não está reabastecendo bens físicos.
Vender e entregar produtos digitais também tende a ser muito mais simplificado do que vender produtos físicos. Os clientes podem experimentar a demonstração do seu produto digital de forma rápida e fácil, tornando o processo de compra muito mais simples e direto. O processo de compra online não é apenas o novo padrão cultural – também é o mais rápido.
Ninguém precisa ir a lugar nenhum para pegar seus produtos, nem esperar dias ou semanas pela entrega. Os arquivos são normalmente distribuídos digitalmente ou disponíveis para download imediatamente após a compra, o que significa que os clientes podem fazer uso de seus produtos imediatamente! Transações como reembolsos também são mais fáceis de gerenciar, pois não há necessidade de embalagem, envio ou manuseio extra.
Além disso, os custos de estoque podem chegar a 75% do preço de varejo de um produto. Portanto, a venda de produtos digitais também é uma maneira de reduzir custos e aumentar a lucratividade da sua loja de informática.
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As soluções da GDOOR atendem micro e pequenas empresas do comércio (atacado, varejo), prestadores de serviços, transportadoras de pequeno porte, restaurantes, bares, pizzarias e similares que necessitam gerenciar suas informações (financeiro e controle de estoque) e emitir seus documentos fiscais (NF-e, NFC-e, SAT, Cupom Fiscal, CT-e, MDF-e, NFS-e.
Possuímos homologação em todos os estados brasileiros e desenvolvemos os softwares mais completos do mercado para o gerenciamento de micro e pequenas empresas, utilizados diariamente por milhares de empresas, comercializados exclusivamente por parceiros – e você pode ser um deles!
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Soluções variadas
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• GFOOD
• GLINK
• Ordem de Serviço
• GVIEW
Política comercial
O que mais se espera de uma parceria em negócios é a lealdade, certo? Nosso relacionamento com o revendedor é desta forma, aberto às necessidades e melhorias apresentadas.
Nossa política comercial é clara e pode ser facilmente percebida pelas revendas: não nos envolvemos no processo de vendas de um parceiro, isso significa que em hipótese alguma vamos “atravessar” um negócio feito por uma revenda.
Se o cliente é seu, ele continuará sendo seu!
Suporte técnico humanizado
O suporte técnico é gratuito, possuímos canais exclusivos de atendimento para o revendedor. Nossa prioridade é atendê-lo da melhor forma possível, por meio de uma equipe humana, altamente capacitada e disposta a resolver qualquer tipo de imprevisto ou dúvida.
A revenda também pode se transformar em um canal direto com o seu cliente, agregando serviços. Oferecemos treinamentos on-line para que as empresas revendedoras tenham autonomia para atender seus clientes.
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