11 dicas de marketing digital para loja de automação comercial

marketing digital para loja de automação

Quando bem explorado, o marketing digital é uma estratégia que pode levar sua loja de automação comercial a um novo patamar. As grandes oportunidades estão na internet – basta saber como aproveitá-las.

Atualmente, a internet faz parte da vida de grande parte das pessoas. Pesquisas no Google, redes sociais, e-mails, aplicativos… são muitos os canais digitais acessados diariamente. E sua empresa pode fazer parte deste universo para atrair e fidelizar bons clientes.

Neste artigo preparamos uma série de dicas de marketing digital para sua loja de automação comercial. Confira!

Afinal, o que é o marketing digital?

O marketing digital é a estratégia de marketing que usa canais e ferramentas que utilizam a internet para atrair, engajar e converter os clientes. Trata-se de um plano abrangente de sua empresa para alcançar as pessoas que deveriam estar interessadas em seu produto ou serviço e transformá-las em clientes – usando canais online.

Embora uma das metas finais seja certamente obter lucro, as vendas não são a única razão de ser do marketing digital. O objetivo deve ser envolver as pessoas, mesmo que elas não precisem imediatamente de seus produtos ou serviços, ao mesmo tempo que identifica e nutre seus leads mais fortes. As melhores estratégias de marketing criam reconhecimento, desenvolvem lealdade de longo prazo e aumentam o status de sua marca no setor.

Para ter sucesso, você precisa construir uma estratégia de marketing digital holística que leve em consideração o contexto de pesquisa e a experiência do cliente. Incluirá coisas como otimização de mecanismos de pesquisa (SEO), marketing social e marketing por e-mail.

Você precisa equilibrar vários elementos, como seu público, canais de comunicação, tecnologia de marketing, tipo de conteúdo, mensagens e orçamento para otimizar o desempenho e maximizar os resultados.

11 dicas de marketing digital para sua loja de automação comercial

Você está curioso para saber como explorar o marketing digital corretamente na sua loja de automação comercial? Aqui estão algumas dicas pontuais:

1. Segmente o público certo para o seu produto

Esta é uma das dicas fundamentais de marketing digital para uma loja de automação comercial. As ações para que os clientes o encontrem não serão eficientes até que você tenha uma ideia clara o suficiente sobre quem é seu mercado-alvo.

Faça sua lição de casa e elabore as personas dos clientes em potencial. A quem (em termos de posição social, sexo, idade, condições financeiras) você ofereceria seu produto? Quem estaria interessado nos benefícios que oferece? Ter domínio sobre essas informações é essencial.

2. Defina seus objetivos

Depois de esboçar as personas dos seus compradores, é importante definir os objetivos que você quer alcançar com o marketing digital. Para isso, é importante alinhar as ações de marketing com as decisões estratégicas da empresa – além de criar metas específicas.

Por exemplo, você espera que a promoção do seu blog comercial afete as receitas até certo ponto em vários meses. Mas como você pode ter certeza de que está indo em direção ao seu objetivo toda vez que escrever uma postagem no blog? Recomendamos considerar métricas como total de visitas, novas sessões, tráfego específico do canal, taxa de rejeição e taxa de retenção de clientes.

3. Crie um orçamento

O marketing digital para loja de automação comercial pode ajudá-lo a aumentar a visibilidade de sua marca. Você conhece seu mercado-alvo e métricas-chave, agora é hora de definir seu orçamento.

Veja algumas dicas para fazer bom uso dos seus recursos financeiros:

•  Uma das melhores maneiras de ser econômico é escolher atividades que se complementem e aprimorem (como marketing de conteúdo e SEO).

•  Abandone o que não está funcionando. Mesmo um pequeno orçamento pode ser distribuído com sabedoria se você monitorar constantemente seus resultados reais de desempenho.

•  Faça materiais multiuso. As mídias sociais e as postagens de blog podem ser distribuídas em diferentes plataformas com alterações mínimas. Essa reciclagem é uma forma econômica de melhorar a classificação de SEO do seu site.

4. Construa uma marca inteligente para sua empresa

Os consumidores de hoje estão acostumados com as empresas lutando por sua atenção e inventando experiências de usuário abrangentes e significativas para eles. Por exemplo, suas contas de mídia social sem vida ou o design ruim de seu blog podem impactar negativamente a impressão geral que sua marca deixa com seu público.

Os clientes de hoje acham igualmente irritante quando uma loja não aceita cartões de crédito ou um varejista online não responde aos comentários do Twitter ou Instagram. Você deseja que sua presença digital seja perfeitamente integrada ao dia a dia das pessoas, portanto personalize e melhore sua comunicação, ofereça recursos e serviços gratuitos que sejam relevantes para o produto que você está vendendo.

5. Use os principais hacks de SEO

Para que o site da sua loja de automação comercial seja exibido nos dez principais resultados dos principais mecanismos de pesquisa (Google, Yahoo, Bing, etc.), é fundamental usar os principais hacks de SEO – que incluem otimização da URL, uso de palavras-chave, obter links que levam ao seu site, entre outros.

6. Comece um blog

O blog é uma estratégia ganha-ganha. Você fornece conteúdo útil ou divertido (ou ambos) para seus leitores e eles, por sua vez, conhecerão você e seu produto melhor. Você pode promover sua marca comercial com ainda mais facilidade depois que seu blog o estabelecer como um especialista em seu setor.

7. Use o poder das mídias sociais

As mídias sociais são ótimos ambientes para iniciar conversas e construir relacionamentos com seu público. Conecte-se com sua comunidade de uma forma pessoal e mutuamente enriquecedora, seja aberto e preste atenção ao feedback deles – essas atitudes simples resultarão em mais vendas.

8. Potencialize seu marketing por e-mail para aumentar o tráfego do site

Mesmo a promoção na mídia social não fará todo o trabalho por si só. Permite que os usuários que passam pelo seu site possam se inscrever para receber e-mails da sua empresa. Dessa forma, você pode mantê-los informados sobre atualizações, vendas, ofertas especiais ou descontos.

9. Use publicidade paga

A publicidade paga é uma boa opção, especialmente para as empresas que não conseguem atrair um tráfego consistente de forma orgânica. Escolha palavras-chave específicas que estejam mais intimamente associadas ao seu produto e tenha seus anúncios exibidos nos links patrocinados do mecanismo de pesquisa.

10. Explore os benefícios das avaliações de clientes online

As avaliações online são classificadas nos motores de busca, ajudando assim a sua empresa a ter uma classificação mais elevada. Além disso, os clientes tendem a escolher os produtos e serviços que foram avaliados por outros compradores, o que aumenta a confiabilidade de sua marca automaticamente. As avaliações também podem incentivar os usuários da web a realizarem uma ação específica, como fazer um pedido ou verificar os detalhes de suas ofertas.

11. Encontre o seu melhor momento para postar conteúdo no site

Qual é a razão para compartilhar postagens se ninguém as vê? É lógico que você precise compartilhar suas publicações no momento em que seu público as vir.

O melhor momento para postar é individual para cada marca. Portanto, se você deseja criar uma estratégia de marketing digital bem-sucedida, precisará consultar seus insights de mídia social. Felizmente, a maioria das plataformas de mídia social fornece às empresas informações sobre suas visualizações de postagens, envolvimento do usuário, localização geográfica dos clientes, idade e o horário em que as pessoas são mais ativas.

Além disso, use o Google Analytics para ver quando o seu conteúdo é mais popular e compartilhe publicações nessa época para obter melhores resultados.

Como dar os primeiros passos no marketing digital?

Agora que você se familiarizou com os fundamentos do marketing digital para sua loja de automação comercial, vamos falar sobre as etapas iniciais que você pode seguir para começar a fazer marketing online.

Elaborar um plano de marketing digital lucrativo não deve ser feito isoladamente do resto da sua empresa. Em vez disso, a melhor maneira de começar é usar um modelo de plano de negócios. A partir desse alinhamento, será possível guiar seu planejamento na direção certa.

Veja quais são os primeiros passos que você pode dar para começar a explorar o marketing digital:

Defina metas ‘SMART’

Como tudo em sua empresa, sua estratégia de marketing digital precisa ter um propósito – uma meta clara pela qual você pode trabalhar.

É por isso que é tão importante ter uma estratégia em vigor. Fique tranquilo, não precisa ser nada muito complexo. Tudo começa com a definição de metas SMART para seus esforços de marketing. A chave aqui é ser específico – “promover meu negócio” não conta como uma meta. Quanto mais granular você ficar com seus objetivos, mais fácil será monitorá-los.

Em vez de definir uma meta de “fazer mais vendas”, restrinja ainda mais para “trazer X número de pessoas ao meu site” ou “iniciar X quantidade de conversas nas redes sociais por semana”.

Você pode definir metas exclusivas para cada plataforma que planeja usar ou campanhas de marketing específicas. Por exemplo, antes de postar na página da sua empresa no Facebook, identifique seu objetivo. Você quer levar as pessoas ao seu site? Adicionar mais assinantes a uma lista de e-mail? Obter mais classificações e comentários?

Use a estrutura de metas SMART para definir objetivos que realmente o motivem e responsabilizem:

•  S: Específica

•  M: Mensurável

•  R: Atingível

•  R: Realista

•  T: Temporal

Aqui está um exemplo de uma meta SMART que você pode definir para os esforços de marketing do Facebook:

Postar no Facebook da sua empresa pelo menos três vezes por semana, em um esforço para aumentar o tráfego no site em 10% até o final de outubro.

Definir essas metas pode parecer uma formalidade desnecessária. Mas sem eles você corre o risco real de criar por criar e não ver os resultados de seu esforço. Seus objetivos servirão de bússola para saber por onde começar e o que você prioriza.

Determine seu orçamento de marketing digital

Uma pesquisa recente mostra que a pequena empresa média gasta 1% de sua receita com publicidade.

Quando se trata de marketing digital, existem dois termos que você ouvirá repetidamente: pago e orgânico. Você pode pensar nisso como a linha divisória entre as atividades que custarão tempo e as que custarão dinheiro.

O marketing pago requer um orçamento monetário direto por trás dele. Por exemplo, um anúncio do Instagram ou um resultado de pesquisa patrocinado.

O marketing orgânico é um canal pelo qual você não precisa pagar – pelo menos, não diretamente. Postagens no Facebook e Instagram, Google My Business (e outros sites de avaliação online), bem como conteúdo e alterações amigáveis ao mecanismo de pesquisa em seu site são qualificados como orgânicos.

A maioria das empresas usa uma mistura de marketing pago e orgânico.

Em última análise, a melhor coisa que você pode fazer é alavancar seus pontos fortes e encontrar uma maneira de ampliá-los. Em cada caso, defina primeiro uma base de conteúdo orgânico e, em seguida, determine um orçamento pago.

Desenvolva uma identidade de marca

Sua presença online precisa ser coerente com seu plano de marketing. A aparência geral de sua empresa – as histórias que você e seus clientes contam – é o que tem tudo a ver com sua marca.

Como você deseja que sua empresa seja percebida por meio de suas diversas campanhas de marketing? Você quer ser:

•  Inspirador e motivador

•  Corporativo e sério

•  Casual e pessoal

Fale com os clientes existentes e clientes em potencial para descobrir como eles descreveriam sua empresa. Que palavras eles usam? Que sentimentos eles associam à sua marca? Quando eles precisam de algo, o que os faz vir até você especificamente?

Idealmente, sua marca se torna um reflexo duplo de você e de seus clientes.

A partir daí, documente as regras gerais de como você se comunica em suas táticas de marketing online. Dessa forma, se você delegar tarefas, todos entenderão como seu negócio deve ser retratado online.

Escolha o seu ponto de partida e construa

Com essas noções básicas definidas, é hora de “avançar” em uma estratégia de marketing digital para sua empresa. Não se sobrecarregue. Em vez disso, construa lentamente.

Em primeiro lugar, identifique seus pontos fortes. Inclinar-se naquilo em que você já é bom ajudará todo o processo a parecer menos intimidante. Se você tem um talento especial para escrever, o conteúdo é um bom ponto de partida. Ou, se você tiver uma mente analítica com olho para os detalhes, comece com a otimização de mecanismos de pesquisa.

Use sua experiência e sua zona de conforto como sua base. Comece aí e dê pequenos passos. Lentamente, mas com segurança, você começará a se sentir cada vez mais confortável com sua estratégia de marketing digital para sua loja de automação comercial.

Não esqueça do valor de um produto de valor!

Neste artigo passamos por uma série de dicas pontuais para explorar o marketing digital em uma loja de automação comercial. Porém, é importante ressaltar: um produto de valor é a base para que todas suas ações sejam bem-sucedidas.

Se você comercializar soluções repletas de problemas e falhas, rapidamente a imagem da sua marca ficará manchada no mercado. Por outro lado, manter os clientes satisfeitos também é uma ótima maneira de gerar mais resultados com marketing.

Para garantir que você tem um produto de valor em mãos, você pode apostar na revenda de automação comercial de empresas que já são reconhecidas no mercado – como as soluções da GDOOR.

Possuímos homologação em todos os estados brasileiros e desenvolvemos os softwares mais completos do mercado para o gerenciamento de micro e pequenas empresas, utilizados diariamente por milhares de empresas, comercializados exclusivamente por parceiros – e você pode ser um deles!

Não exigimos aquisição de licenças para estoque. Revender GDOOR é um investimento seguro e lucrativo. O retorno com a venda e manutenção é garantido e ajudará a sua empresa a empreender com inovação e resultados concretos.

Quem escolhe a GDOOR Sistemas tem tudo o que uma revenda de software precisa:

• Comercialização exclusiva com a rede de parceiros GDOOR;

• Modalidade mensal (sem estoque e sem investimento mínimo);

• Acesso imediato a materiais atualizados para divulgação das soluções GDOOR (Mídia KIT);

• Suporte e treinamento gratuito;

• Soluções eficientes, de fácil utilização e com tecnologia de ponta.

Através das soluções GDOOR, seu cliente amplia as possibilidades de gerenciamento de forma consistente e dinâmica, você rentabiliza seu negócio estando à frente das inovações. Isso é ser uma revenda GDOOR!

Você gostou das dicas de marketing digital para a sua loja de automação comercial? Quer se tornar uma revenda GDOOR? Entre em contato com a nossa equipe!

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