Definindo o mix de produto da sua loja de automação comercial

mix de produto da sua loja de automação comercial

O sonho de qualquer empresa é ter os produtos certos, no lugar certo, na hora certa, para os clientes certos. Ao definir o mix de produto da sua loja de automação comercial, você cria as condições para conquistar uma boa posição no mercado.

Entretanto, é preciso saber como definir o mix de produto ideal para uma loja de automação comercial. Afinal, existem muitas opções que podem ser oferecidas aos clientes – e você certamente deseja minimizar as chances de falhas, não é?

Neste artigo vamos compreender como definir o mix de produto da sua loja de automação comercial. Confira!

O que é um mix de produtos?

O mix de produto refere-se ao número total e características dos produtos e/ou serviços que uma empresa oferece a seus clientes.

Por exemplo, uma empresa pode vender várias linhas de produtos. Suas linhas de produtos podem ser bastante semelhantes, como detergente para louça e sabão em barra, que são usados para limpeza e usam tecnologias semelhantes. Ou suas linhas de produtos podem ser muito diferentes, como fraldas e lâminas de barbear.

Quando focamos na loja de automação comercial, o mix de produtos pode incluir diversas soluções diferentes – variando suas funcionalidades, público-alvo, capacidade, ramo de atuação, fornecedor, entre muitas outras características. Ou seja, estamos falando de produtos semelhantes, mas com muitas diferenças.

Por que o planejamento do mix de produto é tão importante?

Quando um potencial cliente visita uma loja, ele espera obter a solução ideal para seus problemas. Caso contrário, ele provavelmente buscará por outro fornecedor que pode suprir suas necessidades com mais eficiência.

Infelizmente, é inviável oferecer todas as opções de soluções de automação comercial existentes. Não seria possível gerenciar tantas alternativas e nem gerenciar clientes com necessidades tão diferentes.

É justamente por isso que precisa existir um planejamento do mix de produto. Dessa forma, você escolhe quais são soluções mais importantes de oferecer – minimizando os custos e aumentando as chances de fechar boas vendas.

Além disso, o mix de produto define a identidade da marca. Uma boa escolha de produtos e um posicionamento inteligente na loja de automação comercial pode ser um diferencial para atrair e fidelizar clientes.

3 dicas para definir o mix de produto da sua loja de automação

1. Encontre seu mercado-alvo e cliente-alvo

O primeiro passo para acertar no mix de produto da sua loja de automação é conduzir uma “pesquisa de mercado”. Não se deixe enganar por esse termo sofisticado – você só precisa definir seu mercado específico e cliente-alvo (ou seja, as pessoas para quem você está tentando vender), identificando lacunas que você pode atender com sua variedade de soluções de automação comercial.

Isso ajudará você a entender melhor os tipos de produtos que deseja oferecer, além de trazer à tona novas maneiras de gerar oportunidades de vendas. Para isso, busque responder às seguintes perguntas:

•  O que posso oferecer que minha concorrência não oferece?

•  Existe mercado para meus produtos?

•  Quem são os clientes do meu concorrente?

•  Quais produtos meus concorrentes oferecem?

•  Qual é o preço deles?

Depois de responder a essas perguntas, posicione estrategicamente seu mix de produto para atender aos clientes que seus concorrentes não estão atendendo de forma eficaz.

Além disso, você também pode buscar o feedback dos clientes. Pergunte aos clientes atuais e potenciais quais são seus hábitos de compra, que tipos de produtos eles desejam e se seu mix atual está atendendo às necessidades deles.

2. Diferencie sua oferta de produto e se destaque

Por meio de sua pesquisa de mercado, você foi capaz de identificar seu mercado-alvo e cliente-alvo. Agora você precisa oferecer soluções que seus clientes considerem diferentes o suficiente para atender às suas necessidades específicas.

Aqui estão algumas estratégias de diferenciação a serem consideradas que não o deixarão competindo apenas em preço.

•  Exclusividade

•  Qualidade do produto

•  Funcionalidades

•  Customização•  Tendências do mercado

3. Teste, aprenda e invista

Seu mix de produto deve evoluir com o tempo. As tendências de consumo estão mudando mais rapidamente do que nunca, e sua variedade precisa mudar com as necessidades de seus clientes. Preste atenção ao que seus clientes estão pedindo e quais tendências você está vendo evoluir em seu mercado, ou você corre o risco de ter uma variedade desatualizada e obsoleta.

Incremente seu mix de produto com a GDOOR!

Você quer otimizar o mix de produto da sua loja de automação comercial? Então você precisa conhecer a GDOOR!

A GDOOR Sistemas é uma empresa que desenvolve produtos confiáveis, práticos e com qualidade no segmento de Tecnologia da Informação, oferecendo soluções em softwares de automação para gestão de Micro e Pequenas empresas do comércio, devidamente homologado no PAF-ECF, emissão de NF-e, NFC-e, CF-e via SAT e MFE, CT-e, NFP-e (produtor rural), TEF Discado, Dedicado, PAY&GO. Além disso, ainda atende ao SPED Fiscal, Sintegra e muito mais.

As soluções da GDOOR atendem micro e pequenas empresas do comércio (atacado, varejo), prestadores de serviços, transportadoras de pequeno porte, restaurantes, bares, pizzarias e similares que necessitam gerenciar suas informações (financeiro e controle de estoque) e emitir seus documentos fiscais (NF-e, NFC-e, SAT, Cupom Fiscal, CT-e, MDF-e, NFS-e).

E são muitas as soluções de automação comercial da GDOOR que você pode comercializar:

GDOOR WEB

Solução totalmente on-line. Gerencie seu negócio em qualquer lugar, de forma prática, segura e sem instalação, na palma da sua mão, acesso via navegador por qualquer dispositivo conectado a internet. Possui cadastro simplificado de pessoas, produtos, emissão de NF-e, NFC-e e NFP-e.

GDOOR PRO

Com o GDOOR PRO é possível obter um gerenciamento de forma completa. Controle financeiro, estoque, geração de arquivos fiscais: SPED Fiscal, EFD Contribuições (SPED PIS/CONFINS), CEF2, EDOC, REDF e SINTEGRA, além de relatórios para tomada de decisões. Emissão de NF-e, NFP-e, CT-e, CT-e OS e MDF-e. Também conta com frente de caixa homologado para emissão de Cupom Fiscal (ECF), NFC-e, SAT e MFE.

GDOOR SLIM

Solução simplificada para emissão de vendas de forma fácil e rápida, atende NF-e, NFC-e, SAT, MFE e NFP-e.

GDOOR MEI

Sistema de automação comercial completo de gerenciamento para o Microempreendedor Individual, sem emissão de documentos fiscais, possui cadastro de produtos, clientes, controle de estoque e financeiro. Atende também bares, restaurantes, prestadores de serviços e vendas externas.

GDOOR CT-e

Sistema para emissão de CT-e, CT-e OS e MDF-e. O GDOOR CT-e permite controlar todo o transporte das mercadorias, passageiros, valores, excesso de bagagem e informar quaisquer dados obrigatórios que envolvam a transmissão dos documentos eletrônicos.

GDOOR GFOOD

Módulo adicional ao GDOOR PRO, o GFOOD e GFOOD MÓVEL são indicados para bares, restaurantes e similares. Gerenciamento de mesas, reservas, tele-entrega, painel de senhas e várias outras funcionalidades. O GFOOD MÓVEL facilita a emissão de pedidos diretamente na mesa do cliente (compatível com Android).

GDOOR GLINK

Módulo adicional ao GDOOR PRO, possibilita integração parcial entre matriz/filial e efetuar vendas externas.

A solução permite cadastrar, visualizar e editar cadastros de clientes, emitir e imprimir pedidos de venda fora do estabelecimento e acompanhá-los em tempo real, reservar produtos do estoque e definir preço de atacado/varejo. Pode ser utilizada via aplicativo em dispositivos Android: GLINK MOBILE ou página na internet: GLINK WEB. Trabalha também em modo OFF-LINE.

GDOOR Ordem de Serviço

A OS é um adicional ao GDOOR PRO, está integrado com os módulos de clientes, estoque, vendedores, e com os cadastros de serviços, técnicos e objetos em contrato.

GDOOR GContábil

É um sistema adicional ao GDOOR PRO e GDOOR SLIM para armazenamento on-line de arquivos XML e arquivos fiscais, que poderão ser acessados através de um painel web pela contabilidade ou pelo cliente. Com o GCONTÁBIL, todos os arquivos XML e fiscais poderão ser mantidos em segurança e acessados em tempo real.

Você gostou das dicas para definir o mix de produto da sua loja de automação comercial? Quer se tornar um revendedor das soluções GDOOR? Entre em contato com a nossa equipe!

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