Lucro reduzido em empresas de informática? Veja como resolver!

Neste post vamos listar pontos nas empresas de informática que, se melhorados, podem ajudar a melhorar os lucros. Acompanhe!

Novas oportunidades de negócios para empresas de informática! Esse é o ponto de partida para resolver a redução de lucro dos negócios deste setor. A tecnologia oferece alternativas e, mesmo que muitas empresas entenderam isso, sempre haverá espaço para novos produtos e serviços.

Se vender computadores e outros produtos que antes eram altamente rentáveis, já não é a mesma coisa, é hora de rever os seus conceitos. Comece agora a mudança e descubra como aumentar o lucro das empresas de informática com a leitura deste conteúdo.

Resolva, a partir de agora, o problema com o lucro reduzido. Acompanhe as nossas sugestões!

Adote a inovação

De verdade, quando foi a última vez que você inovou na sua empresa de informática? Falamos de inovação que resultou em aumento do lucro. Isso vai desde inovar nos produtos e serviços oferecidos ao público e que acompanhem as necessidades do mercado, até a gestão interna da empresa.

Adotar ferramentas tecnológicas para gestão, como agenda unificada para gerenciar os trabalhos, sistema de gestão financeira para otimizar os gastos e investimentos, entre outros, é uma questão de sobrevivência. Exagero? Melhor não arriscar! Se no seu negócio as coisas são “iguais” há muito tempo, mude de postura imediatamente.

Atendimento especializado

Não adianta negar: um bom e qualificado atendimento vai fazer o cliente voltar e ter recorrência de atendimentos, e a fidelização é um ponto muito positivo para o faturamento da empresa. Com a quantidade de ferramentas que existem para um atendimento especializado, não se aceitam desculpas. O trabalho para ter um relacionamento de proximidade com ele vai custar muito menos do que o empenho para recuperá-lo.

O perfil do atual cliente envolve muito conhecimento do seu produto. Ele chega até você depois de realizar pesquisas, trocar ideias com amigos e sabe muito sobre o que você vai oferecer. Então, equipes de atendimento, vendas e assistência técnica devem estar ainda mais preparadas.

Ofereça canais de atendimento em diferentes plataformas e facilite o contato do cliente com a sua empresa. Faça ele se sentir especial, mostre que você realmente está disposto a entender suas necessidades e ajudá-lo a resolver os problemas. É o mesmo cliente que vai falar bem de você para outras empresas e avaliar positivamente o seu trabalho.

Controle os gastos excessivos ou desnecessários

Ter os gastos bem controlados faz toda a diferença. E muitas vezes os gargalos estão nos pequenos gastos desnecessários e não contabilizados. Fatores como papel e tinta, aparentemente de custo baixo, podem te surpreender no final do mês. Uma automação dos processos internos, como backups, atualização de software e monitoramento da rede faz a diferença nas empresas de informática.

Programe bem as vendas a prazo

Vendas parceladas são boas se bem programadas (e pagas, obviamente). Se houver descontrole nos valores programados mensalmente, a dívida pode ficar por conta da sua empresa de informática. Existem softwares com finalidade de controlar vendas a prazo, super fáceis de usar.

Ao dar um prazo maior para o cliente, o que não é ruim para a venda, verifique quanto tempo você tem para pagar o seu fornecedor. Somente o que é bom para todas as partes envolvidas, será um negócio positivo.

Alinhe o pagamento dos fornecedores com os recebimentos

Então, esse item vem ao encontro das vendas a prazo. Pagar os fornecedores antes de receber do seu cliente pode ser um problema, caso você não tenha um caixa mais “recheado”. É preciso organizar isso, combinado?

Não se engane com a ilusão do “preço baixo” de empresas de informática

O preço baixo é um vilão da lucratividade. Mas, calma aí! Isso não quer dizer que não se pode fazer promoções do tipo “preço baixo”. Num primeiro momento, baixar os preços parece a melhor atração para o cliente. Entretanto, tome muito cuidado para não oferecer preço baixo e não lucrar quase nada. Isso é mais comum em empresas de informática do que se imagina.

Ter produtos de maior valor agregado

Não conte apenas com produtos e serviços na com uma margem muito pequena de lucro. No final do mês você vai olhar para trás e ver que teve muito trabalho e viu pouco dinheiro no seu caixa. Procure oferecer produtos, como softwares, que lhe rendam mais lucro e sejam interessantes para empresas de informática.

Conclusão

O “x” da questão nas empresas de informática é a inovação! Oferecer novos produtos e atender cada vez melhor os clientes são as decisões com maiores chances de renderem bons lucros. Junto à elas, uma gestão qualificada e bem organizada, que reduz custos, controla as vendas a prazo e sabe agregar valor ao produto, tem tudo para dar certo.

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