Como montar um treinamento para funcionários de restaurante?

treinamento para funcionários de restaurante

A atuação da equipe é essencial para a satisfação dos clientes e o sucesso do estabelecimento, portanto, o investimento em treinamento para funcionários de restaurante é bastante significativo. 

A estratégia é vantajosa para qualificar esses profissionais em relação aos processos internos, procedimentos de higiene, boas práticas para o atendimento ao cliente, entre outros quesitos.

Contudo, para ter bons resultados, é necessário montar o treinamento de forma adequada, além de acompanhar o desempenho dos profissionais e oferecer atualizações de tempos em tempos. 

Por que investir em treinamento para funcionários de restaurante? 

A atuação de toda a equipe influencia na satisfação dos clientes. Se o restaurante tem um chef de cozinha excepcional, mas os garçons atuam com grosseria, atrasam ou erram pedidos, por exemplo, a experiência do cliente ficará comprometida. 

Diante disso, é muito importante que empreendedores e gestores de restaurantes estejam atentos ao desempenho dos funcionários para dar feedback e buscar ferramentas para capacitá-los.

Se bem aplicada, a estratégia pode gerar melhorias no atendimento ao cliente, favorecer a fidelização dele, reduzir erros e contribuir com a reputação do estabelecimento. Vale lembrar que um cliente insatisfeito e mal atendido pode compartilhar essa experiência com muitas pessoas e acabar influenciando a opinião de possíveis clientes. 

Por fim, investir em treinamento para funcionários também pode ser saudável para as finanças. Um estudo feito pela empresa Accenture, e divulgado pela revista EXAME, mostrou que as companhias brasileiras perderam mais de 400 bilhões de reais devido a mau atendimento, ou falta de ofertas adequadas às necessidades dos consumidores. 

Quais pontos abordar no treinamento? 

O treinamento para funcionários de restaurante pode abordar diversos pontos. Uma dica é fazer uma análise criteriosa do estabelecimento e da atuação da equipe 一 considerando, inclusive, a opinião ou reclamação dos clientes 一 para saber quais assuntos devem ser priorizados. Veja, a seguir, alguns dos pontos principais. 

Atendimento 

Clientes bem atendidos e satisfeitos tendem a retornar ao estabelecimento e indicá-lo para outras pessoas. Sendo assim, o bom atendimento é essencial para o sucesso de um restaurante.

Ao montar um treinamento para funcionários você pode abordar boas práticas de cordialidade e simpatia, comunicação, regras do restaurante, conhecimento sobre o cardápio, entre outros pontos.

Além disso, procure atualizar o conhecimento e as habilidades da equipe para atender diferentes perfis de clientes. O funcionário deve estar apto, por exemplo, para lidar com um cliente mais agressivo, mantendo a calma e uma linguagem polida. 

Também é importante que eles saibam como se comportar diante de imprevistos ou erros com pedidos, e o que pode ser feito para minimizar o desconforto do cliente diante dessas situações. 

Higiene 

Estabelecimentos do ramo alimentício devem seguir rígidos protocolos de higiene. Sendo assim, é necessário fiscalizar a atuação da equipe e investir em treinamento para aumentar o conhecimento deles sobre o assunto e reduzir falhas. 

Os funcionários devem estar cientes de todas as regras de higiene do restaurante, tais como manter uniforme limpo, uso de toucas na área da cozinha, manter unhas cortadas e cabelo preso, entre outras.

Segurança

A segurança da equipe e dos clientes é outro ponto que deve ser abordado em um treinamento para funcionários de restaurante. É importante que os profissionais saibam como agir em situações de risco, como incêndio, vazamento de gás, alagamento, entre outras. 

Ter um plano para prevenção de acidentes é mais uma etapa essencial, assim a equipe evita atitudes de risco, como manipular itens inflamáveis perto do fogo, tomar cuidados com cabos e panelas etc. 

Os procedimentos de segurança também devem seguir a legislação da região, o que pode incluir treinamentos obrigatórios. Geralmente, o local deve obter o Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB) e ter uma brigada de incêndio treinada. 

Processos internos 

Os funcionários do restaurante devem ter um conhecimento profundo sobre os procedimentos internos e ferramentas tecnológicas. É fundamental treiná-los sobre o fluxo de pedidos, fechamento de conta e pagamento, etc. 

Além disso, se o estabelecimento tem soluções tecnológicas para delivery, organização de pedidos com a cozinha, reserva de mesas, entre outros, os funcionários precisam dominá-las corretamente para realizar as tarefas sem problemas.

Como montar o treinamento para funcionários de restaurante? 

Há algumas etapas relevantes ao montar treinamento para funcionários, sendo que diagnóstico do local, planejamento do treinamento e divulgação são algumas delas.

Faça um diagnóstico do negócio 

Um dos primeiros passos é fazer um diagnóstico do local e da equipe. O gestor deve analisar quais pontos são positivos e quais devem ser aprimorados para definir as prioridades e módulos do treinamento.

Defina os objetivos com o treinamento

É necessário definir os objetivos com a ação para conseguir avaliar os resultados depois. O treinamento pode ser útil para integrar novos funcionários, explicando as regras internas, procedimentos de segurança e higiene, etc.

Além disso, ele pode ser aplicado em casos de utilização de novas tecnologias. Se a empresa planeja investir em um novo sistema para o restaurante, por exemplo, a equipe que trabalhará com ele precisará de treinamento para aprender a utilizar a ferramenta. 

A estratégia também pode ser útil para alterações nos processos internos, motivação da equipe, entre outras situações. Por isso, é importante realizar um diagnóstico para entender os pontos fortes e fracos do restaurante.

Avalie o perfil e as necessidades da equipe

Atualizações sobre procedimentos de segurança e regras do restaurante podem ser aplicadas a todos os funcionários. Mas há conteúdos específicos para cada equipe. Sendo assim, avalie bem o perfil da equipe e as necessidades de atualização ao montar o treinamento. 

Defina o formato do curso 

Considere os objetivos com o treinamento e as características dos funcionários para definir qual é o melhor formato para compartilhar o conhecimento, o que pode ser feito em cursos no próprio restaurante, treinamento online, em instituição externa, etc. Outra etapa importante é definir os temas que serão abordados no curso e a duração dele. 

Se o processo for realizado internamente, também será necessário pensar nos recursos para realizar o treinamento, tais como retroprojetor e computador, materiais para demonstração, entre outros itens.

Levante os custos

Os custos com o treinamento dependerão do formato dele, se haverá instrutor interno ou externo, a duração e a quantidade participantes. Sendo assim, é preciso considerar todos esses fatores para estabelecer o orçamento para a ação.

Divulgue o treinamento 

Marque a data do treinamento com antecedência e informe a equipe sobre o evento. Além disso, você pode utilizar mural de recado, WhatsApp e e-mail para lembrá-los sobre a data e reforçar a importância da participação. 

Analise os resultados do treinamento

É possível aplicar uma pequena avaliação para identificar se o conteúdo do treinamento foi absorvido. Contudo, uma das melhores formas de fazer isso é acompanhar o desempenho da equipe com atenção para ver se eles colocaram o conhecimento em prática. 

Caso o treinamento não tenha alcançado o retorno desejado, pode ser necessário planejar novas versões, alterar o formato, entre outras estratégias. 

Esses são alguns dos principais passos para montar treinamento para funcionários de restaurante. A medida é significativa para qualificá-los e mantê-los motivados, o que influencia no desempenho deles, no atendimento aos clientes, entre outros aspectos. 
E então, gostou das dicas? Continue acompanhando o nosso blog para mais dicas. E se você estiver em busca de soluções tecnológicas para melhorar a atuação da sua equipe, não deixe de conhecer as soluções da Gdoor para o setor alimentício.

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