A importância do fluxo de caixa na loja de automação comercial

fluxo de caixa na loja de automação

Manter o fluxo de caixa sob controle é um desafio para um proprietário de loja de automação comercial, não é? De fato, os desafios em torno de como gerenciar o fluxo de caixa representam o principal motivo do fracasso das pequenas empresas – incluindo empresas que estão no caminho para a lucratividade de longo prazo.

Não importa o sucesso do seu negócio no papel, se você não tiver o dinheiro necessário em mãos quando o aluguel ou a folha de pagamento vencer, seu negócio não sobreviverá.

Por isso, é fundamental acompanhar de perto todas as movimentações financeiras da sua empresa para construir um caminho de sucesso. Porém, isso requer extrema diligência, preparação e consciência de que as coisas nem sempre sairão conforme o planejado.

Quer entender melhor a importância do fluxo de caixa na loja de automação comercial e descobrir como fazer esse gerenciamento? Confira logo a seguir!

O que é gerenciamento de fluxo de caixa?

Simplificando, o fluxo de caixa é a quantidade de dinheiro que entra e sai da sua loja de automação comercial.

Quando seus clientes compram algo de sua empresa, você é pago. É necessário muito trabalho duro para fazer essas vendas acontecerem – com o dinheiro fluindo na outra direção em despesas como salários, suprimentos, materiais, distribuição, marketing e muito mais.

Seu fluxo de caixa é positivo quando sua empresa tem mais vendas e receitas do que em uma ampla gama de despesas comerciais. A gestão do fluxo de caixa consiste em monitorar, estudar e ajustar suas receitas e despesas de caixa.

Veja as duas situações opostas de um fluxo de caixa na loja de automação comercial:

•  Fluxo de caixa positivo: ocorre quando o caixa que entra em seu negócio proveniente de vendas, contas a receber, etc. é maior do que o valor do caixa que sai de seus negócios por meio de contas a pagar, despesas mensais, salários de funcionários, etc.

•  Fluxo de caixa negativo: ocorre quando a saída de caixa é maior do que a entrada de caixa. Isso geralmente significa problemas para uma empresa, mas existem etapas que você pode executar para corrigir o problema do fluxo de caixa negativo e entrar na zona positiva.

A diferença entre fluxo de caixa e lucratividade

Quando falamos sobre o fluxo de caixa, é muito comum vermos gestores confundido com lucratividade. Porém, fluxo de caixa e lucro não são a mesma coisa.

O lucro é o que sobra depois de eliminar todas as despesas em que sua empresa incorreu ao gerar receita. Se você obtiver R$ 100.000 como resultados de vendas e tiver R$ 80.000 de despesas no mesmo período, o seu lucro é de R$ 20.000.

Porém, isso não significa que você possui R$ 20.000 em caixa. Afinal, algumas vendas podem ser feitas a prazo, clientes podem atrasar o pagamento ou pode ocorrer um acúmulo de despesas no mesmo mês. Todas essas são situações que afetam o fluxo de caixa.

Ou seja, a lucratividade avalia os resultados com base nas transações realizadas – mesmo que o dinheiro ainda não tenha entrado ou saído do caixa. Já o fluxo de caixa lida somente com as entradas e saídas financeiras.

Por que a gestão do fluxo de caixa é tão importante?

Vamos deixar o lucro de lado novamente e falar mais sobre o fluxo de caixa.

Como já ressaltamos, problemas no fluxo de caixa são o principal motivo do fracasso das empresas. Na verdade, as empresas enfrentam problemas de fluxo de caixa em todo o mundo, de acordo com uma pesquisa recente do QuickBooks. Mais de 60% das empresas disseram que gerenciar o fluxo de caixa era um problema. E pouco menos de um terço disse que não podiam pagar a si próprios, fornecedores ou credores, devido ao baixo fluxo de caixa.

Veja por quais motivos uma boa gestão do fluxo de caixa é tão importante para uma loja de automação comercial:

•  Você não ficará sem dinheiro. Sem dúvida, esta é a maior vantagem de uma boa gestão do fluxo de caixa. Gerenciar bem o seu fluxo de caixa permitirá que você preveja quanto dinheiro trará para o seu negócio e garantirá que seja sempre mais do que você precisa gastar.

•  Você pode pagar sua equipe corretamente. Seus funcionários são a força vital que ajuda você a manter seu negócio funcionando e, na maioria das vezes, é difícil encontrar bons funcionários. Portanto, pagar sua equipe em dia não é apenas a coisa certa a fazer, mas também faz sentido para os negócios. Com uma boa gestão de fluxo de caixa, você nunca terá que se preocupar se poderá pagar sua equipe em dia, pois poderá reservar dinheiro regularmente para sua remuneração.

•  Você pode pagar seus fornecedores. Gerenciar seu fluxo de caixa corretamente permite que você tenha uma projeção clara de suas contas a pagar. Assim, você poderá pagar seus fornecedores corretamente e manter a loja de automação comercial funcionando sem problemas.

•  Tranquilidade e foco no negócio. Não há nada mais estressante do que ficar sem dinheiro. Felizmente, com um bom gerenciamento de fluxo de caixa, você se preocupará menos em equilibrar as contas, porque terá dinheiro suficiente no banco para cumprir todas as suas obrigações.

•  Você pode evitar o excesso de despesas. Se você não tiver um bom plano de gerenciamento de fluxo de caixa, você se pegará adivinhando quanto dinheiro precisa gastar para cada pagamento. Isso geralmente resulta em gastos excessivos ou uso incorreto do dinheiro.

•  Possibilidade de crescimento. Um plano de gerenciamento de fluxo de caixa eficaz evitará que você fique sem dinheiro, portanto, você sempre pode dizer sim às oportunidades de crescimento. Dessa forma, você pode investir no sucesso da sua loja de automação comercial.

7 dicas para melhorar o fluxo de caixa da sua loja de automação comercial

A chave para aumentar o fluxo de caixa não é apenas trazer mais entradas de caixa, mas também limitar suas saídas de caixa. Isso significa que você precisa gerenciar suas despesas tanto quanto suas vendas.

Veja algumas dicas que vão ajudá-lo a melhorar o fluxo de caixa na loja de automação comercial:

1. Faça com que os clientes paguem as faturas dentro do prazo

Uma chave para aumentar seu fluxo de caixa é fazer com que seus clientes paguem suas faturas em dia. Sabemos que é mais fácil falar do que fazer, mas existem muitas estratégias práticas para aumentar a probabilidade de receber pagamentos mais rapidamente. Veja algumas dicas para tornar isso realidade:

•  Acompanhamento com lembretes de pagamento. Lembre seus clientes quando as faturas estiverem vencendo. Envie lembretes por e-mail alguns dias antes do vencimento da fatura, no dia em que a fatura vence e alguns dias depois. Se eles ainda não pagaram, ligue para eles e continue enviando lembretes.

•  Dê incentivos aos seus clientes. Considere oferecer um desconto para clientes que pagam suas faturas antes de um certo tempo. Se os termos da sua fatura são 30 dias corridos, mas você realmente deseja que seus clientes paguem suas faturas na primeira semana em que receberem a fatura, ofereça um pequeno desconto.

•  Cobre uma multa por atraso de pagamento. Outra chave para um faturamento bem-sucedido é ter uma política de faturamento forte. Escolha uma data para o vencimento específica para eliminar qualquer confusão – estipulando uma multa por atraso de pagamento para clientes que excederem a data de vencimento.

2. Aumente os preços

Se o seu fluxo de caixa for baixo, pode ser hora de considerar o aumento dos preços de seus produtos ou serviços. Pergunte a si mesmo:

•  O que meus concorrentes estão cobrando?

•  Os custos internos da loja de automação comercial aumentaram?

•  Quanta mão de obra meus serviços exigem?

•  Meus preços compensam o tempo gasto no atendimento ao cliente?

•  Meus preços são muito baixos? Meus produtos são baratos ou valiosos?

Você deseja encontrar um equilíbrio entre manter seus preços competitivos e compensar de forma justa o trabalho árduo que você e seus funcionários fazem. Afinal, você quer fazer vendas, mas também quer ter lucro.

3. Reavalie as despesas operacionais

Gerenciar o fluxo de caixa não é apenas fazer com que mais dinheiro entre em sua loja de automação comercial. Também é importante reduzir ao máximo o dinheiro que sai de seu negócio.

Para isso, busque cortar despesas desnecessárias. Dê uma olhada cuidadosa em sua demonstração de fluxo de caixa e analise as despesas comerciais de sua empresa. Após isso, avalie se as despesas são realmente necessárias e se não existem alternativas mais baratas.

Outra forma de colocar isso em prática é simplificando seus processos de negócios – garantindo que sua empresa esteja funcionando da maneira mais eficiente possível. Concentre-se em reduzir o tempo, não apenas os custos. Analise todos os seus processos de negócios atuais e avalie o quão eficiente é o processo atual e se há alguma maneira de acelerar esse processo.

Talvez isso signifique implementar um software de gestão para enviar faturas mais rapidamente ou repensar o processo de atendimento aos clientes. Ao usar o tempo de forma eficiente, você pode fazer mais, gastar menos com salários e evitar o pagamento de horas extras excessivas (o que pode prejudicar muito o caixa da sua empresa).

4. Pague os fornecedores na hora certa

Seja estratégico sobre quando você paga seus fornecedores. Se o seu fornecedor oferecer um desconto para pagamento antecipado, certifique-se de pagar no prazo necessário para economizar algum dinheiro. Se o fornecedor não oferecer um desconto, pague quando for mais favorável para o seu negócio.

Digamos que sua fatura vença em 1º de junho. Os registros do fluxo de caixa mostram que maio é um mês lento para o seu negócio, mas junho tem um histórico de vendas mais altas. Com base nisso, você pode pagar sua fatura no último dia do vencimento para que você possa aproveitar o fluxo de caixa positivo de junho.

Se precisar de mais tempo para pagar as contas, você também pode considerar o pagamento com um cartão de crédito empresarial. Dessa forma, você pode pagar as despesas durante um período de tempo, em vez de todas de uma vez.

5. Abra uma conta poupança empresarial

Se você ainda não tiver uma, abra uma conta poupança para empresas, onde poderá criar uma reserva financeira – e ainda deixar seu dinheiro rendendo. Esta é uma maneira simples de gerar um pouco de dinheiro extra e é uma maneira inteligente de garantir que você sempre tenha uma reserva de fluxo de caixa para o seu negócio.

6. Expanda o mercado de vendas

Outra solução para aumentar o fluxo de caixa positivo é fazer um brainstorming de novas fontes de receita. Aqui estão algumas novas possibilidades de vendas para dar início às ideias:

Adicione novos serviços ou produtos

Pense nos itens ou serviços atuais que você oferece e se há outros itens ou serviços que você acha que seriam uma boa adição ao seu negócio. Pense fora da caixa e considere maneiras alternativas de obter renda também. Seja criativo sobre as novas maneiras como sua empresa pode gerar receita, o que, por sua vez, aumentará o fluxo de caixa.

Crie uma nova estratégia de marketing

Se você já tem um mix de produtos ideal, talvez seu marketing possa ser expandido. Pense em novas maneiras de divulgar sua empresa. Considere se há algum outro grupo de pessoas que poderia se beneficiar com o que sua empresa oferece. Trazer mais clientes é uma ótima maneira de gerar mais fluxo de caixa.

Incentive os clientes a comprar mais

Outra ótima maneira de melhorar o fluxo de caixa é fazer com que seus clientes atuais gastem mais. Para isso, você pode incentivar a contratação de softwares de automação comercial mais robustos ou incrementar as propostas da sua empresa – adicionando outras soluções digitais ou serviços adicionais (como consultorias, por exemplo).

Não se esqueça de seus clientes leais

Outra ótima maneira de expandir seu mercado é permitir que clientes satisfeitos façam isso por você. Incentive os clientes fiéis oferecendo descontos ou implementando programas de recompensas. Além disso, considere a implementação de um programa de indicação. Dessa forma, você pode incentivar seus clientes fiéis a expandir seus negócios por meio do boca a boca.

7. Encontre o parceiro ideal

Para uma loja de automação comercial, a parceria certa pode fazer toda a diferença. Afinal, oferecer soluções de qualidade para seus clientes é fundamental para elevar as receitas e equilibrar o fluxo de caixa.

E a Gdoor é sua parceira ideal para revender sistemas de automação comercial!

Possuímos homologação em todos os estados brasileiros e desenvolvemos os softwares mais completos do mercado para o gerenciamento de micro e pequenas empresas, utilizados diariamente por milhares de empresas, comercializados exclusivamente por parceiros – e você pode ser um deles!

Não exigimos aquisição de licenças para estoque. Revender Gdoor é um investimento seguro e lucrativo. O retorno com a venda e manutenção é garantido e ajudará a sua empresa a empreender com inovação e resultados concretos.

Quem escolhe a Gdoor tem tudo o que uma revenda de software precisa:

• Comercialização exclusiva com a rede de parceiros Gdoor;

• Modalidade mensal (sem estoque e sem investimento mínimo);

• Acesso imediato a materiais atualizados para divulgação das soluções Gdoor (mídia kit);

• Suporte e treinamento gratuito;

• Soluções eficientes, de fácil utilização e com tecnologia de ponta.

Através das soluções Gdoor, seu cliente amplia as possibilidades de gerenciamento de forma consistente e dinâmica, você rentabiliza seu negócio estando à frente das inovações. Isso é ser uma revenda Gdoor!

Você gostou das dicas para melhorar o fluxo de caixa da sua loja de automação comercial? Ficou interessado em se tornar uma revenda de soluções da Gdoor? Entre em contato com a nossa equipe!

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