Distribuidora de sorvete: 7 dicas de gestão para potencializar os lucros

Ter um cardápio variado e investir em um bom atendimento ajuda a potencializar o lucro da distribuidora de sorvete. Saiba mais!

Interessado em potencializar o lucro da sua distribuidora de sorvete? Esse mercado é de fato bastante promissor. Com o surgimento de novas e apetitosas variedades desse alimento como o Frozen Yogurt, o gourmet e o artesanal, o setor cresceu cerca de 81% em 2020.

Isso fez com que o volume consumido saltasse de 686 milhões de litros em 2003 para impressionantes 1 bilhão de litros em 2016. O Brasil é um dos maiores produtores mundiais de sorvete: o país ocupa a 10ª posição. O Nordeste é a região que conta com o maior número de vendas, seguido do Sudeste, do Sul e do Centro Oeste.

O aumento do consumo aponta novas oportunidades para os empresários do setor que podem potencializar seus lucros.

A seguir explicaremos como tornar isso possível. Vamos lá? Acompanhe!

Distribuidora de sorvete: mercado

O setor da distribuidora de sorvete é bastante abrangente. Inclui picolés, tortas, bolos e sobremesas. No entanto, o Brasil não vê esse alimento como uma boa fonte de nutrientes. Isso é claro prejudica o consumo já que ele é visto como uma guloseima ou como uma sobremesa.

No entanto, o sorvete é fonte de diversos nutrientes como o cálcio que garante a saúde dos ossos e dos dentes. Também auxilia no processo de coagulação sanguínea e na regularização dos batimentos cardíacos.

O alimento também é rico em vitaminas A, B1, B2, B6, C, D, K e fósforo, o que garante o bom funcionamento do cérebro, na produção hormonal e na digestão.

7 dicas de gestão para potencializar os lucros da sua distribuidora de sorvete

distribuidora de sorvete

1. Invista em um bom atendimento

Para ser lembrada e amada pelos clientes, a sorveteria precisa valorizar cada cliente. Seja ele grande ou pequeno. Valorizar quem entra em contato com a sua marca aumenta o Lifetime Value, ou seja, o valor investido pelo cliente a cada interação com a marca.

Além disso, é preciso adotar um atendimento humanizado. Para isso, a equipe deve usar uma linguagem clara, compreensível e empática. Criar uma conexão garante que o cliente dê atenção aos atendentes e se sinta à vontade para fazer críticas e dar sugestões.

2. Tenha um cardápio variado

Para potencializar os lucros, a distribuidora de sorvete precisa escolher bons ingredientes e criar um cardápio variado. Vale escolher frutas exóticas, populares e da época. Outra boa ideia é preparar sorvetes com frutas regionais como do Nordeste ou do Norte. Assim, o cardápio agradará a diferentes paladares, desde crianças até adultos ávidos por experimentar novos sabores.

Também é importante considerar os consumidores com restrições alimentares. Por isso, crie sabores sem glúten, sem lactose e sorvetes veganos. Também é importante oferecer opções sem açúcar e sem gordura.

3. Escolha produtos diferentes

Uma distribuidora de sorvete pode apostar em diferentes tipos. Alguns chamam muita atenção, por isso aumentam o volume de vendas. O primeiro deles é o premium, que conta com matérias-primas nobres e pouca gordura.

Outra opção é o artesanal, mais cremoso e saboroso que a versão tradicional. Os gelatos também se enquadram nessa categoria, no entanto, como não tem conservantes, esse sorvete é ainda mais cremoso.

Crianças gostam muito do Soft Mix, sorvete em formato de “parafuso” de um ou vários sabores. Podem ser servidos na casquinha ou no copo, como um Sundae. Quanto mais colorido, mais bonito será o alimento. Já os Sorbets são feitos de frutas e um pouco de água, os Sherbets de leite e os Frozen Yogurts de iogurte.

Os picolés também fazem muito sucesso. Existem diferentes tipos como as paletas mexicanas feitas de frutas e recheadas com doces tradicionais como chocolate e doce de leite. Os de sabores exóticos como lichia e chiclete também fazem sucesso.

Há ainda sorvetes de açaí. O preparo é muito semelhante ao do Soft Mix: a polpa da fruta é misturada com guaraná e água até obter uma mistura pastosa e levemente aerada.

4. Garanta um ambiente agradável

Uma distribuidora de sorvete deve proporcionar aos clientes um espaço higienizado e acolhedor. Lavabos para higienizar as mãos são fundamentais, pois todos gostam de lavar as mãos antes de comer uma sobremesa ou tomar um suco.

Além disso, é importante oferecer comodidades como conexões de wi-fi e mesas para acomodar turmas ou famílias. Também vale contar com espaço reservado para que os clientes possam tomar café ou trabalhar.

5. Invista em tecnologia

A tecnologia aumenta o lucro da distribuidora de sorvete e permite que a empresa aprimore seus processos. Ela também ajuda a empresa a aprimorar seus canais de entrega e a criar produtos.

Para isso, é preciso acompanhar as últimas tendências da inovação e procurar sistemas desenvolvidos exclusivamente para o setor alimentício que contenham soluções como controle de mesa, tele-entrega e integração com o iFood.

A ferramenta deve ter ainda relatórios de abertura e fechamento de caixa, lucratividade por produtos e comissão por garçom.

7. Tenha presença digital

Uma distribuidora de sorvete que deseja atrair e conquistar clientes precisa ter presença digital. Para isso, não basta ter um site, é preciso criar perfis nas redes sociais e oferecer promoções e produtos exclusivos.

Aposte em perfis no Instagram, Facebook e no TikTok. Publique fotos bonitas e inusitadas de sorvetes ou sobremesas e aposte em conteúdo que entregue valor aos clientes, não foque apenas na divulgação. Isso fará com que eles se lembrem da sua distribuidora sempre que quiserem experimentar um sorvete lindo e saboroso. As redes sociais também ajudam a saber a opinião dos clientes sobre os produtos da empresa, ouvir críticas e propor soluções.

Vale observar que no setor de alimentos a divulgação boca a boca é fundamental, por isso contar com a ajuda dos clientes para divulgar a marca ajuda a alavancar vendas.

Gostou do conteúdo? Quer uma ajudinha para potencializar os lucros da sua distribuidora de sorvete? Então, conheça o Gfood, a solução mais completa para o setor alimentício!

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