como montar uma loja de software

Afinal, como montar uma loja de software? Essa é uma pergunta que centenas de empreendedores fazem diariamente. Mesmo compreendendo que o mercado na área da tecnologia tende a continuar crescendo, pode ser desafiador tirar uma ideia do papel, não é?

Para ajudá-lo nessa missão, preparamos um guia de como montar uma loja de software. Confira!

Afinal, como montar uma loja de software?

1. Encontre uma ótima ideia e faça pesquisas de mercado

Você já sabe que deseja vender software, mas ainda é preciso definir como colocar isso em prática – considerando a realidade do mercado.

•  Desenvolvimento e refinamento da sua ideia de negócio. Ao iniciar um negócio, você precisa levar em consideração seus pontos fortes, fracos e interesses. Afinal, a pergunta mais básica que você pode responder é: por que deseja abrir uma empresa? A resposta a essa pergunta o ajudará a se concentrar em uma única ideia. Uma ideia é uma oportunidade de negócio, mas, embora existam muitas ideias para pequenos negócios, nem todas são excelentes ou adequadas para todas as pessoas.

•  Pesquisas de mercado. Antes de mergulhar em seu plano de negócios, é importante conhecer o mercado-alvo em que você está entrando. A realização de uma pesquisa de mercado completa em seu mercado-alvo pretendido e a compreensão dos dados demográficos de seus clientes-alvo e clientes potenciais irão ajudá-lo a escrever seu plano de negócios e também a construir um negócio sustentável e bem-sucedido. Quem é a concorrência direta? Alguém já está fazendo o que você quer? Se não, há uma razão para isso?

2. Escreva o seu plano de negócios

Um plano de negócios pode ajudá-lo a cristalizar suas ideias e fornecer um roteiro de como estruturar, administrar e expandir seus negócios. Você usará seu plano de negócios para convencer outras pessoas a investir em seu negócio, fazer parceria com você ou comprar seus softwares.

Mas como redigir um plano de negócios?

Depois de encontrar e refinar sua ideia de negócio e conduzir sua pesquisa de mercado, é hora de escrever um plano de negócios. Não é necessário um plano de negócios ao iniciar um negócio, mas pode ajudá-lo a cristalizar suas ideias. Afinal, não é suficiente começar um negócio – você também precisa saber como abrir e administrar um negócio.

Na verdade, as pessoas cometem muitos erros quando começam um novo negócio e se precipitam antes de considerar os aspectos importantes de seus negócios. E não se preocupe se você tiver tempo limitado para escrever um plano de negócios. Alguns proprietários de empresas escrevem um plano de negócios tradicional, enquanto outros trabalham em um plano de negócios mais compacto de uma página, como a tela do modelo de negócios, que destaca as informações mais importantes.

O importante é que você reflita sobre as principais áreas do seu negócio:

•  Sumário executivo

•  Descrição da empresa

•  Declaração de objetivo ou metas de negócios

•  Estrutura de negócios e gestão

•  Produtos e serviços

•  Plano de marketing e vendas

•  Projeções financeiras

3. Crie uma identidade de marca forte para sua empresa

A identidade da marca é o que você, clientes e clientes em potencial podem ver. Inclui o nome e o logotipo da empresa. Uma forte identidade de marca aumenta o valor da sua empresa, constrói a lealdade e torna mais fácil para você adquirir novos clientes.

•  Escolha do nome da sua empresa. Uma das peças mais desafiadoras ao montar uma loja de software é escolher um nome de marca para o seu negócio. O nome de sua marca é o identificador mais importante para sua nova empresa. É assim que seus clientes irão identificar e lembrar de você. Faz parte da identidade da marca da sua empresa e influenciará o design do seu logotipo e toda a sua marca visual. Portanto, não é uma decisão que você deve tomar levianamente. E lembre-se de fazer uma pesquisa de marca registrada para ter certeza de que o nome não viola os direitos de marca registrada de outra empresa.

•  Logotipo da sua empresa. Cada um tem sua própria opinião sobre o que torna um logotipo perfeito. Ao analisá-lo, quais são os elementos mais fundamentais e necessários que um logotipo de empresa deve possuir – independentemente dos modismos ou tendências? E como você sabe se o seu logotipo tem esses elementos-chave? Para isso, pode ser necessário buscar o auxílio de um designer.

•  Construção do ótimo site. O site da sua empresa é um dos embaixadores mais importantes do seu novo negócio e um componente crucial da sua estratégia de marketing e marca. Um estudo recente mostra que 97% dos consumidores pesquisam suas compras online no site de uma empresa antes de comprar algo. E isso é ainda mais importante ao montar uma loja de software – que é um produto digital que será vendido pela internet.

•  Presença online. Mais uma vez, montar uma loja de software de sucesso passa diretamente pela presença online. Você quer ser encontrado com facilidade pelos seus potenciais clientes e construir autoridade no mercado.

4. Financie seu negócio

Você precisa avaliar todos os custos envolvidos ao montar sua loja de software. A partir disso, será possível determinar se você possui capital o suficiente para realizar o investimento ou se precisará buscar financiamentos externos. Se você não pode financiar seu negócio sozinho, existem muitas alternativas – incluindo empréstimos, financiamento coletivo, investidores e muito mais.

Veja um resumo das suas principais opções:

•  Autofinanciamento. O autofinanciamento é a forma mais comum de financiar uma empresa. Isso significa usar poupança pessoal, cartões de crédito, empréstimos bancários, sacar contas de aposentadoria e vender ativos pessoais.

•  Convide amigos e familiares. Considere chamá-los como investidores. Embora possa ser difícil misturar relacionamentos pessoais e dinheiro, é inteligente aproveitar ao máximo os recursos mais próximos de você. Faça uma apresentação formal para amigos e familiares; se eles acreditarem em você e puderem ajudar financeiramente, muitos o farão.

•  Obtenha um adiantamento. Convença um parceiro ou cliente estratégico a ajudá-lo a financiar seu negócio, dando-lhe um adiantamento. Veja a seriedade da parte em questão em trabalhar com você. Pode acabar sendo a oportunidade certa para vocês dois.

•  Solicite um financiamento. Visite algumas instituições bancárias para conferir quais são as opções de financiamento para a abertura de uma nova empresa.

•  Serviços de permuta. Você pode trocar o acesso a seus softwares por serviços de outra empresa. Por exemplo, você poderia deixar que um coworking utilize seu software de gestão empresarial em troca de uma sala privativa para utilizar. Ou, então, poderia trocar o acesso a um software de gestão contábil pelos serviços de um contador. Pense criativamente aqui – o que você tem e do que você precisa?

5. Encontre o parceiro ideal para iniciar suas vendas!

É impossível montar uma loja de software de sucesso sozinho. Você precisará de ajuda ao longo do caminho. Isso inclui grandes parceiros de negócios, os fornecedores certos e os funcionários contratados.

Em especial, você precisa garantir que pode revender softwares que realmente agregam valor para o seu público. Afinal, um produto de qualidade é essencial para qualquer empresa que busca o crescimento do seu negócio e o sucesso entre o público.

Por isso, encontrar o parceiro ideal é o primeiro passo para iniciar suas vendas. Com um software de automação comercial de qualidade em mãos, você precisa se preocupar somente em fechar bons negócios!

Alcance o sucesso como uma parceira da GDOOR!

As chances de sucesso ao montar uma loja de software são ainda maiores quando você possui parceiros confiáveis – como a GDOOR!

Com a GDOOR, você pode incorporar diversas opções de softwares ao seu mix de produtos – o que traz uma série de benefícios:

•  Diversificação do mix

•  Aumenta a participação no mercado

•  Melhoria da credibilidade

•  Maior capacidade de fidelização do cliente

•  Ajuda na classificação de SEO

Conheça os produtos da GDOOR

A GDOOR é uma empresa catarinense de Tecnologia da Informação que oferece soluções em sistema de automação comercial para gestão de micro e pequenas empresas.

A GDOOR Sistemas desenvolveu um produto prático e confiável, além de oferecer soluções com excelência na área de Automação Comercial. Devidamente homologado no PAF-ECF, TEF Discado, Dedicado, PAY&GO. Além disso, atendemos ao SPED Fiscal, NF-e, Sintegra e muito mais.

Somos uma empresa ética e verdadeira. Nós da GDOOR, desenvolvemos um produto confiável, prático e de qualidade, com tecnologia de ponta. Sempre respeitamos as diferenças e particularidades de cada cliente, atendendo a todos com muito respeito e atenção. Temos o compromisso com nossas revendas em prestar o melhor atendimento e fornecermos uma solução em gestão comercial.

As soluções da GDOOR atendem micro e pequenas empresas do comércio (atacado, varejo), prestadores de serviços, transportadoras de pequeno porte, restaurantes, bares, pizzarias e similares que necessitam gerenciar suas informações (financeiro e controle de estoque) e emitir seus documentos fiscais (NF-e, NFC-e, SAT, Cupom Fiscal, CT-e, MDF-e, NFS-e.

Veja quais são as soluções da GDOOR:

GDOOR WEB

Solução totalmente on-line. Gerencie seu negócio em qualquer lugar, de forma prática, segura e sem instalação, na palma da sua mão, acesso via navegador por qualquer dispositivo conectado à internet. Possui cadastro simplificado de pessoas, produtos, emissão de NF-e, NFC-e e NFP-e.

GDOOR PRO

Com o GDOOR PRO é possível obter um gerenciamento de forma completa. Controle financeiro, estoque, geração de arquivos fiscais: SPED Fiscal, EFD Contribuições (SPED PIS/CONFINS), CEF2, EDOC, REDF e SINTEGRA, além de relatórios para tomada de decisões. Emissão de NF-e, NFP-e, CT-e, CT-e OS e MDF-e. Também conta com frente de caixa homologado para emissão de Cupom Fiscal (ECF), NFC-e, SAT e MFE.

GDOOR SLIM

Solução simplificada para emissão de vendas de forma fácil e rápida, atende NF-e, NFC-e, SAT, MFE e NFP-e.

GDOOR MEI

Sistema de automação comercial completo de gerenciamento para o Microempreendedor Individual, sem emissão de documentos fiscais, possui cadastro de produtos, clientes, controle de estoque e financeiro. Atende também bares, restaurantes, prestadores de serviços e vendas externas.

GDOOR CT-e

Sistema para emissão de CT-e, CT-e OS e MDF-e. O GDOOR CT-e permite controlar todo o transporte das mercadorias, passageiros, valores, excesso de bagagem e informar quaisquer dados obrigatórios que envolvam a transmissão dos documentos eletrônicos.

GDOOR GFOOD

Módulo adicional ao GDOOR PRO, o GFOOD e GFOOD MÓVEL são indicados para bares, restaurantes e similares. Gerenciamento de mesas, reservas, tele-entrega, painel de senhas e várias outras funcionalidades. O GFOOD MÓVEL facilita a emissão de pedidos diretamente na mesa do cliente (compatível com Android).

GDOOR GLINK

Módulo adicional ao GDOOR PRO, possibilita integração parcial entre matriz/filial e efetuar vendas externas.

A solução permite cadastrar, visualizar e editar cadastros de clientes, emitir e imprimir pedidos de venda fora do estabelecimento e acompanhá-los em tempo real, reservar produtos do estoque e definir preço de atacado/varejo. Pode ser utilizada via aplicativo em dispositivos Android: GLINK MOBILE ou página na internet: GLINK WEB. Trabalha também em modo OFF-LINE.

GDOOR Ordem de Serviço

A OS é um adicional ao GDOOR PRO, está integrada com os módulos de clientes, estoque, vendedores, e com os cadastros de serviços, técnicos e objetos em contrato.

GDOOR GContábil

É um sistema adicional ao GDOOR PRO e GDOOR SLIM para armazenamento on-line de arquivos XML e arquivos fiscais, que poderão ser acessados através de um painel web pela contabilidade ou pelo cliente.

Com o GCONTÁBIL, todos os arquivos XML e fiscais poderão ser mantidos em segurança e acessados em tempo real.

Através de uma simples configuração no GDOOR, o contador terá acesso às suas empresas e arquivos de vendas como:

•  NF-e de compra e venda, NFC-e, SAT, CF-e, SPED e Sintegra.

•  O acesso é online, com login e senha no painel do contador.

•  Todas as empresas vinculadas ao contador ficarão centralizadas no mesmo painel.

Torne-se um revendedor de sistema de automação comercial GDOOR!

Possuímos homologação em todos os estados brasileiros e desenvolvemos os softwares mais completos do mercado para o gerenciamento de micro e pequenas empresas, utilizados diariamente por milhares de empresas, comercializados exclusivamente por parceiros – como você!

Não exigimos aquisição de licenças para estoque. Revender GDOOR é um investimento seguro e lucrativo. O retorno com a venda e manutenção é garantido e ajudará a sua empresa a empreender com inovação e resultados concretos.

Política comercial

O que mais se espera de uma parceria em negócios é a lealdade, certo? Nosso relacionamento com o revendedor é desta forma, aberto às necessidades e melhorias apresentadas.

Nossa política comercial é clara e pode ser facilmente percebida pelas revendas: não nos envolvemos no processo de vendas de um parceiro, isso significa que em hipótese alguma vamos “atravessar” um negócio feito por uma revenda.

Se o cliente é seu, ele continuará sendo seu!

Suporte técnico humanizado

O suporte técnico é gratuito, possuímos canais exclusivos de atendimento para o revendedor. Nossa prioridade é atendê-lo da melhor forma possível, por meio de uma equipe humana, altamente capacitada e disposta a resolver qualquer tipo de imprevisto ou dúvida.

A revenda também pode se transformar em um canal direto com o seu cliente, agregando serviços. Oferecemos treinamentos on-line para que as empresas revendedoras tenham autonomia para atender seus clientes.

Parceria forte e lucrativa

Quem escolhe a GDOOR Sistemas tem tudo o que uma revenda de software precisa:

•  Política exclusiva;

•  Suporte e treinamento gratuito;

•  Atendimento ágil e humanizado;

•  Alta lucratividade;

•  Comercialização exclusiva por revenda;

•  Melhor custo/benefício do mercado;

•  Sistema de fácil utilização;

•  Ética profissional;

•  Valorização dos parceiros.

Através das soluções GDOOR, seu cliente amplia as possibilidades de gerenciamento de forma consistente e dinâmica, você rentabiliza seu negócio estando à frente das inovações. Isso é ser uma revenda GDOOR!

Você gostou das dicas para montar uma loja de software? Ficou interessado em se tornar uma revenda de automação comercial de soluções da GDOOR? Entre em contato com a nossa equipe!