Quer saber como escolher um fornecedor de qualidade? Como você sabe, contar com bons parceiros de negócios e vender os produtos mais procurados pelos clientes é fundamental para o sucesso de uma empresa.
Bons fornecedores também garantirão que a empresa opere com lucro e consiga crescer de maneira sustentável.
O problema é que acertar na escolha dos fornecedores não é uma tarefa fácil. Não há muita informação disponível na internet e as empresas que atuam no mesmo setor que a sua dificilmente compartilharão dados dos parceiros com quem trabalham. Outro problema é a dificuldade em avaliar a qualidade dos produtos vendidos, o que é mais comum quando os gestores têm pouca experiência.
Mas calma, estamos aqui para ajudar! Preparamos um guia que vai explicar direitinho como escolher um fornecedor que ajudará a empresa a lucrar e a vender cada vez mais! Vamos lá? Acompanhe!
7 Dicas de como escolher um fornecedor de qualidade
1. Defina as necessidades da empresa
Para escolher um fornecedor de qualidade é fundamental definir como essa parceria irá funcionar. A empresa comprará muitos produtos e manterá o estoque sempre abastecido? Ou comprará alguns itens somente em alguns meses do ano?
Outro ponto que merece atenção: os produtos serão finalizados na empresa ou já chegarão prontos para serem revendidos. Claro, para tomar essa decisão é importante considerar a infraestrutura, assim como a expectativa de crescimento.
Além disso, o gestor deve levar em conta o tamanho do estoque e o giro de venda. Quer um exemplo? Se o estoque da empresa comporta 2 mil caixas de roupas e vende 6 mil unidades por ano, o giro de estoque é 3. Ou seja, o estoque precisará ser renovado 3 vezes.
2. Analise a situação financeira da empresa
Antes de assinar o contrato com um fornecedor, saiba quanto a empresa tem em caixa. Além disso, verifique se os produtos comprados estarão disponíveis para pronta-entrega ou se serão encomendados com antecedência.
Esse ponto é fundamental para o sucesso do negócio: os produtos mais procurados pelos clientes devem ser entregues o mais rapidamente possível. Por outro lado, comprar com antecedência garantirá preços mais competitivos e assim uma maior lucratividade. Então, o que fazer? A decisão deve ser tomada com cuidado, de acordo com o plano de negócios da empresa.
3. Liste os fornecedores disponíveis
Outro tópico importante quando o assunto é como escolher um fornecedor de qualidade é pesquisar as opções disponíveis. Faça uma lista das empresas da sua cidade, do estado e do Brasil. Também vale pesquisar empresas de outros países.
A internet tornou essa etapa muito mais simples e rápida. Dá para enviar e-mails para os fornecedores pesquisados e solicitar todas as informações que precisar.
Faça uma cotação e verifique qual fornecedor tem preços mais atrativos e o melhor prazo de entrega. Analise ainda o valor do frete e se os produtos ofertados têm boa saída.
4. Negocie com possíveis fornecedores
Com os dados em mãos entre em contato com os fornecedores que mais se adequam ao perfil da empresa. Fale sobre a demanda da empresa e quantas peças deseja adquirir por mês.
Nem todos os fornecedores serão capazes de atender a demanda. Os pequenos podem não ter produtos suficientes para as suas necessidades. Já os grandes, em geral, só vendem em grandes quantidades, o que muitas vezes não é o ideal para a sua empresa.
Anote informações como preço dos itens, prazo de entrega, frete e formas de pagamento. Após essa análise, liste o nome dos fornecedores que poderão atender a sua empresa. Você não precisa optar por um só fornecedor. Dá para assinar um contrato com uma ou mais empresas.
Também é importante analisar a escalabilidade do fornecedor. Ele conseguirá atender a um aumento da demanda? Selecionar uma empresa que escalar sem problemas para atender às necessidades em constante mudança dos clientes é fundamental para evitar problemas futuros.
5. Analise a qualidade
Vender produtos de qualidade é fundamental para o sucesso do negócio. Isso garantirá que os clientes voltem sempre e recomende os itens que você vende para amigos e familiares. Por isso, é fundamental entrar em contato com os fornecedores e solicitar amostras para avaliar os itens com bastante atenção.
Essa etapa inclui a análise detalhada dos itens que serão comprados, assim como especificações, tabelas, gráficos e detalhamentos técnicos. Empresas que fornecem essas informações prontamente ganham pontos no quesito confiabilidade.
Verifique todas as características dos itens ofertados e se eles atenderão as necessidades dos clientes. Compare-os com os produtos vendidos pelos concorrentes e verifique se têm o mesmo padrão.
Caso o produto final precise ser montado pela empresa, verifique com os responsáveis se as peças finalizadas corresponderão aos padrões pré-estabelecidos.
6. Fique atento ao preço
Encontrar um fornecedor que tenha preços competitivos fará a empresa lucrar mais. No entanto, economizar alguns centavos no preço de um produto não ajudará em nada se a qualidade estiver abaixo do padrão ou se os itens não chegarem no prazo.
Além do valor das mercadorias é preciso considerar o valor dos impostos e as demais taxas que serão pagas. Veja quais fornecedores têm produtos semelhantes a preços mais atraentes. Claro, a empresa deve ter dinheiro disponível para arcar com os gastos extras sem comprometer o fluxo de caixa da empresa.
7. Avalie o serviço oferecido
De nada adianta encontrar fornecedores que tenham preços competitivos e produtos de qualidade se eles não conseguem entregar os produtos no prazo. A empresa selecionada também deve ter uma boa política de troca e um serviço de atendimento ao cliente eficiente.
Também é preciso observar a política reversa, ou seja, se os produtos, embalagens e demais componentes poderão ser devolvidos caso apresentem defeitos ou precisem ser descartados. Essa iniciativa é fundamental para a preservação do planeta, pois garante que o descarte seja feito de maneira consciente.
Gostou desse post sobre como escolher um fornecedor de qualidade? Então, continue lendo o nosso blog e fique sempre bem informado sobre o assunto!