administrar uma loja de roupas

Se você já é empreendedor ou pensa em iniciar seu próprio negócio no setor de comércio de vestuário, é importante saber como administrar uma loja de roupas de sucesso.

O varejo é um dos principais setores e de grande importância para a movimentação da economia do país. De acordo com dados divulgados pela Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC), o varejo corresponde a quase metade do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro – o equivalente a 47%.

Tornar-se um empreendedor do varejo, principalmente aqueles que se interessam em abrir uma loja de roupas, é algo muito promissor para as pessoas que se planejam, colocam as contas no papel, se mantêm conectadas às tendências e contam com uma equipe preparada e qualificada para um bom atendimento ao cliente.

Administrar uma loja de roupas de sucesso é um objetivo importante para quem ingressa neste mercado, mas é preciso ficar atento e tomar as decisões corretas para garantir a consolidação e expansão da sua marca. Você está pensando em investir nesse mercado tão importante e com tanto potencial? Ou já tem um comércio e quer impulsionar seus resultados?

Para tudo isso, preparamos, neste artigo, um guia para ajudar você a saber mais sobre como administrar uma loja de roupas de sucesso. Confira e comece a organizar seu planejamento para levar a gestão do seu negócio a um novo patamar!

14 dicas para administrar uma loja de roupas de sucesso

Administrar uma loja de roupas de sucesso vai além de oferecer marcas de vestuário desejadas. É necessário ter atenção com diversos detalhes e aspectos da gestão do seu negócio.

Isso abrange desde o marketing até as finanças de seu empreendimento. A seguir, conheça algumas práticas que poderão ajudar a melhorar os resultados de sua loja, diferenciando-a no mercado.

1. Tenha um bom planejamento

Boa parte dos empreendedores ao consultar as exigências para abrir um negócio próprio se depara com a importância de planejar seu empreendimento. Os especialistas da área reiteram constantemente como essa etapa é fundamental para desenvolver um negócio bem-sucedido no mercado.

É importante saber que o planejamento de sua loja de roupas pode ser estratégico, tático e operacional. O primeiro é quando nos organizamos para os objetivos e planos de longo prazo (de cinco a 10 anos), o segundo se refere aos objetivos de médio prazo e o último ao período de curto prazo.

Todos eles são importantes para o funcionamento da sua loja de roupas. Será com um bom planejamento que você poderá organizar o seu negócio, seus objetivos para a marca, a gestão financeira, estratégias para tempos de crise, ações para a consolidação da sua marca e recursos de investimento que serão aplicados.

Pense nisso como um roteiro que guiará seus esforços na direção certa. Além disso, você poderá usar os planejamentos para definir e medir seus objetivos, definir marcos e se manter organizado.

Dessa forma, você terá uma espécie de guia para ajudar a otimizar sua operação e aproximar sua loja da conquista dos objetivos traçados.

2. Invista no marketing de sua loja de roupas

O marketing é um grande responsável para que o conhecimento, a fama e a reputação da sua marca se espalhem e cheguem de forma atrativa até seus públicos de interesse.

Nos tempos atuais, as redes sociais se tornaram grandes aliadas. Por isso, não deixe o marketing para trás. Invista nas melhores ferramentas para divulgação da sua marca, considerando sua verba e seu público-alvo.

3. Fique por dentro das maiores tendências

A apresentação da sua loja de roupas vai desde uma vitrine bonita e atrativa, a organização do ambiente, dos produtos e a qualidade do atendimento. É preciso que você estude e planeje como tornar tudo isso atraente, organizado, prático e moderno.

Para isso, busque estar atualizado e por dentro do que está sendo tendência no varejo e em seu nicho de atuação.

Além disso, quando se trata das últimas tendências da moda, nunca presuma que você sabe tudo. Sempre acompanhe as tendências locais e em larga escala do mundo da moda. Isso lhe dará algumas dicas sobre quais serão as novas preferências de seus clientes.

No entanto, você deve ter em mente que a moda totalmente nova pode não necessariamente ter um bom desempenho em sua loja. Antes de adicionar a última moda à sua mercadoria, tente ver se há realmente mercado para ela.

4. Tenha uma equipe engajada e bem treinada

Sempre contrate pessoas que sejam adequadas para suas posições. A experiência e as habilidades anteriores são importantes. Mas também é preciso ter pessoas que sejam apaixonadas por moda, que gostem do contato com o cliente e que gostem de se manter sempre aprendendo.

Portanto, na hora de contratar e treinar sua equipe, avalie como balancear as hard skills (habilidades técnicas) com as soft skills (habilidades comportamentais).

Como o sucesso de sua loja de roupas depende muito de quanto seus funcionários estão dispostos a contribuir, é fundamental ter um foco constante no aprimoramento de sua equipe de colaboradores.

5. Crie estratégias para fidelização de seus clientes

Um erro comum entre proprietários de lojas de roupas é que eles colocam todos os seus esforços apenas em captar novos clientes e esquecem de investir na fidelização de sua base já conquistada.

No entanto, os clientes atuais são muito importantes para o sucesso de qualquer empresa. Afinal, eles podem fazer compras recorrentes, podem indicar e ajudar a divulgar sua loja. Dessa forma, crie estratégias para reter sua base, como programas de fidelidade, recompensas para clientes antigos, entre outras.

6. Tenha sempre foco na qualidade

Uma das bases de como administrar uma loja de roupas de sucesso é, justamente, trabalhar com produtos de qualidade. 

Além dos produtos, a busca pela excelência também deve estar na organização da sua loja e no atendimento ao cliente. Incentive também sua equipe a ter uma mentalidade de melhoria contínua.

7. Lembre-se de que a comunicação é vital

Uma das marcas registradas das lojas de sucesso é a capacidade de resposta à comunicação e o incentivo à interação com os clientes.

Portanto, busque sempre responder rapidamente às dúvidas e reclamações dos clientes, seja por telefone, e-mail, presencialmente ou nas redes sociais. E incentive a sua equipe de suporte ao cliente a interagir sempre de maneira cortês e prestativa com clientes atuais e potenciais.

8. Proteja-se contra perdas e roubos

Para administrar uma loja de roupas de sucesso, também é importante ter atenção sobre questões como perdas e roubos. Esses podem gerar desperdícios, perda do capital de investimento e diversos problemas financeiros para o seu empreendimento.

Por isso, avalie ações preventivas, como fazer inventário constantemente, utilizar câmeras de segurança, entre outras.

9. Tenha sempre em mente que localização é tudo

Quando se trata de negócios de varejo, a localização é tudo. Se a sua loja de roupas estiver localizada em um bairro de difícil acesso e que não combine com o perfil de seus produtos ou clientes, será mais difícil ter sucesso. 

O ideal é escolher um local central ou uma área popular para obter mais tráfego de pedestres para a sua loja de roupas. Já se seu público for mais segmentado e seus produtos de luxo, será preciso procurar um local mais nobre para a sua loja. 

10. Utilize o poder das redes sociais

Utilize as redes sociais para expandir o seu alcance e contar a história da sua marca. Compartilhe fotos dos bastidores, fale sobre seus produtos mais recentes e dê dicas úteis para seus clientes. Aproveitar o poder das redes sociais para aumentar a sua exposição e o conhecimento da marca, além de aproximar-se de seu público é algo que oferece uma ótima relação entre custo-benefício.

Digamos, por exemplo, que você venda roupas esportivas. Você pode utilizar as redes sociais para se conectar com atletas locais, personal trainers, influencers do segmento fitness, etc. Tudo isso poderá impulsionar a divulgação da sua marca e a venda de seus produtos. 

11. Estabeleça um bom fluxo de caixa 

Em qualquer fase do seu negócio, é crucial ter atenção ao seu fluxo de caixa. É recomendado anotar todo e qualquer valor que entra ou sai de caixa, fazendo projeções e avaliando histórico em busca de maneiras de otimizar esse fluxo, reduzindo eventuais desperdícios e maximizando seus lucros.

Para organizar seu fluxo de caixa, não misture as finanças pessoais com as de sua loja de roupas. 

12. Trabalhe apenas com fornecedores confiáveis

Para administrar uma loja de roupas de sucesso, é necessário ter confiança de que você terá produtos de qualidade, entregue nas melhores condições e nos prazos certos.

Portanto, desenvolver parceria com os melhores fornecedores é uma boa prática fundamental para os negócios bem-sucedidos. 

Para conhecer novos fornecedores, as feiras comerciais e especializadas são também boas alternativas. 

13. Crie uma experiência memorável para os clientes da sua loja

Administrar uma loja de roupas de sucesso passa por buscar maneiras de reter e encantar seus clientes.

E oferecer uma experiência positiva e memorável, em todos os pontos de contato, é um bom caminho para isso.

Assim, pense em como diferenciar sua loja. Será que um atendimento mais consultivo seria algo valorizado por seu cliente? Oferecer algum mimo extra nas compras? Ter um hall de entrada com algum atrativo? Criar eventos exclusivos com personal stylists em sua loja para clientes fiéis?

Avalie que melhorias e inovações é possível fazer e que se enquadram no perfil de sua loja e do seu cliente. Pense em algo que fará sua loja se distinguir da concorrência e cativar o seu público de interesse. 

14. Utilize um sistema de gestão para administrar uma loja de roupas de sucesso

Para administrar uma loja de roupas de sucesso, é fundamental organização e agilidade. E sem utilizar um sistema de gestão, será muito mais difícil de conseguir isso.

Boa parte das lojas que comercializam itens de vestuário têm uma equipe enxuta e, em muitos casos, o próprio proprietário acaba se envolvendo com a operação do dia a dia do empreendimento.

Um sistema de gestão pode ajudar com este desafio. Afinal, muitos processos e tarefas poderão ser automatizados e executados de forma mais eficiente e rápida com essas tecnologias. Assim, sua equipe poderá se focar mais nas vendas e você na parte estratégica para manter seu negócio crescendo e se tornando cada vez mais lucrativo.

Gostou dessas dicas de como administrar uma loja de roupas de sucesso? Se você se interessou em ter um sistema que automatize e melhore os processos de seu negócio, conheça já as soluções da GDOOR voltadas para ajudar lojas de roupas a vencerem seus desafios.