A boa administração de uma academia exige que você entenda um pouco de marketing e de planejamento estratégico. Isso garantirá a captação de clientes e o crescimento sustentável da empresa. Claro, também é importante conhecer a estratégia dos concorrentes e as demandas dos clientes para oferecer as aulas e os serviços que eles buscam.
Manter as finanças sob controle e contar com um bom software de gestão também é fundamental para que a empresa mantenha a gestão sempre em dia.
Quer entender esse assunto melhor? A seguir, explicaremos como fazer uma boa administração de uma academia. Vamos lá? Acompanhe!
Como fazer uma boa administração de uma academia?
Entre as boas práticas de gestão, vale destacar:
Tenha uma equipe qualificada
Investir na qualificação da equipe contribui para ter bons resultados em todas as áreas da empresa e melhorar a sua reputação frente à concorrência. De fato, antes de se matricular, os alunos pesquisam a fundo o local onde irão malhar e os professores responsáveis pelas aulas.
Não sabe por onde começar? Aposte na linha de frente, já que os atendentes e os recepcionistas são o primeiro contato da empresa com os clientes. Sendo assim, eles devem prestar um atendimento de qualidade e resolver todos os problemas dos clientes.
Claro, os professores também devem ser bem qualificados para garantir um atendimento personalizado e que as atividades sejam feitas corretamente. Isso é fundamental para que os alunos não migrem para outra academia. Também fará com que os clientes indiquem o espaço para amigos e familiares.
Cuide da captação de clientes
Para crescer e se destacar no mercado a academia precisa ter muitos alunos, certo? Sendo assim, captar clientes faz parte da boa administração de uma academia. Em contrapartida, também é essencial reter os alunos existentes: muitos acabam desanimando nos meses de inverno quando dá vontade de dormir até mais tarde.
Nos períodos de crise financeira, quando é preciso economizar, muitos clientes também podem acabar trancando a matrícula. Reverter esse cenário, no entanto, é simples. Veja alguns exemplos:
Faça promoções de inverno
Que tal oferecer desconto nas mensalidades e eliminar a taxa de adesão? Dar um mês de graça também é uma boa estratégia para convencer os alunos a se matricularem no inverno.
Prefere investir na retenção? Então, ofereça prêmios por frequência ou organize competições que despertem o interesse dos alunos.
Pense em horários mais baratos
O início da manhã e da noite são os horários mais concorridos da academia já que a maioria das pessoas trabalha no horário comercial. Para estimular os alunos a malharem nos horários intermediários, você pode oferecer preços mais acessíveis ou aulas de alongamento extra, por exemplo.
Firme parcerias
Outra forma de atrair alunos é firmar parcerias com empresas próximas da academia. Desse modo, quem almoça ou efetua um tratamento estético em um determinado local, por exemplo, ganha desconto na matrícula.
Também é importante pensar na qualidade de vida dos funcionários. Por isso, ao firmar parcerias, ofereça serviços a preços reduzidos para quem trabalha para você.
Crie descontos para amigos e familiares
Como você sabe, muitos alunos chegam à academia por indicação de amigos e conhecidos. Por isso, oferecer descontos ou criar planos para amigos de clientes ou para membros da mesma família é uma maneira de captar mais alunos. Também vale criar turmas especiais para amigos que praticam o mesmo esporte juntos há muito tempo.
Planos recorrentes
Vender planos trimestrais, semestrais ou anuais ajuda a fidelizar clientes. Essa estratégia de administração também permite prever a receita dos próximos meses e a reduzir a taxa de inadimplência. Claro, com a mensalidade paga, os alunos se sentem mais estimulados a ir às aulas.
Tenha uma boa infraestrutura
A infraestrutura é um dos pontos mais importantes quando o assunto é a administração de uma academia.
Um ambiente limpo e organizado atrai os clientes e os deixa mais à vontade para praticar seu esporte favorito. Além disso, os equipamentos devem ser modernos e de qualidade, isso garantirá a eficiência dos exercícios.
Também é preciso considerar os tipos de equipamentos que a academia terá. O espaço tende a ser dividido entre exercícios de força, cardio e grupo, na seguinte proporção: 47% para musculação, 33% de máquinas cardio e 20% para atividades em aulas de ginástica.
Além disso, a academia deve contar com armários, vestiários e chuveiros para que os alunos possam tomar banho e trocar de roupa antes de ir para casa ou voltar para o trabalho.
Controle as finanças
A boa gestão financeira garante que a academia opere com lucro. Portanto, é fundamental equilibrar os gastos, manter os registros atualizados e calcular a margem de lucro.
Ao analisar esses dados é possível identificar se dá para cortar despesas, se é preciso fazer investimentos e avaliar o desempenho da academia nos últimos meses.
Em outras palavras, é importante implementar o fluxo de caixa. Assim, dará para descobrir se com o que você recebe e paga no seu negócio dá para investir em melhorias para conquistar mais alunos e crescer de forma sustentável.
Informatize a gestão
Investir na tecnologia garante a boa administração de uma academia. Um software de gestão garante múltiplos benefícios como o controle financeiro e de vendas, de forma simples e rápida.
O sistema conta ainda com cadastro de clientes, produtos, fornecedores, emissão de boletos, NF-e, NFS-e, NFC-e, CF-e (SAT e MFE) e relatórios.
O Gpro entrega todos esses benefícios e muito mais! Você certamente tem muito a ganhar com essa solução que tornará o seu dia a dia muito mais simples e eficiente.
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