Investimentos para MEI: 3 tecnologias para o seu negócio

Para otimizar as atividades do negócio, o Microempreendedor Individual precisa realizar investimentos para MEI. Confira o que são investimentos para MEI.
Investimentos para MEI

Se você é Microempreendedor Individual sabe que ser MEI não é tarefa fácil pelos mais variados motivos. Apesar de ser um modelo de negócio extremamente viável e com potencial de lucratividade, existem algumas dificuldades. Sendo assim, alguns investimentos para MEI podem fazer toda a diferença no seu negócio. E além do comércio, investimentos para MEI são de grande ajuda também para o profissional e para a rotina do empreendedor.

Dificuldades do MEI

A modalidade Microempreendedor Individual existe desde 2008 no Brasil, e tirou milhões de pessoas da informalidade. O modelo de empreendedorismo foi criado para dar mais possibilidades aos trabalhadores brasileiros. Os adeptos ao MEI podem, entre outras coisas:

  • Ter isenção de impostos federais (PIS, Cofins, IR e IPI);
  • Abrir conta em banco com acesso a crédito e juros reduzidos;
  • Contratar um colaborador para auxiliar no andamento do negócio;
  • Garantir auxílios do governo: doença, reclusão e maternidade.

Além destes, outros benefícios contemplam os profissionais brasileiros que aderem ao Microempreendedor Individual. Pensão por morte, aposentadoria e aposentadoria por invalidez são alguns deles.

Porém, mesmo com todas essas garantias, ser MEI não é uma atividade simples. Ao contrário, existem demandas muito específicas para esses profissionais, e eles devem assumir todas elas. Realizar o pagamento dos impostos em dia e estar de acordo com a legislação trabalhista são alguns pontos.

Outras observações para a boa gestão do MEI é garantir que o faturamento do negócio não ultrapasse os 81 mil reais anuais. Além disso, há também as demandas do dia a dia, comuns a qualquer empreendedor ou empresário:

  • Fluxo de caixa;
  • Controle de estoque;
  • Gestão de mercadorias;
  • Pedidos e vendas;
  • Faturamento e contas a pagar;
  • Marketing.

O sucesso de um empreendimento depende da forma como ocorre a gestão dessas tarefas. O profissionalismo de um empreendedor passa também por organizar as atividades internas da empresa.

Entretanto, é notório para todos as grandes dificuldades que um Microempreendedor Individual passa. Especialmente nas questões que se referem às organizações do seu negócio, já que ele deve fazer tudo praticamente sozinho. Ele é o comprador e o vendedor, quem recebe, quem paga, quem distribui, quem faz os pedidos.

Por ser pequeno e geralmente individual ou familiar, este modelo de negócio ocupa muito tempo do trabalhador. Sem dispor de muito tempo e mão de obra para auxiliá-lo, é necessária a realização de investimentos para MEI. A aquisição de ferramentas que têm a intenção de ajudá-lo a cumprir com praticamente todos os afazeres diários.

Benefícios dos investimentos para MEI

Os investimentos para MEI vão ao encontro das principais necessidades do empreendedor em cumprir com suas obrigações. Estamos falando especialmente de suas atividades rotineiras, que ocupam o tempo mas não são o ponto focal do seu trabalho. São encargos legais, fiscais e burocráticos que, se feitos por apenas uma pessoa, se tornam longos e cansativos.

Sendo assim, os investimentos para MEI se tornam essenciais, principalmente para dar mais tempo ao empreendedor. Dessa forma, ele fica livre para realizar as atividades que dependem dele. A essas, chamamos de core business, ou seja, os serviços que são, de fato, o coração da empresa.

Apesar de ser, por exemplo, um salão de beleza, a proprietária precisa cuidar também do estoque de produtos e da agenda. Ou, sendo um eletricista, entrar em contato com os fornecedores é fundamental. Carpinteiros, artistas e fotógrafos igualmente precisam fazer o fluxo de caixa para pagar as contas, as taxas e os impostos.

Ou seja, independentemente da profissão exercida, todo Microempreendedor Individual precisa fazer o trabalho burocrático. E, além de dar conta de tudo, é indispensável estar disposto a prestar um bom serviço para os clientes. Portanto, os investimentos para MEI se tornam cada vez mais necessários, principalmente diante da correria do cotidiano.

Esses investimentos para MEI facilitam as tarefas burocráticas e agilizam diversos processos na empresa. Com a implementação de tecnologia e instrumentos de gestão, os serviços prestados se tornam ainda mais excelentes.

Quais investimentos para MEI devo fazer?

Agora que você já entendeu a importância dos investimentos para MEI, vamos falar sobre quais você deve fazer. Vale a pena destacar que você pode colocar todos em prática de uma só vez, ou priorizando os que são mais importantes E essa é uma decisão muito particular, a depender do ramo de atuação ou mesmo da necessidade do empreendedor.

Porém, a implementação de recursos tecnológicos geralmente é a prática mais indicada entre os investimentos para MEI. Sistemas de gestão e softwares inteligentes colaboram para retirar a sobrecarga de demandas do empreendedor. Este, por sua vez, acaba ficando menos estressado com as obrigações que vão além do seu core business.

Confira 3 soluções tecnológicas para auxiliar o MEI

Investimentos para MEI

A Gdoor Zucchetti possui sistemas que foram especialmente desenvolvidos para o Microempreendedor Individual como o Gmicro. Além de outras soluções para gestão automatizada como o Gpro e o Gslim, que atendem do MEI a pequenas empresas.

Gpro

A solução mais robusta para gerenciamento de micro e pequenas empresas desenvolvida pela Gdoor Zucchetti. O Gpro possui controle financeiro e de estoque, além da geração de boletos, etiquetas e de arquivos fiscais.

Com esse sistema, o empreendedor pode emitir mais de 400 relatórios para tomada de decisões. O Gpro oferece também emissão ilimitada de NF-e, NFC-e, NFS-e, NFP-e, CT-e, CT-e OS e MDF-e.

Gslim

A Gdoor Zucchetti criou uma ferramenta que traz solução simplificada para emissão de vendas de forma fácil e rápida. O Gslim possui emissão de NF-e, NFC-e, NFS-e* e cadastros básicos:

  • Clientes;
  • Produtos;
  • Fornecedores;
  • Transportadoras;
  • Relatórios.

Com o Gslim, o profissional pode realizar a abertura e o fechamento de caixa de maneira automatizada. A ferramenta permite ainda a criação de tabela de preços, etiquetas personalizáveis, e emissão ilimitada de notas fiscais.

 Gmicro

O Gmicro é fácil de ser usado e pode ser implementado em qualquer segmento, desde que se enquadre no regime tributário do MEI. Com ele, o profissional realiza as tarefas burocráticas do dia a dia com muito mais rapidez, agilidade e transparência. De forma totalmente automatizada, alguns dos benefícios alcançados por quem trabalha utilizando o Gmicro são:

  • Realização de todos os cadastros;
  • Organização das contas a pagar;
  • Recebimento de contas;
  • Serviços bancários;
  • Geração de relatórios.

Além disso, o Gmicro efetua vendas sem emissão de documentos fiscais, de acordo com a legislação exclusiva do MEI. Baixa automatizada do produto no estoque e geração de financeiro também são exclusividades de clientes Gmicro.

Conheça as soluções da Gdoor Zucchetti

Com essas ferramentas, a Gdoor Zucchetti entrega inúmeras vantagens para todos os seus parceiros. E a implementação das soluções não depende do tamanho da sua empresa nem do ramo de atuação.

Com as soluções para MEI, sua empresa garante muito mais agilidade em todos os processos. E para ter ainda menos burocracia, a implementação do software tem ativação facilitada, e não é necessário plano de fidelidade.

Transforme a atuação do seu negócio no mercado, deixando-o mais ágil, seguro e profissional. A aquisição do software inteligente da Gdoor Zucchetti garante os melhores investimentos para MEI que sua empresa pode ter. Entre em contato com a nossa equipe de especialistas, conheça todos os sistemas de gestão da Gdoor Zucchetti e solicite um orçamento.

152A3440
Soluções perfeitas para você revender
152A3112-2
Soluções práticas e inteligentes

Últimas do blog

Saiba tudo o que estamos fazendo para
ficar mais próximo de você!