Gestão para empresas

Os livros sobre gestão para empresas mais lidos no Brasil e no mundo fizeram diferença a muitos empresários. Agora, chegou a vez de mais pessoas os conhecerem!

A era do conhecimento é agora! Uma boa gestão para empresas passa pela qualidade dos produtos e serviços, atendimento personalizado, modernização de todos os processos e, principalmente, pelo conhecimento. A busca de cada empresário pelas informações mais quentes do mercado fazem a diferença nos resultados.

Além da internet, ferramenta decisiva para todos nós, os livros sobre gestão para empresas também desempenham papel muito importante nos processos internos e externos. Qual foi o último livro que você leu?

Este conteúdo tem tudo a ver com os melhores livros de gestão para empresas que você precisa ler. Listamos 6 títulos que devem estar na sua lista de leitura obrigatória. Arrisca apontar algum deles? Leia todo o texto e descubra o que cada um tem a lhe oferecer.

1. Gestão estratégica da tecnologia e da inovação

Começamos a nossa lista com o livro “Gestão estratégica da tecnologia e da inovação”, organizado pelo professor de Administração na Harvard Business School, Clayton Christensen. Esse livro traz uma seleção muito interessante de artigos relacionados à inovação, tanto da visão e perspectiva do gestor quanto do ponto de vista da organização.

Os artigos que compõem o livro apresentam teorias e exemplos de tecnologias aplicadas à gestão e inovação nas empresas. Se você é empresário, executivo ou mesmo estudante de administração, essa é uma leitura sobre gestação para empresas que deve fazer parte do seu repertório de conhecimento.

2. The Effective Executive

O livro mais vendido do mundo na área não poderia ficar de fora da nossa lista de gestão para empresas. Do autor Peter Drucker o livro The Effective Executive (O Gestor Eficaz) é leitura obrigatória para empresários e gestores organizacionais. A obra é inspiração, inclusive, para outros autores.

Em The Effective Executive, você vai encontrar um manual definitivo dos 5 principais hábitos que um gestor deve adotar para ter sucesso na carreira e conquistar excelentes resultados também para a empresa.

3. High Output Management

Em tradução livre, High Output Management quer dizer Gerenciamento de Alta Saída. O livro, escrito pelo ex-CEO da Intel, Andy Grove, uma das grandes referências do Vale do Silício, tem muito a ver com a gestão de empresas na área de tecnologia. Porém, ele pode ser lido e muito bem aproveitado por empresários de qualquer ramo. A obra oferece análises imprescindíveis sobre liderança.

Andy leva em consideração o que é preciso fazer para guiar os colaboradores de empresas para o melhor caminho, delegar tarefas de forma eficiente e gerar bons resultados ao negócio.

4. O dilema da inovação

Outro livro do professor Clayton Christensen, uma das maiores autoridades mundiais em inovação, é o que leva este título: “O dilema da inovação”. A obra trata do tema “inovação disruptiva”, bastante abordado no mundo dos negócios e da tecnologia.

Para o autor, as empresas precisam adotar uma margem de risco para a inovação, deixando de lado o caminho mais lento para adesão às novas tecnologias. O livro oferece conhecimento aos empresários que necessitam superar o “dilema” de inovar, ficando mais próximos dos clientes e trabalhando em busca de crescimento e lucros de longo prazo.

5. Os sete hábitos das pessoas altamente eficazes

Nossa lista não poderia deixar de contemplar um livro sobre produtividade! Afinal de contas, todo empresário ou gestor de uma empresa gostaria de alcançar o melhor rendimento no trabalho, certo? O autor do livro “Os sete hábitos das pessoas altamente eficazes”, traz os hábitos que você precisa adotar e também evitar.

Para se ter uma ideia do sucesso do livro, ele foi por vários anos um dos mais vendidos na Amazon.

6. Feitas para durar: práticas bem sucedidas de empresas visionárias

Que tal ter à sua disposição a análise da história de 18 das empresas mais visionárias do mundo? Escrito por James Collins e Jerry I. Porras, o livro “Feitas para durar: práticas bem sucedidas de empresas visionárias” revela as estratégias que levaram essas empresas ao topo.

Inspiradores, os casos de sucesso do livro, só para você ter uma ideia, tratam da cultura corporativa de organizações como Disney, Sony e 3M. Um prato cheio sobre gestão para empresas!

 

Nossas dicas de 6 livros sobre gestão para empresas foram disponibilizadas para ajudar empresários na era do conhecimento e da inovação. Faça a leitura deles e fique à frente nos quesitos conhecimento e inovação!