Volta às aulas: como as papelarias podem vender mais?

A volta às aulas é um período importante para o comércio de papelarias. Saiba como as papelarias podem aproveitar a volta às aulas para vender mais.

Com a volta às aulas, o início de cada ano é crucial para os resultados financeiros de papelarias e comércios do segmento. A demanda é provocada pela corrida dos pais para comprarem os itens das listas escolares de seus filhos.

Não há dúvidas de que a volta às aulas é uma oportunidade única de lucro e aumento das vendas para as papelarias. Entretanto, somente os empreendimentos que se preparam podem aproveitar ao máximo essa oportunidade de estouro nas vendas.

Volta às aulas: oportunidade de ouro para papelarias

A volta às aulas já é uma realidade na maioria das escolas e faculdades do país. Durante esse período, é possível observar um aumento significativo na procura por materiais escolares.

Cadernos, lápis, canetas, borrachas, réguas, mochilas, entre outros, estão entre os itens mais procurados pelas famílias. Apesar de muitos estudantes utilizarem o mesmo material do ano anterior, em alguns casos isso não é possível. Sendo assim, é necessário adquirir um novo material escolar para a volta às aulas.

Com a retomada das atividades presenciais depois da pandemia, as papelarias precisam estar preparadas para o retorno. O boom nas vendas que essa época do ano traz é fundamental para o aumento da lucratividade e expansão deste setor.

Para se ter uma ideia, estima-se que o mercado de papelarias movimente cerca de 10 bilhões de reais por ano no Brasil. Boa parte desse montante é concentrada nesse período de volta às aulas.

Porém, para que as papelarias se beneficiem desta oportunidade, é necessário que elas estejam preparadas. É importante ter em mente que, durante esse período, os consumidores estão em busca de praticidade, qualidade e bons preços.

Como vender mais na volta às aulas

volta às aulas

O início de ano pode não ser um período de facilidades financeiras para todas as famílias. Além da volta às aulas, outros encargos como IPTU e IPVA demandam uma boa parte do orçamento.

Deste modo, uma estratégia importante é assegurar a precificação competitiva dos produtos. Durante a volta às aulas, os pais estão em busca de preços competitivos e condições de pagamento facilitadas.

Portanto, é fundamental oferecer descontos e promoções atrativas, além de facilitar o pagamento em parcelas. Além disso, para que as papelarias sejam ainda mais competitivas, elas podem apostar em outros aspectos.

Assim sendo, elaboramos sugestões que podem contribuir com a otimização das vendas nas papelarias neste período de volta às aulas. Algumas das dicas, são:

  • Invista em novidades
  • Prepare sua equipe
  • Invista em anúncios nas redes sociais
  • Faça parceria com escolas
  • Atualize seu catálogo de vendas
  • Ofereça serviços adicionais

Para facilitar a compreensão de como esses pontos podem ajudar, vamos falar mais detalhadamente sobre cada um deles. Vale lembrar que as papelarias devem se atentar para a realidade local em que estão inseridas para tomar as melhores decisões.

Invista em novidades

Uma das formas de se preparar é investindo em um bom estoque, com muitas novidades e inovações para os estudantes. É fundamental ter uma variedade de produtos, para atender às diferentes demandas dos consumidores.

Para isso, é preciso estar atento às tendências do mercado, como as novidades em materiais escolares. É preciso também compreender quais são as atuais preferências dos alunos por personagens ou temas específicos.

Prepare sua equipe

Assim como em outros segmentos da economia, o atendimento ao cliente é uma das mais importantes áreas de um comércio. Nas papelarias, essa realidade não é diferente, sendo essencial um atendimento de qualidade, aos alunos e seus familiares.

Durante a volta às aulas, as papelarias costumam ficar lotadas e os consumidores podem ficar estressados com a correria. Por isso, é fundamental ter uma equipe de vendas preparada e treinada para atender bem os clientes, com agilidade, simpatia e eficiência.

Invista em anúncios nas redes sociais

Outro ponto crucial, especialmente em um mundo conectado e globalizado, é o investimento em marketing e divulgação. A internet é uma excelente ferramenta para isso, já que é possível atingir um grande número de pessoas com baixo investimento.

E isso é válido especialmente para comércios locais e de pequeno porte. É fundamental estar presente nas redes sociais, com postagens criativas e chamativas. Outra dica é investir em anúncios em plataformas como o Google Ads e o Facebook Ads, que facilitam as buscas dos interessados.

Faça parceria com escolas

Outro ponto a se destacar é a importância das parcerias entre as papelarias e as escolas locais. Muitas vezes, os pais acabam comprando em grandes redes ou em lojas online, e não dando preferências para o comércio local.

As papelarias podem fazer parcerias com as escolas, oferecendo preços e condições mais atraentes para esses clientes. Inclusive, elas podem oferecer atendimento personalizado, produtos exclusivos e preços mais competitivos.

Atualize seu catálogo de vendas

Ter um catálogo de vendas atualizado é crucial para as papelarias que querem se destacar da concorrência. A nova geração de estudantes possui gostos e interesses diferentes das gerações anteriores.

Sendo assim, é preciso conhecer suas necessidades, seus desejos, suas preferências e seus ídolos. Personagens de desenhos, filmes e séries, além de influenciadores digitais e YouTubers estão entre os elementos de interesse desta geração.

Ofereça serviços adicionais

Outra forma de se destacar frente à concorrência é oferecendo serviços adicionais aos clientes. Alguns destes serviços podem incluir encadernação, plastificação e impressão de trabalhos escolares.

Outras sugestões são oferecer a personalização de materiais escolares, como cadernos e estojos, com o nome do aluno. As papelarias também podem oferecer a customização do material com a imagem do personagem favorito do aluno.

Por fim, é importante ressaltar que a volta às aulas não se resume apenas à venda de materiais escolares. Esse período também é uma oportunidade para as papelarias investirem em outros produtos relacionados à educação.

Livros didáticos, literatura infantil e juvenil, jogos educativos são alguns dos produtos que podem ser comercializados. Dessa forma, é possível ampliar o leque de opções e atender às diferentes demandas dos clientes na volta às aulas.

Portanto, as papelarias devem aproveitar o momento de volta às aulas para incrementar suas vendas. Para isso, é essencial que as papelarias estejam mais próximas das escolas, dos estudantes e dos pais dos alunos.

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