Como o cálculo do ticket médio afeta o lucro da empresa

Qual é o ticket médio da sua empresa? Você não sabe? Entenda como o indicador afeta o lucro da empresa. Leia!

Se você não sabe qual é o ticket médio do seu negócio, é bem provável que o planejamento de vendas não seja dos mais eficientes e nem o lucro da empresa esteja totalmente correto.

Vamos mudar esse cenário! Com o ticket médio também é possível avaliar o comportamento de compra de quem adquire o produto da empresa, e isso contribui para, por exemplo, planejar ações mais assertivas para atingir este consumidor.

Continue a leitura e descubra mais impactos para a empresa que não possui um cálculo eficiente do seu ticket médio.

Afinal, o que é ticket médio?

O ticket médio é um indicador bastante utilizado para analisar o aumento ou decréscimo do faturamento bruto em decorrência dos preços que uma empresa pratica comercialmente.

Além disso, o ticket médio permite o planejamento de vendas de uma forma mais eficiente e por consequência, o lucro da empresa também fica mais claro.

Para simplificar, veja esse exemplo: uma loja que venda R$ 50 mil em produtos dentro de um mês para mil clientes, seu ticket médio é de R$ 50,00.

Ao conhecer o ticket médio, fica mais fácil aumentar o lucro da empresa

Pronto, você descobriu o ticket médio! Mas e agora, o que fazer com os números e aumentar o lucro da empresa? Com os dados em mãos, fica muito mais fácil planejar ações, como essas:

  • Quais são os produtos que os seus clientes mais compram? Ao obter essa informação, uma ótima sugestão é preparar gôndolas e prateleiras para estimular a compra de outros itens. Desse modo, haverá um estímulo para que o cliente compre mais, aumentando o ticket médio e o lucro da empresa;
  • Aumentar o mix de produtos também é uma medida para crescer o ticket médio. O cliente encontra tudo o que precisa no mesmo lugar e deixa seu dinheiro somente “ali”;
  • Será que o cliente não está esquecendo de nada? Criar ações que lembrem de itens que o cliente poderia estar esquecendo, é uma boa alternativa para ajudar a aumentar o lucro da empresa. Por exemplo: ao organizar um jantar, o cliente comprou os alimentos que serão preparados. Mas, por que não está levando um bom vinho, refrigerante ou o que mais for oferecer às visitas?

Está vendo por que o ticket médio é um ponto tão importante? Sem ele, fica mais difícil realizar ações como da lista acima. Cada vez que você aumenta esse indicador, está vendendo algo a mais para o cliente e subindo o lucro da empresa.

Mantenha o foco no ticket médio e tenha um “termômetro” das suas vendas

Como citamos, de nada adianta calcular o valor do ticket médio e não fazer nada com o dado obtido. Através dele, é possível acompanhar os resultados das ações, tendo um “termômetro” de cada uma delas. Inclusive, isso vai ajudar nos trabalhos de comunicação e marketing.

Manter o foco no aumento do ticket médio irá também contribuir para o crescimento da empresa. Afinal, pode representar um lucro maior, viabilizando mais investimentos em estrutura e divulgação.

O ticket médio tem um papel muito importante na lucratividade de uma empresa, pois um valor médio que é alto de vendas acaba dissolvendo os custos de cada venda.

 

Para encerrar, uma pergunta: você faz o monitoramento dos números do seu ticket médio? Como acabou de ler, conhecer o indicador é fundamental para aumentar o lucro da empresa. Pode ser que você esteja perdendo dinheiro ou deixando de ganhar mais por entender que “do jeito que está, está bom”!

Sem o ticket médio, o que (e como) você tem feito para saber se o seu negócio está crescendo e o lucro da empresa aumentando?

Últimas do blog

Saiba tudo o que estamos fazendo aqui na Gdoor para aproximar e fazer parceiros
Converse no WhatsApp
Fale com nosso time comercial
Olá, tudo bem com você?

Por aqui eu consigo te ajudar em dúvidas comerciais!

Se você precisar de ajuda sobre suporte técnico entre em contato pelo WhatsApp (49) 99929.0693 ou fone (49) 3441.3120.

Ah, se for sobre outro assunto, veja os outros contatos na área restrita.