Será que você deveria investir em um software para gestão de bares e restaurantes? Atualmente, é inegável o potencial que a tecnologia tem para gerar valor no ambiente empresarial – e no setor de alimentação isso não é diferente.
Com a solução digital correta, torna-se possível automatizar processos e aumentar a eficiência de todo o negócio. Isso inclui a gestão de pessoas, controle do estoque, gerenciamento das finanças, atendimento ao cliente e muito mais!
Quer entender melhor por que você deveria investir em um software para gestão de bares e restaurantes? Então confira logo a seguir!
O que é um software para gestão de bares e restaurantes?
Um software para gestão de bares e restaurantes é uma tecnologia criada para ajudar no bom funcionamento dos negócios que atuam no ramo de alimentação. Geralmente, ele reúne funcionalidades que auxiliam tanto nas atividades de atendimento ao cliente quanto nas rotinas gerenciais.
Ou seja, o software pode auxiliar em tarefas como contabilidade, gerenciamento de estoque e gerenciamento de relacionamento com o cliente. São vários os recursos que podem ser combinados para centralizar as informações e automatizar alguns processos do dia a dia.
5 motivos para investir em um software para gestão de bares e restaurantes
1. Simplifique o gerenciamento de estoque
O gerenciamento de estoque é uma tarefa difícil, especialmente para a maioria dos bares e restaurantes que realizam essa rotina de forma manual. Ao substituir seus métodos manuais por um sistema automatizado de gerenciamento de restaurantes, você tem acesso a uma visão clara sobre a quantidade de estoque que possui, seus custos e quando é preciso fazer um novo pedido ao fornecedor.
Além disso, a integração entre a gestão do estoque e o ponto de venda permite o gerenciamento de estoque em tempo real, pois toda vez que você fecha um atendimento ao cliente, o estoque comprado é deduzido do estoque existente.
2. Redução de erros humanos
Os processos manuais podem levar a erros humanos, certo? Um bom exemplo disso é quando um atendente e um profissional da cozinha se desentendem ao receber um pedido para tele-entrega – causando insatisfação do cliente.
Para resolver isso, o software para gestão de bares e restaurantes simplifica e agiliza a conexão entre toda a equipe. Por se tratar de um sistema totalmente automatizado, as chances de erro são reduzidas.
3. Simplifique a contabilidade
Se o seu restaurante tem uma caixa cheia de faturas e recibos, você vai admirar o desempenho do sistema de gestão do restaurante. Em vez de ter que lidar com pilhas de papel, você pode gerenciar as pendências contábeis e controlar as finanças usando uma única plataforma digital.
4. Obtenha uma visão sobre o custo dos alimentos
As margens de lucro podem ser pequenas quando se trata de bares e restaurantes, então você deve saber o custo de cada ingrediente, bem como o custo geral de um prato que você serve.
Um sistema de gerenciamento de restaurante auxilia na compreensão do custo dos pratos. Se o custo da cebola aumentou, reduzindo sua margem de lucro, então você pode decidir: você aumenta o preço daquele item ou reduz a quantidade daquele ingrediente específico? Manter o controle dessas despesas ajuda a mantê-las baixas.
5. Simplifique a gestão
Se você fica perdido em meio a tantas informações espalhadas por várias planilhas, o uso de um sistema de gerenciamento de restaurante vai ajudá-lo a acessar os dados de uma forma mais prática e eficiente.
Um software para gestão de bares e restaurantes integra estoque, vendas, pedidos, finanças, contabilidade e muito mais – tornando muito fácil fazer bem o seu trabalho.
Gfood: a melhor opção de sistema operacional para gestão de bares e restaurantes
O Gfood é uma solução que proporciona mais agilidade e praticidade para gerenciar seu bar ou restaurante!
Indicado para bares, restaurantes, padarias, sorveterias e similares, o módulo Gfood reúne tudo que o seu negócio precisa para gerenciar os atendimentos em uma única plataforma: da tele-entrega à reserva de mesas.
Na prática, com o Gfood, sua empresa pode realizar:
Impressão para bar, cozinha
Impressora exclusiva para tele-entrega ou agrupada na cozinha, impressão separada por grupo de produtos. Direta na porta LPT, porta COM e impressoras instaladas no Windows.
Produtos favoritos
Configure seus produtos favoritos em grupos para facilitar a venda com um clique. Além disso, visualize os produtos mais vendidos nos últimos 7 dias.
Tele-entrega (delivery)
Controle suas entregas com facilidade:
• Busque o cliente pelo telefone, nome e CPF/CNPJ, ou cadastre novos clientes na mesma tela;
• Transfira uma mesa para uma entrega ou vice-versa;
• Opção de impressão para cozinha separada para tele-entrega;
• Possui integração com iFood.
Display de senhas
• Tela para chamada de senhas;
• Visualização de produtos com foto e preço;
• Impressão da senha no comprovante de venda.
Agrupamento de mesas
Junte mesas com a função agrupar mesas, finalize a venda de todas as mesas agrupadas em um único comprovante de venda.
Garçons
Controle de comissão por caixinha, produto ou vendedor, possibilitando que vários garçons atendam à mesma mesa.
• Na geração do cupom fiscal são aplicadas as comissões a cada vendedor (o que depois é usado nos relatórios de comissões).
• Controle de percentual de caixinha: ao ativar esta opção o sistema não solicita garçom e passa a controlar a comissão pelo total da mesa.
Reserva
Reserve mesas com facilidade e com todos os recursos que você precisa:
• Juntar: é possível juntar mais mesas a reserva, com isto o sistema agrupa as mesas no consumo;
• Tempo de aviso: configure quanto tempo antes do cliente chegar você deseja que o sistema avise sobre a reserva da mesa;
• Tempo de cancelamento: opção de tempo para cancelamento da reserva em caso de não ocupação.
Identificador de mesa
Defina um identificador por mesa e visualize todas as mesas de um único identificador. Além disso, finalize a venda por identificador em um único documento fiscal.
Gfood móvel
O Gfood móvel é um módulo adicional ao Gfood. Ele permite que o garçom realize o lançamento dos pedidos diretamente na mesa do cliente, via smartphone ou tablet (Android).
O uso do Gfood móvel agiliza o atendimento, garantindo maior satisfação do consumidor.
Módulos do Gpro ou Gdoor MEI
O Gfood é um módulo adicional ao sistema Gpro ou Gdoor MEI. Com isso, ele também possui as funcionalidades desses sistemas – que incluem:
• Cadastros: cadastre clientes, estoque, fornecedores e transportadoras para o controle geral da empresa.
• Faturamento: efetue vendas e controle de saída das mercadorias da empresa.
• Compras: importação do XML de compra, cadastro automático de fornecedor/produtos e geração de parcelas no contas a pagar, ou lance suas compras manualmente para alimentar o estoque.
• Financeiro: gerencie contas a pagar, receber, livro caixa, bancos e emissão de boletos.
• Etiquetas: gera etiquetas de estoque, cliente e fornecedor. Para impressoras matriciais, jato de tinta, laser, impressoras de gôndola Zebra, Argox e compatíveis. Configure cores, tamanhos, posição e rotação dos campos ilimitados.
• Relatórios: analise os seus resultados e tome decisões de melhoria com base em informações seguras.
Você já conhecia todos os benefícios de um software para gestão de bares e restaurantes? Está preparado para aproveitar todos os recursos do Gfood? Então visite nossa página e fale com um de nossos consultores!