software de gestão de salão de beleza

Administrar um salão de beleza de sucesso é, definitivamente, uma função desafiadora: você deve combinar uma visão artística, habilidades extraordinárias de liderança, comunicação e empatia, com uma administração de negócios acurada, equilibrando grandes objetivos estratégicos e gerenciamento operacional de rotina. Pode parecer muito para um dono ou gerente de pequena empresa, mas, felizmente, você não está sozinho – e é aí que um software de gestão de salão de beleza pode ajudar.

Essas soluções são poderosas e acessíveis, podem tornar o trabalho mais fácil e resolver muitos desses problemas, deixando você com mais tempo para lidar com a parte criativa e estratégica do seu negócio.

Se você tem dúvidas sobre o que é, para que serve e porque usar um software de gestão de salão de beleza, continue a leitura. No artigo de hoje, vamos tirar essas e outras dúvidas. Acompanhe a seguir.

O que é um software de gestão?

Objetivamente, é uma categoria de software projetado para ajudar a simplificar a complexidade de administração de negócios, projetos e processos.

A maioria das soluções de software de gestão também conta com recursos para o gerenciamento de estoque e funcionários, coordenação de agendas, atribuição de tarefas, orçamento e rotinas financeiras, geração de relatórios e outros.

Como um software de gestão de salão de beleza se diferencia de outros generalistas?

Cada tipo de negócio lida em seu dia a dia com desafios e necessidades específicas de seu ramo de atuação. Assim, uma ferramenta mais generalista possivelmente não irá proporcionar recursos tão eficientes em atender às demandas de seu salão de beleza.

É por isso que a recomendação é buscar um software de gestão direcionado a este tipo de negócio, assim, você encontrará soluções ideais voltadas aos problemas enfrentados na rotina de seu salão de beleza.

Afinal, o que faz um software de gestão de salão de beleza?

O software de gestão de salão de beleza ajuda os proprietários de salões e profissionais a administrarem melhor as operações do seu dia a dia comercial.

Este tipo de ferramenta pode ajudar a lidar com agendamentos, rotinas financeiras, campanhas de marketing e outras atividades de praxe deste tipo de estabelecimento, contribuindo para maximizar a eficiência e a lucratividade de seus negócios.

Com isso, entre outras coisas, o software de gestão de salão de beleza pode automatizar:

  • Marcação e agendamento de atendimentos;
  • Interações com o cliente atual e em prospecção;
  • Armazenamento seguro e centralizado de dados do cliente;
  • Notificações de lembretes de atendimento ao cliente;
  • Gerenciamento de horários da equipe do salão de beleza;
  • A criação e entrega de campanhas de marketing segmentadas e eficazes.

Dessa maneira, é comum que as soluções de software de gestão de salão de beleza venham com alguns ou todos os seguintes recursos:

Gestão de agenda

Permite aos usuários reservar, reagendar ou acompanhar compromissos em tempo real, usando uma interface intuitiva. Certas soluções permitem que os usuários confirmem compromissos por meio de mensagens de texto SMS e recebam notificações com antecedência para lembrar sobre as datas dos procedimentos agendados.

Campanhas de marketing

Permite que o salão de beleza execute campanhas de marketing por canais como SMS ou e-mail para ajudar a manter fidelizada sua base atual e trazer clientes há mais tempo inativos de volta para o salão.

Essas campanhas podem incluir pacotes promocionais, descontos, cupons de presente, entre diversas outras.

Financeiro

Permite que o salão de beleza administre rotinas de contas a pagar e receber, fluxo de caixa e outras de forma prática e ágil. 

Gestão de clientes

Permite que o salão registre e analise informações úteis sobre clientes que ajudem no suporte a campanhas de marketing. Isso pode incluir recursos como registro de feedback e análises dos clientes atendidos, segmentação e categorização de clientes e rastreamento de histórico de cada cliente, entre outros. 

Gerenciamento de equipe

Permite que os proprietários e gestores de salões de beleza acompanhem a agenda da equipe, seus horários, agendados e atendimentos, possibilitando análise de sua produtividade e contribuição para a geração de resultados. 

9 motivos para começar hoje mesmo a usar um software de gestão de salão de beleza

Os proprietários e administradores de salões podem obter vários benefícios como resultado da adoção de um software de gestão de salão de beleza, incluindo:

1 – Realiza a centralização das informações do cliente

Manter o controle das informações do cliente é vital para proprietários de salões, pois esses dados podem ser usados para gerar campanhas de marketing direcionadas para aumentar a fidelidade da sua base de clientes e elevar sua frequência de atendimentos.

É por isso que os sistemas de gerenciamento do salão de beleza geralmente oferecem armazenamento centralizado de dados do cliente, incluindo detalhes de contato do cliente, datas importantes, histórico de serviços, pontos de fidelidade e detalhes de uso de vale-presente, por exemplo. 

2 – Proporciona agendamento mais moderno, prático e fácil

A rotina normal de um salão de beleza tende a ser muito ágil e dinâmica. E isso pode dificultar a administração e a realização dos agendados de modo manual.

Além disso, sem o uso de um bom software de gestão de salão de beleza, corre-se o risco de fazer agendamentos duplos, o que pode levar à perda de clientes.

O software de gestão de salão de beleza permite fácil agendamento de atendimentos, reprogramação com um único toque e a capacidade de confirmar compromissos com os clientes para que o tempo não seja perdido.

E como tudo isso ocorre digitalmente nas plataformas mais modernas, o cliente pode fazer o agendamento a distância, quando e onde lhe for mais conveniente, o que se torna um diferencial poderoso para o seu salão de beleza se destacar entre os concorrentes.

3 – Possibilita a criação de campanhas de marketing mais direcionadas e fáceis de configurar

A maioria dos salões de beleza provavelmente não tem tempo para coletar informações dos clientes e, no mundo digital, boa parte dos negócios de sucesso depende da coleta de dados dos clientes para realizar ações mais acessíveis, assertivas e eficazes.

Fazer isso com um software de gestão de salão de beleza fica muito mais fácil, já que, ao armazenar de modo centralizado as informações do cliente – como e-mail, endereço, histórico de serviços, data de aniversário e outras – ele torna possível que tais dados sejam acessados mais facilmente, cruzados e analisados de maneira mais prática e segura para a criação de ações de marketing e de relacionamento com a base de clientes.

4 – Ajuda a melhorar a experiência geral do cliente e a receita do negócio

Hoje, passamos boa parte do nosso tempo online. Utilizamos aplicativos para resolver e facilitar diversas atividades comuns de nossa rotina, para nos divertir, estudar, fazer compras, trabalhar. 

Então, quando um salão tem um agendamento e atendimento totalmente analógico, dá para imaginar como isso impacta negativamente na percepção e na experiência do cliente – não é mesmo?

Por isso, um dos principais motivos para utilizar um software de gestão de salão de beleza é modernizar e digitalizar o seu sistema de agendamentos, aprimorando a experiência de seu cliente e, com isso, gerando ganhos também em termos de receita pela captação e retenção de clientes com este tipo de facilidade.

5 – Facilita o aumento da sua base de clientes

Você pode rastrear facilmente a sua base de clientes semanal ou mensalmente para ver o quanto ela está aumentando ou diminuindo.

Toda empresa quer progredir, e isso ficará evidente com a utilização de um software de gestão de salão de beleza, que não só ajudará você a conquistar novos clientes, como também a configurar links de referência que podem ser enviados, mensagens de marketing e outras que irão potencializar os seus resultados e gerar incrementos importantes para a carteira de clientes de seu estabelecimento. 

6 – Ajuda a monitorar os atendimentos e ações comerciais mais facilmente

Você pode facilmente gerar relatórios e análises dos atendimentos em um sistema de gestão de salão de beleza. Essa é uma ótima maneira de rastrear e monitorar todas as suas vendas no sistema. Se você também criou uma campanha de marketing para que os seus clientes possam ganhar descontos, a plataforma permitirá um gerenciamento mais fácil e ágil deste tipo de ação.

7 – Torna a gestão financeira mais prática

Muitos salões ainda fazem a gestão financeira mais rotineira em bloquinhos e agendas ou em planilhas descentralizadas. Isso abre margem para erros, esquecimentos e inconsistências diversas.

Um software de gestão de salão de beleza completo oferece também um módulo para facilitar a gestão das finanças do estabelecimento, tornando mais fácil acompanhar as entradas e saídas de dinheiro, valores dos serviços, descontos concedidos, entre outras questões que ajudarão a manter o controle financeiro de seu salão de beleza sempre preciso e em dia. 

8 – Reduz as chances de não comparecimento aos agendamentos

Quando um cliente agenda um horário e esquece de comparecer, o salão perde duplamente: ele não teve a oportunidade de proporcionar uma experiência incrível para fidelizar este cliente e, ainda, manteve o profissional parado sem disponibilidade para atender outros clientes.

Por isso, este é um grave problema que precisa de alternativas para ser evitado. O software de salão de beleza conta com recursos para isso. Por exemplo, há o envio com antecedência de notificações para lembrar o cliente do serviço e horário agendados. Assim, reduz-se as chances de que ele deixe de comparecer por esquecimento. E, se for por outra razão, o motiva a reagendar ou mesmo cancelar seu horário.

9 – Faz com que o seu salão de beleza crie uma imagem ainda mais profissional

Profissionalismo é uma das chaves para fazer o seu negócio se destacar de outros neste ramo marcado pela alta competitividade. E um software de gestão de salão de beleza ajudará a criar e a elevar a percepção de qualidade e profissionalismo de seu estabelecimento diante de sua base atual e clientes em prospecção.

Pense em todas as atividades que vimos aqui que você é capaz de fazer neste tipo de sistema e como ele permite que você administre os seus negócios com facilidade. Do lado dos clientes, o que eles veem é um negócio muito profissional, moderno e que se preocupa com a sua comodidade, e isso refletirá em sua imagem no mercado e na vinculação a uma imagem de negócio caracterizado por alto profissionalismo.

E então, viu só como há motivos para começar já a usar um bom software de gestão de salão de beleza? O Ajatus é uma solução especializada neste mercado e está aqui para ajudar o seu negócio! Acesse nossa plataforma e comece já a contar com todos esses e outros benefícios em seu salão de beleza!