sistema-de-gestão-para-loja-de-roupas

Independente da escala de seu negócio no comércio de vestuário, certamente você já se deparou (ou se depara) com alguma limitação em sua operação, não é mesmo? Isso é comum em qualquer negócio. No entanto, um sistema de gestão para loja de roupas, se bem implementado, pode ser o primeiro passo para alavancar os seus resultados.

Naturalmente, não é qualquer sistema que irá oferecer os melhores ganhos potenciais. É preciso identificar aquele que oferece os recursos e funcionalidades ideais para o seu negócio. 

Existem fatores na gestão de sua loja que não estão em harmonia? Há muitos processos manuais e descentralizados? É preciso ter mais vendas e fidelizar clientes, mas você não sabe como fazer isso?

Um sistema de gestão para loja de roupas é a solução ideal não somente para organizar os seus processos, como também para ajudar a resolver problemas e revolucionar a sua forma de gerenciar!

Pensando nisso, no artigo de hoje, falaremos um pouco mais sobre o que esperar de um sistema especializado em gestão para loja de roupas. Quais são as funcionalidades que seu varejo de roupas pode aproveitar e quais recursos são prioritários na hora de tomar a sua decisão e escolher um sistema? Para tirar essas e outras dúvidas, continue a leitura e confira as dicas a seguir.

Por que utilizar um sistema de gestão para loja de roupas?

As operações de varejo, como lojas de roupas, utilizam a tecnologia para ajudar a reduzir custos operacionais, aumentar a segurança da loja, ter mais produtividade e eficiência operacional e facilitar uma experiência de compra agradável para os clientes.

Um bom sistema de gestão para lojas de roupas pode contribuir com todos esses desafios, abrangendo desde questões relacionadas à rotina e agenda de trabalho dos funcionários até a administração de estoque.

Assim, entre os benefícios potenciais de adotar este tipo de ferramenta, podemos destacar:

  • Melhor organização e monitoramento dos processos da loja;
  • Padronização na execução de tarefas;
  • Redução nos erros e retrabalhos gerados por tarefas e processos preponderantemente manuais;
  • Elevação da eficiência da loja de roupas;
  • Melhor atendimento e satisfação de seus clientes;
  • Monitoramento mais confiável e preciso do estoque do seu estabelecimento;
  • Automatização de tarefas mais burocráticas, repetitivas e de menor valor agregado;
  • Profissionalização da gestão da loja de roupas;
  • Incremento na produtividade e no nível de competitividade do negócio;
  • Obtenção de um controle abrangente e completo da sua loja de roupas.

Há outros ganhos mais específicos que poderão ser percebidos a partir da realidade de seu estabelecimento. A verdade é que soluções como o sistema para gestão de loja de roupas se tornarão cada vez mais necessárias para melhorar resultados gerais e controlar custos e desperdícios no dia a dia da operação do negócio.

Sistema especializado ou genérico: qual escolher?

Agora que você já sabe mais a respeito dos benefícios potenciais oferecidos por um bom sistema de gestão para loja de roupas, é importante também priorizar em sua escolha uma tecnologia desenvolvida e comercializada por empresa com experiência e cases de sucesso em seu setor de atuação.

Isso porque trabalhar com ferramentas mais generalistas irá ajudar a organizar as rotinas de seu negócio. No entanto, essa contribuição será limitada. Diferentemente disso ocorre quando se trabalha com a solução de uma empresa que conhece bem esse setor e que já fornece seu sistema para empresas do ramo de moda e vestuário.

A partir dessa expertise, sua empresa passará a contar com um sistema mais focado em suas reais necessidades, problemas e dores, o que irá acelerar e qualificar os resultados potenciais a serem obtidos a partir de sua adoção.

As soluções da GDOOR, por exemplo, são desenvolvidas e aprimoradas para atender às demandas de lojas de roupas. Suas funcionalidades são feitas sob medida para este tipo de comércio, ajudando a automatizar e otimizar diversas tarefas rotineiras presentes nos estabelecimentos que vendem peças de vestuário.

6 pontos para ficar de olho na escolha de um sistema de gestão para lojas de roupas

Como vimos, utilizar um sistema de gestão para lojas de roupas pode ajudar o seu negócio a crescer e atingir novos patamares de excelência e alcance de suas metas. No entanto, para isso, é importante optar pela ferramenta mais benéfica para o seu negócio.

Por esse motivo, é importante não agir por impulso nem baseando-se apenas na proposta de custo mais baixa. É fundamental fazer uma avaliação criteriosa de propostas e diferenciais de cada sistema apresentando, de modo a identificar aquela com melhor relação entre custo e benefício.

Dessa maneira, na hora de avaliar as diferentes soluções oferecidas no mercado, considere especialmente os seguintes pontos antes de tomar a sua decisão:

1 – Recursos e funcionalidades pensados em suas necessidades

Pode até parecer óbvio que um sistema de gestão para loja de roupas precise ajudar a resolver os seus problemas, não é mesmo? No entanto, você se surpreenderia com quantas opções no mercado pecam por serem genéricas demais e não contarem com funções próprias e focadas nas dores e necessidades deste tipo de negócio.

Por esse motivo, antes mesmo de implementar um sistema de gestão para a sua loja de roupas, é importante realizar um planejamento para identificar os principais problemas da sua empresa que você deseja solucionar com o suporte desta ferramenta.

É importante saber o que priorizar e quais funções você pode abrir mão em um sistema de gestão para loja. Um software acessível e que ao mesmo tempo conte com uma suíte de ferramentas robusta exige um equilíbrio delicado.

Por isso, é preciso que o serviço contratado entenda as prioridades de sua loja de roupas e, por consequência, quais as ferramentas que podem otimizar os seus processos e impulsionar os melhores resultados em sua gestão e operação.

2 – Acesso remoto e tecnologia em nuvem

Uma avaliação relevante a ser feita na hora de avaliar as opções de sistema de gestão para loja de roupas diz respeito à sua estrutura. Uma solução ideal para a sua loja de vestuário e moda deve estar adaptada ao equipamento utilizado no estabelecimento e, inclusive, oferecer opções acessíveis de integração com outros softwares.

A tecnologia em nuvem – conhecida também como Cloud Computing -, por exemplo, é amplamente vantajosa para a gestão de sua loja de roupas. Ter o acesso remoto ao sistema para realizar conferências e alterações de estoque, por exemplo, possibilita maior economia de tempo e agilidade em seus processos.

3 – Segurança e integridade de dados

Outra vantagem a ser buscada na escolha do sistema de gestão para loja de roupas está em sua segurança. Um sistema descentralizado permite que os dados sejam alocados e criptografados sem que seja necessário investir em servidores ou hospedagem, por exemplo. 

Dessa forma, a sua loja mantém uma operação ágil e pode minimizar a ocorrência de erros humanos ou o risco de perda de integridade de suas informações armazenadas.

Da mesma maneira, vale a pena buscar os diferenciais que a empresa responsável pela solução de gestão oferece nesse aspecto. Funções como rotinas frequentes de backup e controle de seus produtos em estoque são vitais, e saber como a segurança do sistema administra essas questões é de grande importância na avaliação para encontrar a melhor tecnologia para seu estabelecimento.

4 – Serviços em conformidade com as exigências legais

Sabemos que, como comerciante, há uma complexa legislação a ser cumprida para que os processos de seu negócio se mantenham em regularidade. Cargas tributárias específicas que podem variar de estado para estado, prazos a serem cumpridos para emissão de documentos – são muitas as questões que o sistema de gestão para loja de roupas precisa abarcar e facilitar.

Com isso, um sistema de gestão para loja deve oferecer ferramentas e funcionalidades que ajudem a atender às necessidades fiscais de uma loja no varejo ou atacado.

Da mesma forma, isso deve estar integrado às demais ferramentas e permitir uma solução confiável e automatizada. No cadastro de produtos de vestuário, por exemplo, é importante que se tenha as especificações tributárias neste sistema. Isso garante maior agilidade de seu financeiro e evita retrabalhos e atrasos por conta de erros operacionais.

5 – Organização de sua cadeia de suprimentos

Para que seja possível implementar as melhores estratégias e ações de conversão e nutrição de seu público de interesse, é importante que o sistema de gestão para lojas de roupas ofereça uma visão clara de tudo. É por isso que é crucial que clientes, vendedores e fornecedores tenham um cadastro e possam ser monitorados e gerenciados de maneira rápida com o auxílio deste tipo de sistema.

A sua loja de roupas, independentemente do escopo de suas operações, atua em uma cadeia de suprimentos complexa, que necessita ser organizada. A partir dessa organização, é possível identificar gargalos em seus processos e operações, o que fornece a oportunidade de sua empresa tomar ações visando a otimização dessa cadeia e, por consequência, de seus resultados.

Acompanhar desde seus parceiros da ponta até os clientes que lidam com sua linha de frente é um grande fator transformador para o sucesso da gestão de seu negócio em um mercado tão dinâmico e competitivo.

6 – Automatização de tarefas

Um bom sistema de gestão para loja de roupas precisa oferecer uma prática e eficiente automatização de tarefas rotineiras de seu negócio. Lidar com atividades repetitivas, realizadas manualmente, pode estar impedindo sua empresa de dar mais atenção de forma mais direta ao atendimento ao cliente. E isso, naturalmente, impacta em suas vendas, captação e fidelização de clientes.

Para evitar este tipo de problema, é fundamental buscar soluções que automatizam esse tipo de processo e essas tarefas. Preencher notas manualmente, por exemplo, é algo bastante suscetível a erros humanos e perda de foco nas vendas. O sistema de gestão para loja de roupas ideal irá automatizar essa e outras rotinas comuns de seu negócio e, com isso, ajudar a melhorar seus resultados e a performance de sua equipe em suas metas comerciais.

Quer conhecer, na prática, o que um sistema de gestão para loja de roupas pode lhe oferecer? A GDOOR, com mais de 13 anos de atividade, é especializada em soluções em diversos setores do comércio, atacado e varejo. A sua loja de roupas precisa de um melhor controle de estoque e emissão de documentos fiscais?

Então, entre em contato com um especialista da nossa equipe e conheça as soluções da GDOOR voltadas a negócios do setor de vestuário e moda!