O que é um Sistema de Gestão e como aplicá-lo na sua empresa

A sua empresa não possui um sistema de gestão integrada? Veja porque você deveria tê-lo e como aplicar.

Um sistema de gestão integrada tem a finalidade de melhorar o gerenciamento interno das atividades da empresa, e por consequência, aprimorar os processos e a redução de riscos e falhas, por exemplo.

Como tem sido uma ferramenta decisiva nas tomadas de decisões, o sistema de gestão integrada está cada vez mais presente nas empresas. É um elemento que você não deveria se dar ao luxo de abrir mão.

Descubra agora como ter uma gestão integrada, assim, na prática aí na sua empresa. Continue lendo!

O que é gestão integrada?

A gestão integrada é a gestão de todos os departamentos de uma organização, como a sua empresa. Pode ser feita principalmente com o auxílio de um software, que deve ter capacidade para integrar os dados e processos de toda a empresa em um único ambiente.

Um sistema de gestão integrada é um agente facilitador da comunicação organizacional, automatização dos processos e disponibilização de dados e definição de estratégias.

Para que serve o sistema de gestão integrada?

Unificar os dados e processos de todos os setores da sua empresa em um ambiente seguro, onde os gestores tenham acesso ao que mais interessa em tempo real. Esse é um dos propósitos da gestão integrada, que vai centralizar as informações e facilitar a tomada de decisões organizacionais.

A partir de um único modelo de gestão, a sua empresa pode estabelecer a própria política de gestão e definir os processos operacionais. Por outro lado, não ter um sistema acaba dificultando a administração da empresa, principalmente porque há o uso de muitas planilhas, que contam com informações de todos os setores e ocupam um tempo enorme.

Com um sistema de gestão integrada, é possível obter redução de custos e aumentar a produtividade de todos.

Quer saber mais vantagens de se ter um sistema de gestão integrada?

Além de alguns pontos que você já conheceu anteriormente, existem outras vantagens. Confira:

  • Redução de custos e tempo em função da automação dos processos;
  • Transparência em todos os processos internos;
  • Redução da burocracia;
  • Padronização dos processos;
  • Melhoria de relacionamento com funcionários, clientes, fornecedores, acionistas etc;
  • Controle mais eficiente das obrigações fiscais e tributárias;
  • Aumento da produtividade e competitividade;
  • Controle preciso do estoque;
  • Tomadas de decisão com base em dados concretos.

As vantagens não param por aí: com ele, você vai gerar relatórios que permitem o monitoramento de todos os resultados da empresa no momento que você quiser.

Do mesmo modo, o desempenho das vendas e dos funcionários pode ser medido fielmente. Assim, você identifica onde está acertando e o que precisa melhorar.

Como ter um sistema de gestão integrada?

Aposto que você reconheceu ao menos algum problema que a falta de um sistema de gestão integrada está causando na sua empresa, certo? Para resolver o (os) problema (s), você pode contar com a ajuda de um software de gestão que esteja de acordo com as suas necessidades.

Antes de adotar o sistema, você precisa fazer o levantamento das necessidades de controle interno da sua empresa. Em seguida, é hora de analisar sua disponibilidade de recursos e pesquisar sobre os produtos disponíveis no mercado.

Agora que você sabe o que é um sistema de gestão integrada e que ele traz inúmeros benefícios, pode considerá-lo aí na sua empresa. A partir de agora, melhore seus processos internos, diminua os riscos de falhas humanas e facilite a sua gestão interna e a tomada de decisões.

Últimas do blog

Saiba tudo o que estamos fazendo aqui na Gdoor para aproximar e fazer parceiros
Converse no WhatsApp
Fale com nosso time comercial
Olá, tudo bem com você?

Por aqui eu consigo te ajudar em dúvidas comerciais!

Se você precisar de ajuda sobre suporte técnico entre em contato pelo WhatsApp (49) 99929.0693 ou fone (49) 3441.3120.

Ah, se for sobre outro assunto, veja os outros contatos na área restrita.