Checklist: como a queda dos lucros pode impactar no seu negócio

Elaboramos um checklist de como a queda dos lucros pode impactar no seu negócio, principalmente se a sua empresa for do ramo de informática ou automação.

Queda dos lucros: é hora de ligar o alerta no seu negócio! Os problemas gerados pelo lucro mais baixo no final do mês, sugerem uma série de preocupações. Você já passou por isso? Está passando neste momento? É bom ficar atento e ler o conteúdo que preparamos especialmente para os casos em que há queda de lucros.

Analise se a realidade da sua empresa no ramo de informática ou automação comercial se encaixa em alguns dos itens listados abaixo (checklist). Esperamos que não seja o caso, mas se for, é hora de buscar soluções.

Dificuldades para fazer novos investimentos

Investir em novidades é uma obrigação, certo? Se você trabalha no ramo de informática ou automação comercial, não tem como discordar. Essa é uma das consequências de quem sofre com a queda dos lucros e, naturalmente, tem dificuldades para fazer investimentos.

Empresas com este problema passam a ter menor capacidade de investimento em produtos e serviços oferecidos ao consumidor. Boa parte do dinheiro que seria destinado para este fim, acaba indo, muitas vezes, para cobrir outras despesas.

Baixo investimento em mídia

Com a queda dos lucros, muitas empresas acabam cortando verba de mídia. A medida reflete nos resultados da empresa, que passa a aparecer menos do que os concorrentes. Sem poder mostrar todo o potencial do seu produto, as chances da mensagem chegar até o consumidor são reduzidas drasticamente.

É claro que atualmente existem diversas maneiras de se investir em mídia. No entanto, é necessário planejamento e estratégia para definir onde investir. Quando não há verba o suficiente, o plano de mídia acaba prejudicado.

Problemas de programação para médio e longo prazo

Se a grana tá curta, como fazer uma programação a médio e longo prazo? Com a queda dos lucros, o planejamento de qualquer empresa acaba sofrendo alterações antes do previsto. Não é uma questão de escolha estratégica e mudança de rumo que o mercado exigiu, mas a falta de verba que “decidiu”.

Quando uma empresa tem os lucros afetados de maneira forte,  você praticamente não consegue fazer programação alguma, desde investimentos a contratações. Em um espaço curto de tempo, os gestores precisam tomar decisões muito importantes.

Frustração com o seu negócio

A queda dos lucros afeta diretamente o proprietário da empresa. Ele se vê desmotivado, afinal, não consegue melhorar a empresa e nem a sua vida pessoal. Os investimentos e tempo dedicado ao trabalho parecem não ser o suficiente para que o negócio volte (ou comece) a aumentar os lucros.

Muitas vezes, é necessário que esse empresário dê um passo para trás e olhe a situação como um todo. Identificar os principais motivos da queda dos lucros e procurar e buscar uma solução.

Menos produtos e serviços

Outra consequência da queda dos lucros é a retirada de alguns produtos e serviços. Sem conseguir ter determinados produtos em estoque, o proprietário de uma loja de informática, por exemplo, acaba eliminando opções de sua linha de produtos. Um grande problema, já que o cliente que costumava comprar ali, vai ter que procurar um concorrente.

Em relação aos serviços de assistência técnica, daqueles em que o profissional vai até uma empresa ou residência, os problemas também podem aparecer. Para chegar até um local, gasta-se com combustível, manutenção de veículos e o deslocamento do funcionário. Pode ser que aconteça um corte nesses atendimentos, infelizmente!

Checklist: queda dos lucros

Então, fez o checklist? Há itens que fazem parte da atua realidade da sua empresa? Esperamos, sinceramente, que nenhum deles! Se fizer, é hora de repensar o seu negócio e mudar o rumo.

Aproveite para melhorar a situação da sua empresa baixando grátis o nosso e-book Passos para Aumentar a Lucratividade em Empresas de Informática e Automação Comercial!

Últimas do blog

Saiba tudo o que estamos fazendo aqui na Gdoor para aproximar e fazer parceiros
Converse no WhatsApp
Fale com nosso time comercial
Olá, tudo bem com você?

Por aqui eu consigo te ajudar em dúvidas comerciais!

Se você precisar de ajuda sobre suporte técnico entre em contato pelo WhatsApp (49) 99929.0693 ou fone (49) 3441.3120.

Ah, se for sobre outro assunto, veja os outros contatos na área restrita.