Muitos empreendedores ainda têm dúvida sobre o que é prestação de serviço, e como esse segmento atua no mercado. A prestação de serviços é a atividade principal da maioria das empresas do país.
E para saber o que é prestação de serviço, é importante compreender que este segmento possui seus próprios desafios. E com eles, surgem também as oportunidades, especialmente em um país como o Brasil, extenso e com elevado número populacional.
O que é prestação de serviço?
O Brasil é o 7º país que mais empreende no mundo, possuindo 14 milhões de empreendedores no total. O número representa quase 10% da população que compreende a faixa-etária dos 18 aos 64 anos de idade.
Para entender o que é prestação de serviço, é válido salientar os diferentes tipos de empreendimentos. Entre eles, estão:
- Indústria – setor de fabricação de produtos (fábrica de automóveis e peças para carros, empresas fabricantes de móveis e eletrodomésticos, entre outros);
- Comércio – segmento de vendas de produtos (loja de roupas, loja de materiais de construção, farmácia, padaria, entre outros);
- Serviços – ramo que atua na prestação de serviços (agências de marketing e publicidade, emissoras de rádio e televisão, escolas, bancos, salões de beleza, entre outros).
O setor de serviços diferencia-se das empresas de indústria e comércio porque não possui um item físico para entregar ao cliente. Neste sentido, cabe à empresa ou empreendimento de serviços disponibilizar soluções para os consumidores.
Então, o que é prestação de serviço? As empresas e os profissionais prestadores de serviços são aqueles que resolvem dores e problemas. Não tendo necessariamente um objeto a oferecer, eles fornecem uma atividade, ou uma tarefa.
Vale o destaque que podemos dar à própria palavra serviço, que tem origem no verbo servir. Neste sentido, compreendemos o que é prestação de serviço: satisfazer uma necessidade humana por meio de uma ou ação.
Outra definição de serviço é dizer que ele é produzido ao mesmo tempo, em que é consumido. Uma atividade econômica que atende a demandas do mercado sem envolver uma mercadoria, e sem implicar na posse de um bem pelo cliente.
Um ponto fundamental e estratégico para essas empresas é oferecer ao público soluções criativas, disruptivas e inovadoras. São experiências que resolvem problemas que o consumidor vem enfrentando.
Portanto, para conquistar e fidelizar a clientela, o atendimento e a experiência devem ser os diferenciais de quem presta serviços. E é justamente essa diferença que muda todo o cenário de gestão de um empreendimento do ramo de serviços.
A rotina das empresas prestadoras de serviços exige uma visão de negócio focada no setor. Ou seja, o olhar do prestador de serviços precisa estar sempre atento às dores do público e às demandas do mercado.
Cenário da prestação de serviço no Brasil
As empresas que prestam serviço no Brasil correspondem a 70% de todos os CNPJs abertos no país. Além disso, essas empresas representam 30% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro.
Um dos mais prejudicados no Brasil e no mundo durante a pandemia de Covid-19, o setor vem se recuperando aos poucos. Com crescimento de 10,9%, o ramo de serviços superou as importantes perdas de 2020, primeiro ano da pandemia no Brasil. Entre os segmentos que registraram maior expansão, estão:
- Transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio (15,1%);
- Informação e comunicação (9,4%);
- Serviços profissionais, administrativos e complementares (7,3%);
- Serviços prestados às famílias (18,2%);
- Outros serviços (5,0%).
Ideias de negócios lucrativos
É importante destacar que o setor de serviços compreende muitos ramos e segmentos diferentes. Atualmente, com a globalização e a digitalização de atividades, existem muitas facilidades para quem almeja atuar no setor.
Para se ter uma ideia de o que é prestação de serviços, vamos a alguns exemplos que podem ser muito lucrativos.
- Consultoria digital
- Importação de produtos
- Bolsa de valores
- Moda e vestuário
A ilustração da atividade destas empresas pode propiciar um maior entendimento sobre sua atuação na sociedade. Sendo assim, vamos trazer mais detalhes sobre elas.
Consultoria digital
O serviço de consultoria digital pode se referir aos mais variados tipos de assessorias. Marketing, contábil e investimentos são alguns dos exemplos de consultoria que podem ser feitas para empresas.
As agências ou profissionais que prestam esse tipo de serviço podem trabalhar com exclusividade para uma empresa. Entretanto, ele também pode ser um prestador de serviços que atende a mais de uma empresa do mesmo segmento ou setor.
Importação de produtos
Muitas empresas, lojas e comércios trabalham com a venda de produtos importados. Especialmente comércios de rua, incluindo nas pequenas cidades. E esses comerciantes podem, em alguns casos, encontrar dificuldade para importar os itens.
É aí que entra a atuação de uma empresa especializada em importação de produtos. Ela, em si, não vende os produtos adquiridos pelas lojas. O seu serviço está focado em facilitar a importação dos itens para os comerciantes locais.
Isso é particularmente importante porque existem regras e legislações específicas para a importação de artigos. Além disso, esses prestadores de serviços têm facilidade para reconhecer quais são os melhores e mais indicados vendedores em todo o mundo.
Bolsa de valores
Empresas ligadas à Bolsa de Valores também são exemplos do que é prestação de serviço. Muitas empresas e indivíduos podem ter o desejo de realizar investimentos na Bolsa de Valores. Contudo, este ainda é um universo desconhecido da maior parte das pessoas.
Assim sendo, atualmente existem muitos profissionais e diversas empresas especialistas em investimentos. Eles não somente encaminham o indivíduo a fazer os investimentos, bem como orientam acerca das melhores opções do mercado.
Moda e vestuário
Este é outro setor que vem se destacando nos últimos tempos, especialmente com o crescimento do conceito de marketing pessoal. Moda e vestuário têm papel fundamental na rotina de inúmeros profissionais, incluindo gestores e diretores de empresas.
Além deles, outras pessoas que lidam diretamente com o público também necessitam de consultoria e assessoria no assunto. Influenciadores digitais, jornalistas, apresentadores de programas de televisão e políticos são alguns deles.
Agora que você já sabe o que é prestação de serviço, tenha mais informações sobre os diferentes segmentos do mercado. Nas nossas redes sociais você encontra muito mais dicas sobre o que é prestação de serviço e outras informações.