Se você tem um negócio e ele não está inserido no mundo online, pode apostar que está perdendo clientes e, consequentemente, dinheiro. Por isso, investir em marketing digital para salão de beleza se tornou algo tão importante.
Cada vez mais as pessoas buscam por referências e indicações na internet. Uma pesquisa realizada pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) para investigar o perfil e os hábitos de compra de consumidores digitais demonstrou que 97% dos participantes buscam informações na internet antes de adquirir um produto ou contratar um serviço em estabelecimentos físicos.
Ainda tem dúvidas se marketing digital para salão de beleza funciona? Quer saber mais sobre como montar a estratégia de marketing digital de seu negócio? Então, continue a leitura do artigo de hoje e confira nossas dicas a seguir.
Afinal, marketing digital para salão de beleza funciona?
Quando falamos de marketing digital, do que realmente estamos falando? Por definição, marketing simplesmente se refere a todas as etapas que levam à promoção de seus serviços ou produtos. Assim, o marketing digital é fazer essas ações no ambiente digital.
Para salões de beleza, marketing digital significa conectar sua empresa com clientes potenciais e existentes. Os principais resultados em que os salões de beleza geralmente se concentram com marketing digital são:
- Aumentar sua base de clientes;
- Fidelizar seus clientes atuais;
- Criar um nicho de cliente com base no trabalho que você deseja promover para se diferenciar;
- Desenvolver relacionamentos mais sólidos com os clientes;
- Ser encontrado na internet por clientes em potencial;
- Reduzir custos de aquisição de clientes com o uso de canais de captação digital;
- Aumentar a frequência de atendimentos realizados por seus clientes;
- Vender mais produtos no salão como renda complementar;
- Tornar a marca do salão mais conhecida;
- Melhorar seus lucros;
Assim, quer você esteja apenas começando ou já esteja neste ramo há anos, o marketing digital hoje é a chave para o crescimento de negócios e para garantir que seus clientes não sejam tentados a testar os serviços de outros salões de beleza.
Além disso, com o grande número de salões na região para o cliente escolher, é mais importante do que nunca que sua empresa se destaque da concorrência e o marketing digital contribui para isso.
Por tudo isso, saiba que, quando bem feito, o marketing digital para salão de beleza funciona e é indispensável nos dias de hoje para manter um fluxo de clientes e de receita saudável para o negócio.
Como começar a estratégia de marketing digital para salão de beleza
Você acredita que poderia estar ganhando mais? Quer ver um aumento nos seus agendamentos? Se você está pronto para agir e maximizar sua receita, precisa de um plano de marketing digital.
Para dar os primeiros passos ou para evoluir em sua estratégia com marketing digital para salão de beleza, veja, a seguir, algumas dicas fundamentais.
1 – Estude o seu público-alvo
Antes de pensar em qualquer inovação para o seu negócio, é necessário refletir sobre o seu público-alvo. Pense nas pessoas que você conhece, nos clientes do seu salão e nos possíveis clientes que você deseja atingir.
Então, defina questões como idade média, região, serviços que eles se interessam e chegue no seu público-alvo – chamado no marketing digital de persona.
Tudo o que você fizer em marketing digital, deverá ser pensado para atingir e atender às expectativas do seu público – este é o marketing digital que funciona para salão de beleza!
2 – Defina suas metas de negócios e associe-as aos objetivos de marketing
Quais são seus objetivos para o próximo ano? Talvez eles envolvem aumentar sua base de clientes em 20% ou talvez você queira aumentar as vendas de produtos de cuidados capilares em 50%.
Esclarecer seus objetivos é uma etapa crucial para sua estratégia de marketing digital. Assim, ao saber exatamente que tipo de resultado seu salão busca, você poderá compor um mix de estratégias de marketing digital para atingir tais resultados.
3 – Considere ter um site
Aquela história de que “quem não é visto, não é lembrado”, faz muito sentido neste caso. Levando em consideração que as pessoas buscam referências na internet antes de adquirir um serviço, é muito importante que elas consigam encontrar o seu salão quando procurarem o nome dele nos buscadores.
Por isso, avalie criar um site personalizado para o seu negócio, incluindo conteúdos como: serviços prestados, história/apresentação do negócio, contatos, endereço e outras informações pertinentes.
Isso irá transmitir ainda mais credibilidade e profissionalismo para o seu salão de beleza, o que pode fazer com que ele se torne referência.
Você pode começar construindo um site em plataformas gratuitas ou contratando alguém especializado para desenvolvê-lo. De qualquer modo, lembre-se de torná-lo responsivo, sendo otimizado para acesso via dispositivos móveis – afinal, esta é a forma de acesso à internet mais utilizada atualmente pelos brasileiros, não faz sentido, então, não criar uma ótima experiência para quem acessa seu site por meio de um smartphone, não é mesmo?
4 – Faça um registro no Google Meu Negócio
Uma das iniciativas primordiais do marketing digital hoje em dia é estar cadastrado no Google Meu Negócio. Trata-se de um recurso para que as pessoas encontrem seu salão de beleza no Google Maps. No caso do salão de beleza isso é fundamental, já que o cliente precisa ir até o local para realizar os serviços.
Outras informações como número de telefone e contato também podem ser inseridas para facilitar a busca do cliente.
5 – Crie perfis em redes sociais
Hoje em dia, a maior parte dos usuários da internet também está nas redes sociais. E a regra, neste caso, é estar onde o seu público está – não é mesmo?
Para iniciar, considere criar uma conta profissional e peça para os clientes atuais seguirem a página. Utilize os mais variados recursos como stories, Reels, IGTV, anúncios patrocinados, etc.
Entre os conteúdos postados, mostre os trabalhos realizados no salão, resultados, depoimentos de clientes, dicas de beleza, etc. Busque criar conteúdos informativos e relevantes, que demonstrem que seu salão é realmente uma referência em expertise e profissionalismo.
Algumas ideias de conteúdos para você se inspirar:
- Antes e depois de imagens de clientes (com autorização do cliente);
- Fotos do interior do seu salão de beleza;
- Fotos de seus stylists, atendentes, esteticistas, etc. (você pode apresentar um novo funcionário a cada semana), para humanizar sua marca e aproximá-la de seu público, gerando empatia;
- Produtos ou serviços novos ou em promoção;
- Vídeos de tutoriais rápidos (como enrolar o cabelo usando uma chapinha, etc.).
Além disso, faça uso de hashtags, especialmente como recurso para que seu salão seja encontrado em buscas feitas por clientes em potencial nas redes sociais. Adicionar uma hashtag do tipo “#salaoemsp” pode fazer com que seu salão seja encontrado por clientes em busca de um salão nesta localização.
6 – Avalie terceirizar alguns serviços
Dar conta de cuidar do seu espaço físico e ainda desenvolver estratégias de marketing digital para salão de beleza não é uma tarefa fácil. Por isso, vale considerar contar com parceiros capazes de automatizar alguns processos para que, além de ajudar você a otimizar o tempo, ainda se encarregue de criar ações e estratégias profissionais mais assertivas.
7 – Crie um calendário de ações de marketing digital
Quando se trata de marketing digital para salão de beleza, a consistência é fundamental. Todo o seu conteúdo deve ter o mesmo tom e ser compartilhado regularmente.
Torne isso o mais fácil possível criando um calendário de marketing digital. Em sua agenda, você pode incluir lembretes para postar conteúdo como postagens no site, atualizações de redes sociais, mensagem no grupo de WhatsApp, etc.
8 – Incentive comentários de seus clientes
Seus clientes em potencial desejam ouvir e ver como seus clientes atuais estão se sentindo a respeito de suas experiências e satisfação com seu salão de beleza.
A sua reputação online é extremamente importante e pode ser um fator determinante para os clientes que procuram um novo salão de beleza. Encontrar um novo hair stylist ou talento pode ser difícil neste mercado concorrido, mas o feedback positivo pode ser o fator decisivo também para atrair esses profissionais para diferenciar e qualificar ainda mais seu salão de beleza.
Por isso, em sua estratégia de marketing digital, incentive sempre seus clientes a compartilharem e comentários sobre seu salão de beleza, os serviços prestados, sua experiência de atendimento, etc.
Uma ideia para ter sempre novos depoimentos é incluir em seu programa de relacionamento com os clientes esta ação, gerando algum tipo de contrapartida ou benefício para quem fizer comentários públicos sobre seu salão de beleza nas redes sociais ou em seu site.
9 – Mensure o impacto de suas ações e ajuste-as conforme o necessário
Quando você está fazendo marketing digital, é importante controlar, medir e analisar os resultados de seus esforços. Veja que tipo de conteúdo, rede social ou ação trouxe mais resultados, lucro ou clientes para seu salão de beleza.
Ferramentas como o Google Analytics são úteis para saber tudo sobre os acessos e as interações dos visitantes com seu site ou blog, por exemplo. Ao utilizar perfil empresarial nas redes sociais, você também terá disponíveis diversos tipos de relatórios e métricas. Avalie frequentemente esses dados para ajudar sua estratégia e torná-la ainda mais eficiente para o atingimento de suas metas.
10 – Utilize uma plataforma para ajudar em sua estratégia
Um dos segredos do marketing digital para salão de beleza que funciona é o uso de tecnologias especializadas para facilitar e automatizar funções.
O Ajatus, por exemplo, é uma solução completa para a gestão de seu salão de beleza e que conta com recursos voltados ao marketing digital. Com este app, você pode enviar para seus clientes mensagens promocionais e de relacionamento de forma muito rápida, fácil e segmentada, potencializando seus resultados.
Como vimos, o marketing digital para salão de beleza funciona e existem muito mais dicas e boas práticas para ajudar na criação da sua estratégia de marketing digital para salões de beleza e, assim, conquistar clientes. Então, teste, experimente, avalie e aperfeiçoe suas ações no ambiente digital para obter resultados cada vez melhores.
E para construir uma estratégia vencedora, conte com as soluções do Ajatus. Entre em contato com um especialista e saiba como esta plataforma pode alavancar os resultados das estratégias de marketing digital para salão de beleza.